quinta-feira, 7 de julho de 2011

AROMATERAPIA - O PODER ALQUÍMICO DOS PERFUMES






 

Provavelmente os primeiros perfumes foram experimentados em idades ancestrais, quando as madeiras queimadas nas fogueiras exalavam seus aromas característicos. Daí a etimologia da palavra Perfume, do latim per = origem e fumare = fumaça. 

É inegável também a relação da Alquimia – a ciência das transubstanciações, com a perfumaria sagrada, pois os velhos sábios filósofos (como eram conhecidos os alquimistas) também trabalhavam com a arte de misturar inteligentemente essências vegetais, muitas delas aromáticas, com objetivos específicos.

Por isso muitos relacionam a alquimia 
às origens da química, 
da homeopatia e da perfumaria.

Novamente a etimologia da palavra Alquimia nos dá importantes conceitos: do árabe Al = Deus e do grego Khimeia, que também originou a palavra química e quer dizer mistura de ingredientes. Ou seja, a alquimia é a mistura de ingredientes divinos.

Para os egípcios, o perfume era o néctar dos Deuses. Eles elaboravam fragrâncias para os mortais e para os deuses, a ponto de instalarem dentro de seus templos completos laboratórios destinados à preparação dessas essências odoríficas.

Sabemos hoje que o ser humano é capaz de distinguir dez mil odores diferentes. Atualmente este tema é pesquisado na Universidade americana de Yale, onde se descobriu, por exemplo, que o aroma de maçãs pode reduzir a pressão sangüínea em pessoas que sofrem de estresse. 

Existem muitas formas de se trabalhar com os perfumes em nosso benefício vital, mas aqui neste texto abordaremos apenas três delas.

A primeira forma é o aproveitamento das fragrâncias sintéticas para estimular as glândulas endócrinas a produzirem hormônios para nossa saúde. Os hormônios são os comandantes químicos de toda a nossa fisiologia.

Uma segunda maneira de se utilizar a aromaterapia consiste no trabalho esotérico com as plantas e essências naturais, mediante o conhecimento dos elementais internos e externos da natureza (a chamada “alma das plantas”), operando para nossa saúde e crescimento espiritual.
A terceira forma consiste na combinação inteligente dessas duas técnicas anteriores.

Arnold Krumm Heller, médico e pesquisador alemão, precursor da Osmoterapia, foi muito perseguido pela sua descoberta, ao afirmar que os hormônios são ativados pelo sentido do olfato quando uma pessoa aspira perfumes harmonizados com as plantas astrologicamente compatíveis com seu Signo.

Samael Aun Weor, outro grande pesquisador e autor do livro Medicina Oculta, já nos  anos 50 apontava sobre a possibilidade de terapia pelos perfumes. Tomando por base Paracelso, Samael nos orienta a utilizar sabiamente os aromas dos signos.

Qualquer pessoa pode fazer seu perfume pessoal exclusivo. É necessário apenas uma preparação séria, conhecimentos de Aromaterapia - a terapia dos perfumes, de Osmoterapia - a cura ou bem estar pelos aromas dos óleos essenciais e tinturas de plantas. 

Na Aromaterapia a chamada alfabetização olfativa se faz necessária, bem como a harmonização com os elementais das plantas e a sinergia com os quatro elementos da natureza e os signos astrológicos.

      A Aromaterapia é um trabalho voltado especificamente para a perfumaria pessoal, sem restrições religiosas ou místicas, através do qual é possível descobrir a Perfumaria Alquímica e encontrar os aromas que beneficiam a si mesmo e a seus amigos. 

No dia 24 de julho, sábado das 14:30 às 18:30 horas, a Associação Gnóstica de Brasília realizará Workshop de Aromaterapia, onde serão abordados aspectos teóricos da Ciência Mágica dos Perfumes e onde serão realizadas práticas de elaboração da Essência Pessoal.
 
 Jeanete Garcia Bunn
 Jeanete Garcia Bunn
Aromaterapeuta e Perfumista Alquímica.
Fonte:
AGB -
ASSOCIAÇÃO GNÓSTICA DE BRASÍLIA
http://www.ibsweb.com.br/gnosebrasilia/index.php?option=com_content&view=article&id=81:aromaterapia-o-poder-alquimico-dos-perfumes&catid=45:artigos&Itemid=67
Sejam felizes todos os seres. Vivam em paz todos os seres.
Sejam abençoados todos os seres.

Nenhum comentário: