sexta-feira, 10 de junho de 2011

SOBRE O ESPÍRITO SANTO




Vitral: Representação do Espírito Santo - Vaticano
 
1. - Diz-se que o Espírito Santo é Deus porque ele procede do Pai e do Filho, e tem a mesma substância do Pai não podia levar nada, mas o mesmo pai. 

2. - É chamado Espírito, em que, para ser expirado, é referido a alguma coisa, e, ao expirar, está a ser inspirado pelo espírito e, portanto, o Espírito é o seu nome. Em certo sentido, diz o Espírito Santo é conhecido como o Pai e do Filho, porque é o Espírito de ambos. 


3. - Para o nome do Espírito Santo não vai simplesmente se referindo a uma coisa, mas leva o seu nome em conformidade com uma determinada natureza. 


4. - E assim nas Escrituras é o nome dado a qualquer tipo de espírito desencarnado, portanto, essa designação não é só exclusivo para o Pai, Filho e Espírito Santo, mas que é perfeitamente aplicável a toda a criatura racional, e a alma. 


5. - Ora, o Espírito de Deus é chamado de "Santo", porque é a santidade do Pai e do Filho. Desde que o Pai é espírito e espírito é também o Filho eo Espírito Santo é o Santo Padre eo Filho é igual, é lógico que o Espírito Santo é chamado a ser, como é a santidade co-essencial e inerente de ambos. 


6. - No entanto, é dito que o Espírito Santo é "gerado" para não parecer que, em Trinidad há duas crianças. Nem ele descreveu como "inatas", por isso não acho que há dois pais na Trindade. 


7. - No entanto, diz-se "processo" de acordo com o testemunho do Senhor, que se expressa nestes termos: "Tenho ainda muitas coisas a dizer, mas você não pode ouvi-los agora, mas o Espírito de verdade. proceder do Pai e ouviu de mim: Ele vai dizer tudo "(Jo 16, 12). E isso só vem por natureza, mas está a decorrer sem interrupção desde a realização do trabalho da Trindade. 


8. - A diferença entre o "nascimento" do Filho ea "origem" do Espírito Santo é o Filho nascido de uma única pessoa, enquanto o Espírito Santo vem de ambos. Assim, o Apóstolo diz: "Aquele que não tem o Espírito de Cristo não pertence a ele" (Rm 8, 9). 


9. - O Espírito Santo, por seu trabalho, também é dado o nome de Angel. Pois ele diz: ".. E eu vou anunciar o que vai acontecer) (Jo 16, 13) Precisamente," Angel ", a palavra grega é traduzida em latim significa" mensageiro "Assim, para Loth dois anjos apareceram para ele, em que representa precisamente o Senhor em que neles é o Filho eo Espírito Santo, mas não o Pai, na medida em que está escrito em nenhum lugar que é enviado. 


10. - O Espírito Santo é chamado o Paráclito, por seu consolo paraklesis traduz em latim para "conforto". Cristo enviou os apóstolos atolada em luto depois que ele desapareceu de vista, uma vez que sobe ao céu. 


11. - Enviado para o conforto triste e, de acordo com a promessa do próprio Senhor: "Bem-aventurados os que choram, porque serão consolados" (Mt 5, 4). Ele disse: "Então, os filhos do noivo choram, quando o noivo foi tirado" (Mt 9, 15). 


12. - Também chamado de Paracleto, pois proporciona conforto para as almas que perdem sua alegria temporária. Há, no entanto, que traduziu o termo "Paráclito", em latim, como "ele" ou "advogado". De fato, o Espírito Santo fala, é ele quem ensina, para que seja concedida a sabedoria, que inspirou as Escrituras. 


13. - Também chamado sete vezes Espírito, porque os presentes, especialmente aqueles que são dignos delas, atingir a plenitude de sua unidade. Ele é o Espírito de sabedoria e entendimento, o Espírito de conselho e de fortaleza, o Espírito de conhecimento e de piedade, o Espírito do temor de Deus. 


14. - No Salmo 50 é lido Espírito primária, e porque neste trecho é repetido três vezes a palavra Espírito, alguns pensavam que se refere à Trindade, porque está escrito: "Deus é Espírito" (Jo 4 24). No entanto, uma vez que não há corpo, e ainda há, a única possibilidade é que não há espírito. Alguns, como nós acreditamos que há referência à Santíssima Trindade ". Espírito Santo", o Pai, o "espírito Home" Filho "espírito certo" e do Espírito Santo, 


15. - O Espírito Santo é chamado de Don, que é dado. Nós todos sabemos que o Senhor Jesus Cristo, quando, depois de sua ressurreição dentre os mortos, subiu ao céu, enviou o Espírito Santo, que encheu os crentes falavam as línguas de todas as nações. 


16. - É o "dom de Deus", como é considerado doados por ele que amava a Deus. No entanto, por si só, é Deus em relação a nós é um presente, e eternamente o Espírito Santo é um dom que vai ser distribuído a cada um de nós, como ele deseja, os dons da graça. 


17. - E dado o dom da profecia que ele ama, e quem vai perdoar seus pecados, pois não tolera pecados sem o Espírito Santo. 


18. - Com toda a justiça, o Espírito Santo é chamado de Caridade, que está intimamente ligado a duas pessoas do qual ele vem e mostra uma unidade com eles, e age em nós para permanecer em Deus, e Ele em nós. 


19. - Por isso. entre os presentes, nenhum é maior do que a caridade, como não há maior dom de Deus que o Espírito Santo. 


20. - Também chamada de graça porque não nos dá pelos nossos méritos, mas de graça, pelo divino, daí o nome de "Grace". Assim como a Palavra de Deus só o chamam de "sabedoria", embora tanto o Espírito Santo como o próprio Pai também é sabedoria, e do Espírito Santo recebe de maneira especial o nome de "caridade", embora do Pai e do Filho é o amor. 


21. - Nos livros evangélicos afirma expressamente que o Espírito Santo é o dedo de Deus. Assim, o Evangelho diz: "expulsar demônios no Dedo de Deus" (Lc 11, 20). E um outro diz, referindo-se a si mesmo:. "Eu expulso demônios pelo Espírito de Deus" (Mt 12, 28) Com o "Dedo de Deus" foi escrito lei, entregues cinqüenta dias depois da morte do cordeiro para cinqüenta dias da paixão de nosso Senhor Jesus Cristo, o Espírito Santo veio. 


22. - É chamado de "Dedo de Deus" para demonstrar o poder de ação de que dispõe, juntamente com o Pai e do Filho. Assim, Paulo diz: "Todas estas coisas fez um eo mesmo Espírito, repartindo a partir de cada um o que você pensa" (1 Cor 12, 11). Assim como no batismo nós morremos e renascemos em Cristo, e são marcados pelo Espírito, porque é "Dedo de Deus" sinal e espiritual. Está escrito que o Espírito Santo desceu como uma pomba, para destacar a sua natureza por um pássaro que está toda a simplicidade e inocência. Assim diz o Senhor: "Sede simples como as pombas" (Mt 9, 16). Esta ave, em seu corpo, sem fel e tem apenas inocência e amor. 


23. - O Espírito Santo também é conhecido pelo nome de Fogo, para ser dito nos Atos dos Apóstolos, que apareceu sob a forma de línguas de fogo que repousa sobre cada um deles. 


24. - É por isso que os apóstolos receberam a graça de diferentes línguas para adequá-los para a pregação do povo fiel. 


25. - É expressamente que se instalaram em cada um deles, entender que não é dividido entre muitos, mas manteve inteiro em cada uma delas, como acontece frequentemente com o fogo. 


26. - Para tal é a natureza do fogo, como abordá-lo, como muitos consideram sua juba "de pompa roxo, todos eles chegaram a claridade de sua luz, todos eles fornecem o benefício de seu favor, enquanto ele continua plenamente a manutenção da sua integridade. 


27. - O Espírito Santo recebeu o nome de Água do Evangelho, nas palavras do Senhor, dizendo: "Se alguém tem sede, venha a mim e beba aquele que me criou, rios de água viva fluirão de seu ventre." (| n7, 38). O evangelista segue a razão para estas palavras, acrescentando: "Isto foi dito pelo Espírito que haviam de receber aqueles que acreditaram nele." 


28. - Mas uma coisa é a água do sacramento e água, simboliza o Espírito de Deus: água Sacramento é visível, ao passo que o Espírito é invisível. Ela lava o corpo e, portanto, representa o que acontece na alma, no entanto, o Espírito Santo é a própria alma que seja limpo e revigorante. 


29. - O Espírito Santo é também chamado de Unção, como foi testemunhado pelo apóstolo João, porque tal como o petróleo, o peso natural para todos sobrenadante líquido e, no início, o Espírito Santo estava sobre as águas. Assim, podemos ler que o Senhor foi ungido com o óleo da alegria, isto é, o Espírito Santo. 


30. - Apóstolo João chama-se "unção" do Espírito Santo quando diz: "Que você fique na unção que você recebeu, você não precisa de ninguém para lhe ensinar como você instruir sua unção sobre todas as coisas" (1 Jo 2, 27). O Espírito Santo é, portanto, a unção invisível.

Última modificação in Maio 27, 2010 10:37:19 UTC
(Etimologias, Isidoro de Sevilha,
Volume I, p. 639, Catolica Editorial, SA, BAC)
Fonte:
Sophia Perennis
http://www.sophia.bem-vindo.net/tiki-index.php?page_ref_id=4781
Sejam felizes todos os seres. Vivam em paz todos os seres.
Sejam abençoados todos os seres.

Nenhum comentário: