PARALELO ENTRE EPICURO E ZENÃO
por José Geraldo Vidigal de Carvalho
por José Geraldo Vidigal de Carvalho
EPICURISMO
·Os alunos não tiveram em Epicuro um mestre no estilo tradicional, pois: na verdade formavam um grupo de amigos que filosofam juntos.·Epicuro era uma personalidade marcante que exercia uma notável influência pessoal.
·O perfil caracterológico de Epicuro revela uma bondade irradiante, uma natureza terna e amável, o que o levava a tratar com delicadeza os escravos.
·Uma terrível doença lhe foi paralizando as forças, mas ele jamais perdeu o fair play, o auto domínio, o self control.
·É impressionante que dois séculos depois de sua morte, ocorrida em
·As tempestades e a noite a que se refere o poeta Lucrécio significam os temores e as perturbaçõess que agitam o espírito humano e que, segundo ele, Epicuro teria ensinado como vencer.
·A filosofia, para Epicuro, deveria servir ao homem como instrumento de libertação e como via de acesso à verdadeira felicidade.
·Devido aos fragrantes erros filosóficos de sua doutrina Epicuro não conseguiu levar nenhum de seus discípulos à felicidade completa.
·A teoria do conhecimento dos epicuristas é empirista, isto é, reduz toda a origem do conhecimento à experiência sensível.
·A conjugação do conhecimento sensível e do conhecimento racional levou Epicuro a aderir ao atomismo criado por Leucipo e Demócrito.
·A experiência da vontade livre seria o fato experimentado que, através do critério da não-infirmação, encontraria explicação no desvio (clinamen) que deve também ocorrer nas trajetórias atômicas.
·Com esta doutrina do desvio Epicuro tenta explicar a espontaneidade da alma, autonomia da vontade, a liberdade humana, fugindo ao fatalismo que impera no universo.
·Para Epicuro fugir da dor significa se sustentar de recordações agradáveis e de esperanças de futuros prazeres.
·O prazer para Epicuro era a ausência de perturbação e a superação da dor, mas seu hedonismo espiritualizados de base materialismo lançou seus seguidores na dissolução moral.
ESTOICISMO
·Os estóicos utilizam amplamente materiais de todas as filosofias anteriores.·Na Física se inspiram em Heráclito, combinando-o com o hilemorfismo aristotélico.
·Na Teodicéia se firmam nas provas de Platão e Aristóteles
·Na ética prolongam a atitude dos cínicos, ou seja, de uma das escolas socráticas, para a qual o único fim do homem é a felicidade e a felicidade consiste na virtude.
·Os cínicos ensinavam também o desprezo das comodidades, das riquezas e dos prazeres.
·O estoicismo, porém, não tem um caráter eclético, pois constitui uma síntese com destacada característica própria.
·Quase nenhum dos representantes do estoicismo são gregos, mas de regiões distantes e daíum caráter cosmopolita que é comum às escolas helenísticas após Alexandre Magno.
·Na filosofia dos estóicos o fim supremo do homem é a virtude, como meio para a felicidade, que é a felicidade da quietude, fruto da virtude negativa da indiferença universal.
·A paixão segundo os estóicos é substancialmente má, porquanto perturba a quietude da alma.
·A verdadeira virtude estóica é a indiferença e a renúncia a todos os bens do mundo, os quais não dependem de nós, porquanto nos podem ser tirados e, por conseguinte, nos amargurar.
·É preciso enunciar a tudo, fora a sabedoria que consiste substancialmente nesta indiferença absoluta.
·Trata-se de uma moral ascética, uma moral de renúncia: de renúncia absoluta, porque após ter o h0mem renunciado a todos os bens do mundo, não lhe resta mais nada ( a alma, na filosofia estóica, é perecível como o corpo, e deus se desfaz na matéria, no fogo universal); e de renúncia egoísta, porque a renúncia não é feita por amor a Deus e aos homens, mas por amor de si mesmo da própria tranqüilidade.
ASPECTOS | EPICURO | ZENÃO |
Lugar de ensino | Ensinava em um JARDIM | Ensinava num PÓRTICO |
Alimento | Água e pão | Vinho e pão |
Saúde | Saúde delicada, tendo enfermidade renal e talvez hidropsia | Gozou sempre de ótima saúde |
Tempo de vida | 72 anos | 98 anos |
Mudanças na doutrina por parte de seus epígonos | Poucas mudanças | Muitas mudanças |
Divisão da Filosofia | Lógica, Física e Moral | Idem |
Lógica | Teoria sensista do conhecimento: sensação único critério de certeza | Idem: conhecimento intelectual combinação de elementos sensíveis |
Imortalidade da Alma | Nega | Apenas a alma do mundo é imortal |
Paixões | Procurar o prazer (bem), fugir da dor (mal) | Mal é fruto da desordem da razão: o ignorante obra mal. |
Matéria | Composta de átomos | Matéria princípio primordial, penetrada pelo Fogo à maneira de forma |
Destino | Não há que o temer | Submissão total a ele |
Locus Deus | Os deuses residem em vergeis maravilhosos alheios ao mundo | Fogo que tudo penetra |
Providência | Não admite a Providência | Admite a Razão Universal e a Providência imanente |
Preces | As orações são inúteis | Determinismo finalista |
Mundividência | Matemática moral | Fatalismo |
Objetivo básico | Arte do bem viver | Arte de ser feliz |
Felicidade | Está na paz e tranqüilidade | Está na total impassibilidade |
Sábio | Aquele é o dono de si mesmo | Aquele que se basta a si mesmo |
Lemas | Voluptas expetenta, fugiendus dolor | Sustine et abtine |
Termos sintéticos | Aponia | Apatia |
Influências marcantes | Leucipo ,Demócrito e Sócrates através de Aristipo | Sócrates, através de Aristipo, Aristóteles e Heráclito |
Regra | Calcular as sensações | Naturam sequere |
Fundo filosófico | materialismo | Idem |
Legado do nome | Epicureu: dissoluto, sensual | Estóico: firme, inabalável |
Morte | Nada a temer | Aceitá-la por inevitável |
Destino | Não existe | Existe |
ASPECTOS | EPICURO | ZENÃO |
Riqueza | Deixou tudo para seus discípulos | De família rica, se dedicou ao comércio e morreu pobre |
Homenagens dos epígonos | Consideravam-no um ser divino | Fizeram-lhe estátua em Chipre, sua terra natal; em Atenas e em Sidon. |
Si fractus illabatur orbis impavidum ferient ruinae | Se sobre ele caísse o mundo, (o estóico) seria ferido pelas ruínas, sem se intimidar | (Horácio, Odes livro III, v.8 |
Fonte:
CONSCIENCIA:.ORG
Sejam felizes todos os seres.
Vivam em paz todos os seres.
Sejam abençoados todos os seres.
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