domingo, 24 de outubro de 2010

ABSOLUTO - TRANSCENDENTAL




Absoluto, em Filosofia, é definido a "realidade suprema e fundamental, independente de todas as demais" e também "verdade primária em que se baseiam todas as outras, que, por isso, são relativas".[carece de fontes?] Na filosofia analítica e na filosofia pragmática, absoluto é tudo aquilo que não se deixa falsear.

Etimologia

Absoluto vem do latim solutus ab omni re, compreendendo o que é "em si e por si", independentemente de qualquer outra consideração ou condição: é a quinta-essência da abstração, a essência e o termo da generalização. "Assim, o absoluto foi considerado por uns como a idéia, como a verdade, como o princípio fundamental de que derivam todos os outros, como o Ser por excelência, princípio e causa de tudo quanto existe,ao passo que para outros apenas representa uma pseudo-idéia (Hamilton), "Uma noção vazia de sentido" (Renouvier).

Estas divergências provêm de que não se notou que a qualidade do que é absoluto exprime e visa unicamente no nosso intelecto a uma questão de relação, considerada em abstrato, isto é, considerada independentemente, não cabe toda a condição - como se disse erradamente, o que foi a origem de todas as divagações do filosofismo - mas independentemente de toda e qualquer outra condição que não seja a que é tomada como termo de relação. Absoluto símbolo, o circulo sem começo nem fim, um ponto matemático constante e latente.

Índia

Todas tradições espirituais da Índia reconhecem a existência de uma realidade transcendental. Embora diferentes escolas propõem diferentes enfoques do mesmo. A maioria concorda que o o absoluto é supra-material, supra-consciente, supra-pessoal e não tem qualidades. Todas estas tradições insistem que o absoluto é idêntico a essência do ser humano, o si, e é realizável pela transcendência da mente. Entretanto eles oferecem diferentes especulações sobre a relação entre o absoluto e a essência interior do ser (inamente).

A solução mais radical vem do vedanta advaita, que não vê nenhuma diferença entre o absoluto (brahman) e a essência da psique humana, o si transcedental (atman). No yoga clássico entretanto propõem a existência de uma pluralidade de sis (purusha), sendo um deles único que nunca foi e nunca será sujeito a ilusão da personalidade (individualidade). Este si em particular se chama "ishvara", no yoga de patanjali. Entretanto nas escolas não dualísticas de yoga, "ishvara" como criador não tem funda mentalidade. Normalmente chamado de Brahma ou prajapati, ele é uma mera beldade (deva) ou um projeção mental do absoluto.

 Fonte

 
Sejam felizes todos os seres.
Vivam em paz todos os seres.
Sejam abençoados todos os seres.

Nenhum comentário: