terça-feira, 30 de novembro de 2010

TRANSFORMAR A SUA VIDA É POSSÍVEL

TRANSFORMAR A SUA VIDA DO QUE ELA É, NAQUILO QUE VOCÊ QUER É POSSÍVEL?
O professor de yoga Giridhari Das acredita que sim…


Professor de Yoga Giridhari Das
HÁ COMO COLOCAR UM PREÇO NA QUALIDADE DE VIDA?

No bem-estar de estar fazendo aquilo que ama? De certa forma, foram as respostas a essas perguntas que trouxeram o economista GUSTAVO DAUSTER VIVACQUA SILVA, respeitosamente chamado por seus alunos como Giridhari Das, às abençoadas páginas do BemZen. Seu sobrenome é conhecido das seções de economia e política do país, pois seu pai é o diplomata, tradutor, outrora embaixador do Brasil e ex-presidente da CVRD, Jorio Dauster.

Nasceu em Praga, 41 anos atrás, quando o país ainda era chamado de Tchecoslováquia (hoje República Tcheca). Brasileiro, filho de diplomata e de uma mãe psicóloga seu caráter cosmopolita nasceu cedo, com educação feita entre os EUA, Brasília e Europa.

Formou-se em economia nos EUA e no Brasil atuava em empresas de importação e exportação, representando grandes multinacionais em contratos com o Governo Federal e Governos Estaduais. Giridhari é um desses personagens que podem literalmente dizer que um livro mudou sua vida.

“Desde a adolescência, eu buscava respostas as grandes perguntas da vida (Quem sou eu? O que fazercom essa vida? Qual o objetivo final?). O ano de 1995 foi um grande momento de transição, pois o trabalho de executivo passou a funcionar com maior liberdade de horários, pois eu trabalhava em casa, podendo seguir também outros interesses. Foi nesse ponto que um livro apareceu no meu caminho: o Bhagavad-gita Como Ele É, escrito por Sri Srimad A.C. Bhaktivedanta Swami Prabhupada”, conta Giridhari.

O livro foi um presente de um amigo canadense e despertou nele um enorme interesse pelas práticas espirituais do yoga e por maior conhecimento desse fascinante e milenar método de abertura da consciência.  “O famoso tratado filosófico sobre yoga falado por Krishna, cerca de cinco mil anos atrás, foi um imã, de atração imediata. E isso aconteceu justo comigo, que, confesso, considerava-me um ateu e cético.”
Giridhari começou a acordar cedo para realizar suas práticas de meditação mântrica, estudando outros importantes tratados da autorrealização em yoga ou consciência de Krishna, em especial o Srimad Bhagavatam e o Caitanya Caritamrta. Equilibrando-se entre a vida em autorrealização em yoga e ainda com uma sutil curiosidade para as oscilações da economia e mercado, ele é conhecido no meio espiritualista como o bhakti iogue Giridhari Das,  que significa “servo daquele que sustenta a montanha” (fazendo referência a Krishna, que levantou Govardhana, a montanha sagrada de Vrindavana, na Índia).

Hoje, ao lado de sua esposa – a cientista Rhiannon Dauster, uma astrofísica do País de Gales que também é praticante da autorrealização em yoga conhecida no meio por seu nome espiritual Carana Renu Dasi – ele se dedica exclusivamente ao ensinar da sabedoria do yoga. Desde 1996, é estudioso do caminho do yoga, angariando o título de bhakti-shastri, uma nomeação concedida para quem adquire grande competência na compreensão filosófica dos textos sagrados da Índia. Giridhari Das é autor dos livros “Ciência Espiritual – Uma Introdução à Sabedoria do Yoga” e “Yoga Sutra de Patanjali – Uma Abordagem Prática”, já traduzido em cinco idiomas, entre eles o polonês e o chinês. Suas palestras já foram vistas nas principais capitais do Brasil, e em cidades dos EUA e em Portugal.

Discípulo de Srila Acharyadeva (Dr. Howard J. Resnick, PhD), o líder espiritual que fundou o Movimento Hare Krishna no Brasil, Giridhari defende que a capacidade de concentração é indispensável para que se alcance bom êxito na vida: “E isso, cientificamente, consegue-se através da meditação e do yoga, cujo objetivo último é religar, reunir e reestabelecer sua relação de amor com Deus.”

