sexta-feira, 11 de junho de 2010

O SENTIDO DA EVOLUÇÃO

TEILHARD DE CHARDIN





Foto: (St-Andrew-on-Hudson, U.S.A., cemirio da Companhia de Jesus) O Meio Divino da Morte. "Aquele que amou apaixonadamente a Jesus escondido nas forças que fazem morrer a Terra, a Terra, desfalecendo, abraçá-lo-á maternalmente em seus braços gigantes, e, com ela, ele despertará no seio de Deus." (A Missa sobre o Mundo)





Há uma necessidade de conceber um Criador inteligente para criar seres inteligentes e não o conceito de uma seqüência espontânea de mutações aleatórias, com a sobrevivência dos mais aptos, como a visão de Darwin.

Pela aceitação de um Deus de Amor, que coroou a Evolução com a aurora do Homem, à Sua imagem e semelhança - como os cristãos acreditam -, pode-se admitir, automaticamente, um sentido para a Evolução, ainda misterioso para nós, mas o qual estaria guiando as etapas evolucionárias desde o princípio dos tempos. Podemos supôr que esse Deus tenha um propósito perfeito para o final dos tempos, se a Humanidade não destruir o planeta antes da consumação final n'Ele.



As Duas Saídas para o Mundo Terrestre




Teilhard previu duas saídas para a Terra e sua população, uma otimista e outra pessimista: o Pleroma (palavra empregada por São Paulo) do Amor de Cristo em Sua glória, ligando os dois pontos - Alfa e Omega -, ou a Entropia, o caos total, dependendo da utilização, pela Humanidade, do Meio Divino.


O Meio Divino sonhado por Teilhard de Chardin era exatamente como a Idade Moderna do século XX, com uma proliferação de Ciências e Igrejas, e um grande progresso de tecnologias, as quais servem aos homens através de meios de comunicação mais rápidos, que lhes pernitem comunicar-se entre si e unir os mais remotos povos pelas ondas da Internet. Mas parece ser nossa a tarefa de fazer bom uso dela, para preparar as futuras gerações, nascidas nas idéias materialistas de nosso século, tendo fácil acesso ao hardware material para tomar parte na Rede, para que não encarem a Internet como a verdadeira Noosfera, que está bem acima da Biosfera e da Atmosfera.






Como conclusão, creio que já estamos no Meio Divino e a Internet é um de nossos meios de comunicação, fazendo deste mundo uma aldeia global - citando a expressão de alguém, bem aplicada -, mas nosso objetivo deve ser visar um estágio ideal para nós mesmos e tentar reconduzir todos os homens a uma comunhão espiritual, em um caminho de Paz e Esperança de um futuro melhor, semeando nossa estrada como precursores para a consumação do prometido Pleroma.


Rio de Janeiro, 24 de novembro de 1997.


 

 
Sejam felizes todos os seres. 
Vivam em paz todos os seres. 
Sejam abençoados todos os seres.

Nenhum comentário: