domingo, 25 de setembro de 2011

G. RENATE .JOST DE MORAES - ADI / TIP



Renate Jost de Moraes

 Gisela Renate Jost de Moraes,
é brasileira, gaúcha,
residente em Belo Horizonte desde 1979. 

É criadora do Método ADI/TIP – Abordagem Direta do Inconsciente/Terapia de Integração Pessoal. É psicóloga graduada e pós-graduada (Latu Sensu) em Psicologia pela PUC-MG, tendo formação em Serviço Social e em Enfermagem.

Defendeu tese sobre “O Problema Social do Hanseniano”. 

Foi Conselheira Nacional do Serviço Social. Foi membro do Conselho (CNSS) em Brasília.
Com seu marido Rafael, encabeçou o Movimento Familiar Cristão, atuando intensamente junto a casais, noivos, famílias, colhendo vasta experiência neste campo.

Foi distinguida com a medalha de ouro e o título de “Singular Benfeitoria da Causa Cristã” em 1970, pelo Papa Paulo VI.
Participou de diversos congressos de Bioética na Holanda (1983) e de diversos Congressos de Logoterapia no Brasil, Argentina e Alemanha. Como conferencista, vem ela apresentando palestras sobre a sua experiência e os resultados de sua pesquisa, desde 1982. Vem realizando conferências no Brasil e no exterior. 

Ministrou cursos em Portugal, na Alemanha e na Áustria, ocasião em que apresentou seus trabalhos no II Congresso Mundial de Psicoterapia – WCP (1999). 

A convite do Jornal Zaman, esteve em Stambul, Turquia, para entrevista coletiva e apresentação de seu trabalho. Foi convidada também para proferir conferência sobre o método ADI/TIP no Congresso Latino Americano de Psicoterapia, no Chile (2000). 

Proferiu conferências em Seminários Nacionais de Ética em Pesquisa, expondo suas descobertas sobre o momento inicial da consciência de ser na gestação e sobre outras  realidades humanísticas universais reveladas pelo inconsciente pesquisado.
Em 1986 criou a Fundação de Saúde Integral Humanística – FUNDASINUM, que é o centro de pesquisa e desenvolvimento do Método ADI/TIP, escola de formação de especializados na metodologia ADI/TIP e Centro de atendimento psicoterápico a pacientes carentes.
Escreveu os livros
 
- “As Chaves do Inconsciente” (Editora Vozes – 24ª Edição – 411 páginas) e  
-“O Inconsciente sem Fronteiras” (Idéias Letras -11ª Edição – 574 páginas).  

Recentemente escreveu o livro 
-"A Interioridade Humana - Uma Ponte da Ciência à Transcendência - Sinopse", entregue à Sua Santidade Papa Bento XVI
Renate G.Jost de Moraes vem criando outras aplicações da ADI, entre os quais cumpre destacar o curso  “ADI – orientadores”, para leigos, psicólogos, educadores, médicos e outros profissionais em relação às informações reveladas a partir da pesquisa direta do inconsciente.

Atualmente preside a Fundação de Saúde Integral Humanística (FUNDASINUM), é diretora da TIP Clínica, mantenedora desta Fundação, é membro efetivo do Comitê de Bioética e Biodireto da Universidade de Alfenas-MG, consultora do Comitê de Ética em Pesquisa e professora voluntária do departamento de psicologia da Universidade Sagrado Coração de Jesus (Bauru-SP) e vem dedicando grande parte de seu tempo para o atendimento gratuito a carentes, palestras, publicações científicas, concedendo entrevistas a rádios, jornais e televisão
O Método ADI/TIP foi recentemente selecionado para concorrer ao Prêmio Mundial de Descobertas Científicas do Cérebro, promovido pelo Departamento de Estudos do Cérebro da Universidade Louisville, (EUA).

  Ética: para que o homem continue humano
- Parte final do Artigo-

Existe ai uma espécie de indicação-padrão para valores humanistico- universais. Verificou-se também que todo o desvio desse eixo padrão, reflete-se necessariamente em perturbações psicológicas, e estas como última instância, em problemas de ordem orgânica ou física.

A recíproca é também verdadeira: o tratamento feito a esse nível de interioridade age sobre o psiquismo e o físico, curando-os. Desta forma, comprova-se pelos "efeitos" que o nível humanístico realmente existe, está dentro de nós e é o responsável primeiro pelos problemas psico-físicos, inclusive os genéticos do homem. 

Assim confirma-se na prática clínica (30 mil casos tratados) o que disse o brilhante filósofo Bergson sobre a "intuição" ou nossa "interioridade". Diz Bergson:

" no nível da intuição, 
ciência, filosofia e religião não se contradizem. 
A contradição está no método de investigação,
não na realidade."

Nosso próprio inconsciente,
portanto, é capaz de fornecer
um referencial seguro à Bioética. 
E respostas assim fornecidas não estão apenas no inconsciente dos bioéticos, mas estão também no inconsciente dos cientistas, pois baseiam-se no referencial dos valores humanístico-universais. O difícil, portanto não é vencer os impasses de adaptação das reflexões ético - filosóficas ao paradigma científico.

Difícil é o ser humano realmente
querer enfrentar sua interioridade profunda 
e assumir mudanças de "ser" para reajustar-se 
as verdades universais, que desde todos os tempos 
estão presentes dentro e não fora dele 
e que são necessárias 
à sua cura "plena".
Enfim, a Genética apresenta-se hoje como a evidência das realizações científicas do momento. Mas imensamente maior será o valor de suas conquistas se , em relação aos resultados obtidos e a aplicabilidade prática da mesma, atentarmos para uma Bioética solidamente estruturada sobre a natureza intrínseca do ser humano, para que através da 

Genética não só tente apenas modificar
certos genes considerados prejudiciais, 
mas
 para que cuidemos de sanar
as raízes dos sofrimentos do homem como "ser", 
resgatando a integralidade sadia 
e equilibrada da humanidade.
Vídeos

Assista aqui o Vídeo Institucional e Palestras sobre o Método ADI

Vídeo Institucional
Palestras:

Vídeo Institucional
 Fontes:
http://www.tipclinica.com.br/index.php/fundasinum/mulitmidia#port
 http://www.cienciaefe.org.br/online/eticahu.htm
Sejam felizes todos os seres  Vivam em paz todos os seres
Sejam abençoados todos os seres!

3 comentários:

Anônimo disse...

Esse método não é reconhecido pelo Conselho Federal de Psicologia e, portanto, não deve estar vinculado à profissão de psicólogo. Entristece-me ver que ainda existem tantos profissionais que não são capazes de separar suas crenças da prática profissional científicamente embasada.Ao menos tenham a capacidade ética de não usar o nome da psicologia, já que isso não é psicologia.

Anônimo disse...

Amigo anonimo, antes de voce dar a sua opinião negativa, sugiro que voce faça a ADI/TIP. Tenho certeza absoluta que voce mudará sua visão diante de seus colegas de profissão e principalmente mudará de atitude diante da vida que voce ainda tem pela frente.
Com carinho do irmão e amigo Pedro que fez a referida terapia.
01 de Abril de 2012

Radeir disse...

Que bom Pedro - amigo conhecedor da ADI/TIP - você ajudou-me com sua resposta ,ao "comentário anterior" e muito lhe agradeço,pois eu também fiz, anos atrás uma terapia paralela, exatamente no IMEP/BH, onde a Renate atuava e foi-me muitíssimo benéfico.

Penso que as práticas do ADI/TIP são meio revolucionárias e por isso recusadas nos meios acadêmicos,desprezando o fato de que a Psicologia é uma ciência muito nova, daí fechar-se a inovações,para ampliar as descobertas contínuas em benefício de sua própria razão de existir.

Há tanto para aprender nessa área!