Giridhari Das étambém presidente da reserva ambiental Organização Paraíso dos Pândavas, na Chapada dos Veadeiros-GO, que funciona como uma fazenda-retiro para disseminação dos benefícios da vida em yoga.

“Lá trabalhamos em três frentes: recebemos hóspedes em retiros de yoga e atuamos nas áreas de ação social, em parceria com a Secretaria de Educação do Município de Alto Paraíso, e ecologia, preservando e cuidando dos 400 hectares de Chapada das nossas terras. Nos retiros oferecemos às pessoas que têm uma vida de escritório agitada como eu tinha aquilo que realmente querem ou precisam: conhecimento para viver melhor e uma pausa na vida para experimentar essa vida em yoga, relaxar e entrar em contato consigo mesmo.”

YOGA: COMO FAZER
“Com o professor Giridhari aprendemos que não se pode desenvolver Yoga, sem conhecer livros como a Bhagavad-gita e o Yoga Sutra de Patanjali, cujos textos revelam a essência dessa prática”, comenta Harlley Alvez, repórter de Assessoria de Imprensa que, aqui nas páginas do BemZen, vem incorporar a sabedoria do professor a temas atuais.

Repórter Harlley Alvez
Nas cidades, as preocupações com as finanças, trabalho, solidão e segurança encobrem uma ansiedade maior causada pelo medo de não ser feliz.  É quando os ensinamentos do Yoga, compilados antes da era de Cristo, revelam-se atuais, à medida que orientam o cidadão daquela Índia como lidar com as dificuldades de seu tempo – tão similares ao que vive o habitante das grandes cidades no calendário presente.

“Nossas linhas tratam, sobretudo, do caminho para o conhecimento e paz através do Yoga. Buscando na experiência do professor Giridhari todos os benefícios do Yoga para melhorar a concentração e aumentar o foco nos objetivos, por meio das sagradas escrituras orientais, em especial os Vedas, o Yoga Sutra e o Baghavad-Gita. Os quais vão inteirar um conteúdo voltado ao aprimoramento do corpo, da mente e da alma. E isto com abordagem prática, buscando inspiração em fatos e acontecimentos do dia a dia”, complementa Harlley Alvez, repórter especial para o BemZen.

Sobre Professor Giridhari Das

Gustavo Dauster recebeu de seu mestre espiritual o nome espiritual Giridhari Das, que significa "servo daquele que sustenta a montanha" (fazendo referência a Krishna, que levantou Govardhana, a montanha sagrada de Vrindavana, na Índia). Economista formado nos EUA, foi executivo, mas deixou a carreira para dedicar-se à vida em yoga.
É presidente da Organização Paraíso dos Pândavas, que funciona como uma reserva ambiental e fazenda-retiro para disseminação dos benefícios da vida em yoga. Desde 1996, é estudioso da espiritualidade do yoga, angariando o título de bhakti-shastri, uma nomeação concedida para quem adquire grande competência na compreensão filosófica dos textos sagrados da Índia. Giridhari Das é autor dos livros “Ciência Espiritual - Uma Introdução à Sabedoria do Yoga” e “Yoga Sutra de Patanjali - Uma Abordagem Prática”, já traduzido em cinco idiomas, entre eles o polonês e o chinês.
Suas palestras já foram vistas nas principais capitais do Brasil, em cidades dos EUA e em Portugal. * Siga-o no twitter: http://twitter.com/pandavas * www.giridhari.com.br * Textos com colaboração do Repórter especial Harlley Alvez * Siga o Jornalista Harlley Alvez:facebook.com/harlleyalvezcommunications *

Deixe uma resposta

Fonte:
http://bemzen.uol.com.br/blog/2010/11/29/mudar-de-vida-e-possivel/
 "Paraíso dos Pândavas" dos Grupos do Google.

Para postar neste grupo, envie um e-mail para

pandavas-org@googlegroups.com.
Para obter mais opções, visite esse grupo em 

http://groups.google.com/group/pandavas-org?hl=pt-BR.
Siga o professor Giridhari  no twitter:
http://twitter.com/pandavas
Siga o Jornalista Harlley Alvez:
facebook.com/harlleyalvezcommunications

Sejam felizes todos os seres.
Vivam em paz todos os seres.
Sejam abençoados todos os seres.

Nenhum comentário: