quinta-feira, 19 de agosto de 2010

GEORGES BRAQUE

 .

Georges Braque

getPic.title
George Braque trabalhando em seu
estúdio nos arredores de Paris, 1949 -
Fotografia de Marie Hansen.

BRAQUE

Georges Braque (1882-1963), pintor francês, seu pai negociava com a pintura e a decoração e, por sua vez, era um consagrado pintor aficionado. Georges introduziu-se na tradição familiar graças a seu próprio pai, convertendo-se, à vez, em aprendiz de decorador: tinha que imitar o mármore, a superfície da madeira e as superfícies douradas; iniciou-se também como rotulista. A aprendizagem técnica lhe fez entrar adulto na escola de Belas Artes do Havre e posteriormente no ateliê do pintor Lécin Bonnat , um bom retratista de personagens famosos. Contudo, a influência decisiva que Paris exerceu sobre ele foi através das salas do Louvre dedicadas à escultura egípcia e grega primitiva; influência à qual temos que acrescentar a de Renoir com sua Moulin da Galette, pintura que admirou e saboreou até saciar-se.

Atraído por Matisse e por seu movimento, se uniu ao Fauvismo durante dois anos (1905/7). A posterior admiração por Cézanne e o deslumbramento causado pelo autor das Les demoiselles d' Avigon, com quem tinha estabelecido uma sólida amizade, o conduzem para a experiência cubista. De 1910 a 1912, realizou as obras que hoje são conhecidas como cubismo analítico. Um exemplo desse estilo é Violino e jarro (1910). Em seguida fez experiências com colagem até 1914, quando começou a I Guerra Mundial.

A I Guerra Mundial separou a ambos artistas. Mobilizado, Braque recebeu uma séria ferida na cabeça que deixou cego, embora lentamente conseguiu recuperar a vista. Recebeu a Cruz de Guerra e da Legião de Honra. Concluído o conflito, continuou sua amizade com Picasso, mas não seu vínculo artístico. Braque seguiu o seu próprio caminho, que com o passar do tempo o levou a freqüentar Varengeville, uma localidade na Normandia francesa cuja fria luminosidade parecia adaptar-se muito bem a seu próprio temperamento. Desta forma, em suas produções posteriores aparecem paisagens e temas normandos. Morreu no dia 31 de agosto com oitenta e um anos.


Juntamente com Pablo Picasso, Braque foi o fundador do cubismo. Seus quadros, na maioria naturezas mortas e retratos femininos, abandonam a perspectiva central e mostram pessoas ou objetos simultaneamente de vários pontos de vista, reduzindo-os a formas decompostas. Em sua primeira exposição individual, em 1908, Braque apresentou essa inovadora visão da arte. Nos anos seguintes, desenvolveu o referido estilo mediante "collages" com papel, jornais e aglomerado de madeira que incorporava às suas obras. Realizou igualmente esculturas cubistas e obras de cerâmica, além de se dedicar à ilustração de livros e a trabalhos de decoração. Em 1953, o Museu do Louvre, em cujo teto Braque pintara um afresco (Sala Etrusca), expôs sua obra, sendo a primeira vez que um artista vivo expunha no museu parisiense.
G eorges Braque brahk (), b. May 13, 1882, d. 13 de maio de 1882, d. Aug. 31, 1963, in collaboration with Pablo Picasso, was the founder of cubism. 31 de agosto de 1963, em colaboração com Pablo Picasso, foi o fundador do cubismo. After receiving training at the local art school in Le Havre, Braque went to Paris in 1900. Depois de receber treinamento na escola de arte local em Le Havre, Braque foi para Paris em 1900.


 Grandemente influenciado por André Derain, Henri Matisse e Maurice de Vlaminck, Braque entrou (1906 ou 1907) o seu período fauvista, em que ele usou macia, ondulada padrões e cores brilhantes.
Ao contrário dos Fauves (ver Fauvismo), no entanto, ele mostrou interesse em solidez arquitetônica de composição e de uma forte ênfase em volumes definidos ao invés de cores e pinceladas.











Natureza morta com garrafa, frutas e Guardanapos

"Still Life with Bottle, Fruit, and Napkins" "Natureza morta com garrafa, frutas e Guardanapos"
by Georges Braque





Uma mudança fundamental na arte de Braque chegou no outono de 1907, quando ele redescobriu Paul Cezanne nas exposições memorial no Salon d'Automne e Galeria Bernheim-Jeune. Picasso. Nessa época, ele também conheceu Picasso. . Na obra de Cézanne, Braque e Picasso, ambos viram uma nova geometrização das formas e das novas relações espaciais que se tornariam a base do cubismo. Estimulada por sua estreita associação com Picasso, cujo Les Demoiselles d'Avignon (1906-1907) foi chamado de "a primeira pintura do século 20", Braque transformou radicalmente o seu estilo.


. Dentro de três anos, Picasso e Braque inventou o cubismo analítico, um método novo, completamente nonillusionistic e nonimitative de retratar o mundo visual.  


. Suas preocupações eram tão comum e sua associação tão intensa que em muitos casos, só especialistas podem distinguir pinturas de Braque 1910-1912 daquelas de Picasso.  


. Violino e Pitcher (1910, Kunstmuseum, Basiléia) é um dos melhores exemplos do cubismo analítico Braque.  
. As pinturas deste período são todos executados em verdes suaves, cinzas, ocres e marrons.  


Os objetos são fragmentadas, como se viu a partir de múltiplos pontos de vista.  
. Essa multiplicidade introduziu o elemento de tempo para a visão.  
. Esses fragmentos, ou cubos, estão organizados em uma grade, criando uma estrutura compacta pictórica.


1914. Braque trabalha do período 1917-1920 são derivados de composição do cubismo sintético, a segunda fase do cubismo, que começou há cerca de 1914. . Muito mais achatada e em cores variadas, que incluem passagens brilhantes pontilhada decorativos.
. 
Cerca de 1930-1931, Braque mudou-se para a costa da Normandia, na França. . Como resultado, ele mudou os temas de suas pinturas; banhistas, cenas de praia, e agora marinhas foram seus temas prediletos. 


Estilisticamente, tornou-se cada vez mais interessados na ornamentação e padrões superfícies.
Durante os anos 1930 e início dos anos 40, Braque foi elaborada com temas melancólicos.
Desde 1945, as aves foram um tema dominante. As. telas de Braque feitas durante a década de 1950 mostram um retorno às cores brilhantes do período de Fauve, como no teto do Louvre (1952-1953) e da decoração para a casa de campo em Saint-Paul-de-Vence (1954).
 
. Ativo até o final de sua vida, Braque produziu uma obra  que inclui escultura, gráficos, ilustrações de livros e artes decorativas.
artist_GeorgesBraque
 GeorgesBraque 1882-1963



Stanislas Fumet
Braque
Collection Des Maitres
Les Éditions Braun & Cie
R$ 10,00
Para Comprar:


 Fonte:
 http://arquipelagolivros.wordpress.com/
www.historiadaarte.com.br
 
Sejam felizes todos os seres.
Vivam em paz todos os seres.
Sejam abençoados todos os seres.

Nenhum comentário: