sexta-feira, 11 de junho de 2010

NOOSFERA E NOOGÊNESE


TEILHARD DE CHARDIN


« Jesuíta e paleontologista francês (Puy-de-Dôme, 1881; New York, 1955. A obra científica de Teilhard de Chardin situa-se principalmente na Ásia : descoberta do Sinanthropo (1929), explorações na Índia, em Java, participação no Cruzeiro Amarelo (1931, etc.). Seus escritos teológicos e filosóficos, proibidos pela Igreja durante sua vida, foram divulgados depois de sua morte. Iluminados por uma visão sintética do desenrolar universal da Evolução, eles dão valor ao fenômeno de complexificação cerebral do phylum humano, que levou ao aparecimento da consciência de si mesmo ("passo" da reflexão), depois a uma rêde mundial de comunicação dos pensamentos humanos, a noosfera, no coração da qual age o "Cristo Evolutor" e é quem conduz a Humanidade, de maneira imanente e transcendente, ao mesmo tempo, para o "ponto Omega" (Reino de Deus). Ele escreveu um livro de destaque, "O Fenômeno Humano," publicado depois de sua morte. »


Le Grand Larousse Universel, Tome 14, p. 10095





Diante de tantas forças de destruição, neste fim de milênio,
a "consciência planetária" de Teilhard de Chardin continua sempre se realizando?

 Antes de tudo, é preciso esclarecer esses dois termos, que geram enormes confusões relativas à compreensão de duas realidades diferentes às quais eles se referem.

Noogênese, do grego noos = mente (alma, espírito, pensamento, consciência) e gênese = origem, (formação, criação, como "a criação do mundo"), é uma palavra que indica o ato da criação de qualquer coisa de psíquico.

Noosfera, também do grego noos = mente (alma, espírito, pensamento, consciência) e sphera (corpo limitado por uma superfície redonda), é uma palavra que representa a camada psíquica nascida da Noogênese, que cresce e envolve nosso planeta acima da Biosfera (camada formada pela multidão de seres vivos, que cobre a superfície do globo).

Quando o Homem apareceu na Natureza, "no meio dos Primatas," ele desabrochou como "a flecha da Evolução zoológica" (PM p. 181). Ele era semelhante aos outros animais, exceto pelo fato de que ele trazia consigo uma diferença toda especial : a capacidade ainda adormecida de refletir. No estágio de hominização, os primeiros hominídeos tinham, em latência, um cérebro capaz de refletir, mas um sistema nervoso ainda primitivo. O movimento dispersivo do primeiro povoamento da Terra não favorecia a comunicação por agrupamentos. Em seguida, entretanto, durante o princípio da etapa do Homo Sapiens, no alvorecer da Era Neolítica, a Humanidade começava a se reunir, formando uma linha convergente sobre a Terra ; a aglomeração tornou-se necessária. Essa condição favorável encorajou o Homem a dar o Passo da Reflexão. Então um fenômeno muito especial é produzido : o nascimento de uma nova esfera planetária, acima da Biosfera, a Noosfera. A esse processo de dar origem a uma camada planetária inteiramente nova, formada totalmente pelo conjunto do pensamento humano, deu-se o nome de Noogênese (PH p. 160-173).

A Noosfera, portanto, é o resultado da Noogênese ; uma camada mais madura, em crescimento e definitiva, feita pelo conjunto do pensamento do Homo Sapiens. Ela está aberta a todas as modificações sutís, desde o estágio primitivo até chegar a abrigar todo o conhecimento humano, todas as idéias e tecnologias cada vez mais complexas, ou seja, toda a consciência planetária.

Para que o cérebro fosse capaz dessa absorção quase que ilimitada e que o pensamento humano pudesse se desenvolver até os tempos modernos, foi preciso que o Homem sofresse algumas modificações essenciais em seu cérebro e em seu sistema nervoso. Em seu cérebro primitivo, já havia algumas estruturas prontas para se desenvolver, em um movimento semelhante àquele da Evolução, em um movimento de curvatura sobre si mesmas, caracterizado por duas formas específicas . É necessário diferenciar nessas duas formas o que chamamos de soma, que é a expressão do fenótipo geral e o phrên, evoluindo ao mesmo tempo, mas com ritmos e funções diferentes  (GZH,  p.57). De interesse particular é o phrên, palavra grega que se refere ao psiquismo, pois é o psiquismo humano que vai "alimentar" a esfera planetária especial que denominamos Noosfera.

Desde o organismo pouco complexo do peixe, ancestral do Homem no ramo dos Cordados-Vertebrados da "Árvore da Vida," pode-se distinguir "duas zonas especialmente significativas do encáfalo" (GZH p. 62) : o cerebelo, também chamado de "pequeno cérebro" e os dois hemisférios cerebrais. São as zonas que evoluiram mais do que as outras e que o Homem possui, em uma escala de complexidade bem maior, na grande linha evolutiva de curvatura sobre si mesmas (GZH pp. 60-62):

    "Pois bem, o que nos ensina (sem mesmo o recurso da Paleontologia) a Anatomia Comparada dos seres vivos, é que, de grupo em grupo, começando pelos Peixes, duas zonas especialmente significativas do encéfalo tendem a se sobressair em relação às outras, quer dizer, a concentrar sobre elas os progressos da cefalização : por um lado o cerebelo, - e de outro lado, principalmente, os hemisférios cerebrais ; estes assumindo, nos Répteis mais adiantados (Pássaros) e, muito mais ainda, nos Mamíferos (pelo menos a partir de certos estágios e seguindo certos phyla), um desenvolvimento rápido, revolucionário, envolvente : até monopolizar de certo modo a cavidade endocraniana e recobrir o cerebelo." (GZH p. 62)

Evidentemente, o cérebro do Homem já se tornou bem equipado. Entretanto, pode-se perguntar, diante de tantas forças de destruição, neste fim de milênio, se esse cérebro se tornará suficientemente complexo e suficientemente capaz de reflexão, no sentido "noosférico", para iluminar a rota para o futuro. Para que a Humanidade evite sua auto-destruição no próximo milênio ; para que a Noogênese continue a progredir no bom rumo evolutivo, teremos que esperar por uma nova complexificação ou orientação no Espírito do Homem ? "O Homem, ... eixo e flecha da Evolução" (PH p. 24), irá tornar-se mais compreensivo em relação a seu Próximo e mais aberto espiritualmente em relação à fonte de sua Criação ? Ele irá empregar todos os enormes recursos materiais e técnico-sociais do planeta, para criar maiores vínculos econômicos, sociais e espirituais, em vez de se permitir capitular diante das forças de repulsão e de desintegração ?


Os Efeitos sobre a Noosfera

Todo esse processo de retomada da Evolução não poderia se efetuar sem estar de acordo com a lei principal de Complexidade-Consciência e sem abranger, também, simultaneamente, a corpusculização planetária do Cosmos como um todo, que, seguindo a lei de Convergência,(« Tudo o que sobe, converge »), leva-nos a pensar em um Universo que se recurva ao se expandir.

É como se esse processo subjugasse nosso pequeno planeta, com suas tendências, reconhecidas pela Ciência Moderna, de entropia e de desagregação da energia. Mas não são processos, entretanto, com resultados negativos, pois a entropia, por um lado negativa enquanto que ela destrói a ordem, torna-se em seguida positiva, enquanto que ela contribui para a construção, junto com a energia salva da desagregação em marcha, de novos parâmetros de ordem, em um nível superior, baseados nas mutações originadas dos anteriores Progressos da Noogênese.

Como a Noosfera é um envelope feito pelo pensamento humano, ela evolui simultaneamente com o conjunto da evolução da consciência planetária. Mas a Humanidade, em vias de totalização pela Socialização de Compressão, mostra-se preocupada em escapar às tensões produzidas pela super-população étnica, ao Totalitarismo sempre agressivo e aos perigos constatados da Entropia e da Desagregação da Energia e aos desastres ecológicos que ameaçam a destruição de nosso planeta. Todos esses fatores parecem tornar impossível as perspectivas de uma vida digna e pacífica para o Homem em um futuro próximo.

Parece-nos que chegamos a um impasse. Seria possível que a Noosfera tenha atingido seu ponto de Saturação, onde as chances de sucesso ou de insucesso seriam, ou irreversíveis, ou indiferentes para o Homem moderno, sempre preocupado com sua sobrevivência física e com seu bem-estar material ? (GZH  pp. 160-162)

O que se poderia fazer para encorajar, para garantir que a "auto-cerebralização da Humanidade [torne-se] a expressão mais concentrada da retomada reflexiva da Evolução" (GZH  pp.148-150)  que caminha "em direção à conquista da matéria, posta a serviço do Espírito"  (A Sobrevida, PH IV. p.250 ) ?

Fragmentos:
 
Fonte
Maria Luiza Glycerio
colaboração de Janice B. Paulsen.
Sejam felizes todos os seres.
Vivam em paz todos os seres. 
Sejam abençoados todos os seres.
TEILHARD DE CHADIN

Nenhum comentário: