quinta-feira, 25 de novembro de 2010

JORGE ANTUNES - Sinfonia -" O POVO BRASILEIRO NORDESTINO"

Maestro Jorge Antunes

Homenagem-desagravo ao Povo Nordestino

Quinta-feira, 25 de Novembro de 2010 0:52
De:
Amig@s:

Recentemente foi feito ataque ao povo brasileiro do Nordeste. Em desagravo àqueles brasileiros, coloco no ar a gravação do 3º movimento de minha Sinfonia em Cinco Movimentos intitulado “O Povo Brasileiro Nordestino”.

Ouçam em:

http://www.americasnet.com.br/antunes/audio/O_Povo_Brasileiro_Nordestino.mp3

Em 1999 o Ministério da Cultura empreendeu ação rara: encomenda de obras sinfônicas a compositores brasileiros. A motivação era a efeméride do ano seguinte: os 500 anos do descobrimento do Brasil. O presidente era FHC e o Ministro da Cultura era Francisco Weffort. Mas isso não significava lucidez do governo. Weffort confessou-me, em 2000, que desconhecia a existência de compositores brasileiros de música erudita. Por trás das ações do Ministério estava alguém de visão admirável da cultura brasileira: Wladimir Murtinho, qassessor do Ministro.

Queriam escolher 5 compositores para que fossem compostas 5 obras sinfônicas homenageando o Descobrimento do Brasil. A incumbência foi dada a uma comissão integrada de Isaac Karabtchevsky, Diogo Pacheco e outros.

Fiquei feliz ao saber que fui um dos escolhidos. Mas eu não via motivos para comemorar o “Descobrimento do Brasil”. O Brasil não foi descoberto. Foi invadido.

Contornei meu conflito interno compondo obra homenageando o povo brasileiro: Sinfonia em Cinco Movimentos.

O 3º movimento usa um tema de baião que esporadicamente é interrompido por ataques de sons quase extemporâneos. Na abertura e na coda do uso sons eletrônicos, mesclados à orquestra, que nos reportam a um carro de boi.

Gravação: Orquestra do Teatro Nacional de Brasília, regente Silvio Barbato.

 Maestro Jorge Antunes
 Acesse o link abaixo para alterar o seu cadastro!
http://www.yawl.com.br/mlist/cadastrar.php?reles=(AdljfikfylbdahdgZilkqxyqlbytcmctcysdis)

Homenagem-desagravo ao Povo Nordestino

De:

Nenhum comentário: