sexta-feira, 11 de junho de 2010

NOOGÊNESE E NOOSFERA

A Noosfera não data da Terra Juvenil onde os primeiros animais viviam com as plantas, árvores e os oceanos, anteriores em Idade, sendo o primeiro berço da Vida, o primeiro ambiente no qual as criaturas do mar começaram a viver. Somente depois do aparecimento do Homem sobre a Terra, a Noogênese começou a existir. O termo Noogênese vem da palavra grega noos=mente e Teilhard empregou esse termo para descrever o nascimento da mente humana. Quando o Homem deu o Passo da Reflexão e tornou-se consciente de si mesmo, começou a pensar de um modo reflexivo.
 
 O Meio Divino do Exílio: na América. (Foto tirada na África do Sul, durante uma missão para a Fundação Wenner-Gren de Nova York.) "Há momentos em que tenho a impressão de ser um desses passarinhos que se vê turbilhonar com um vento forte. As forças espirituais são de um poder e de um mistério ainda maiores do que as forças da Matéria." (Carta a um amigo)
 
Então, a Noosfera começou a existir, como um resultado do pensamento humano, mas era um pensamento primitivo, uma reflexão primitiva, isolada como os primeiros homens que viveram até a socialização posterior. Por essa razão, Teilhard usou a palavra Noogênese.
 
A Noosfera é o estágio de crescimento da Noogênese, a qual acompanhou o crescimento do Homem na Natureza e, quando os homens alcançaram a etapa de Socialização, ela se alimentou com o pensamento humano, sob as mesmas leis da Evolução.
 
Agora, se realmente estivermos no Meio Divino, a Noosfera deve ser formada com todo o pensamento moderno e o extraordinário progresso da tecnologia, refletindo as tendências atuais. E hoje, nós podemos pensar na Noosfera como um meio de comunicação espiritual, acima da mente e da freqüência de ondas da tecnologia avançada. Não um meio de conexão cerebral, mas muito mais do que isso, um meio de unificar a conexão espiritual entre todos os povos. 

  Fonte:
artigos de
Maria Luiza Glycerio
colaboração de Janice B. Paulsen.


Sejam felizes todos os seres. 
Vivam em paz todos os seres. 
Sejam abençoados todos os seres.

Nenhum comentário: