quarta-feira, 2 de novembro de 2011

Mozart: Sinfonia No. 38, "Praga"


Mozart: Sinfonia n º. 38, "Praga"
"Seu filho é o maior compositor que já conheci." 
Haydn

Estas foram as palavras dirigidas a Leopold Mozart , o pai do compositor. 

 Goethe também,
após a morte do músico,
disse a Eckermann em sua fala que "Mozart 
é inalcanzable no campo da música,
e Shakespeare é poesia."
Wolfgang Amadeus Mozart nasceu em Salzburgo, em janeiro de 1756. A precocidade de seu talento fez a cinco anos para tocar a chave com rara fluência e delineando a pontuação do primeiro lugar, funciona um teclado pequeno, para Leopold determinado a organizar passeios longos apresentando o mestre pouco (junto com sua irmã Nannerl) na mais distintos tribunais europeus e as principais cidades do continente.  

Assim, encontramos em 1763 em Versalhes, e logo depois em Londres, onde conheceu Johann Christian Bach. Em 1765 ofereceu muitas noites musicais na Holanda, Paris e algumas cidades alemãs. A reputação ganhou-lhe em seu retorno a Salzburgo em 1768, a nomeação de "mestre de concerto da corte", um cargo honorário. Mas sua idéia, ou melhor, Leopold, foi bem-sucedida na Itália, onde pai e filho saiu em 1769.  

Este movimento constante, feita muitas vezes em condições mais deploráveis, eu só minar a saúde do meu professor e ainda jovem Wolfgang, que, no meio de trabalho duro, sua estréia na ópera em Milão Mitridate em 1770, ano em que foi agraciado com o Espora de Ouro, uma distinção importante papal (não professam qualquer religião). Mas em 1772 foi um ato de condicionar a sua carreira: a chegada do Príncipe-Arcebispo Colloredo de Salzburgo ao trono, que tinham uma relação tensa, por vezes violentas, e resultou na afincamiento de Mozart em Viena. 

 No entanto, enquanto na casa de seu pai escreveu belas peças como os cinco concertos para violino (1775), o Serenade "Haffner" (1776) e, acima de tudo, o Concerto para Piano no. 9 "Jeunehomme", considerada a primeira obra totalmente músico "clássico".

Esta produção se alterna com viagens freqüentes para Munique, Viena, Augsburg e Mannheim, em cujo tribunal se encontrou com o mais avançado do tempo, membros de um famoso maestro que serviu de modelo para a Europa. Mozart aprendeu muito com o estilo dos professores, e sempre prezamos a oportunidade de fazer parte do famoso conjunto orquestral. 

 Mas esta frente e para trás (lembre-se que em 1778 mais uma vez tomou a estrada para Paris) foi demais para Colloredo, até que em 1781 a divisão levou à final do curso de meu professor em Viena. Lá ele se casou com Constanze Weber em 1782 e fase febril inicial, decisivo para a história da música, como era então consolidada a linguagem do Classicismo e levou mais extremo os preceitos de sua querida Haydn. 

 Se pensar que desde a sua chegada na capital até sua morte, um período em que não mais de 10 anos, escreveu sobre 300 obras, incluindo composições de capital está lá como a concertos para piano (especialmente N º s 17. , 19, 20, 21, 23, 25, 26 e 27), sonatas para o mesmo instrumento, o clarinete concerto, sinfonias (dos quais enfatizam as relações com os nums. 35, 36, 38, 40 e 41 ) quarteto de cordas, (do qual está uma bela série dedicada a Haydn), o quinteto para clarinete e várias óperas, cada qual teria sido o suficiente para angariar fama universal:
As Bodas de Fígaro,
Don Giovanni, 
Cosi fan tutte,
La Clemenza di Tito e
A Flauta Mágica. 
Sua pontuação final é o caráter sagrado:
é um de seus mais lendários, o Requiem, 
que deixam muitas partes inacabadas. 
Wolfgang se acreditava que escreveu este livro para si mesmo, dada a sua saúde precária, bnada favorecida pelo excesso de dissipação que eu tenho e os esforços envolvidos denotada como a produção sublime e copioso. Na manhã de 05 de dezembro de 1791 em Viena morRia.

Mozart: Sinfonia no. 38, "Praga"

"Su hijo es el mayor compositor que jamas haya conocido." Estas fueron las palabras que Haydn dirigio a Leopold Mozart, el padre del compositor. Tambien Goethe, despues de la muerte del musico, comentó a Eckermann en sus Conversaciones que "Mozart es inlcanzable en el terreno de la musica, y Shakespeare lo es en de la poesia". Wolfgang Amadeus Mozart nacio en Salzburgo, en enero de 1756. La precocidad de su talento hizo que a los cinco años tocara el clave con rara fluidez y esbozara las primeras partituras, unas breves obras para tecla; ello determino a Leopold a organizar largas giras exhibiendo al pequeño maestro (junto a su hermana Nannerl) en las mas distinguidas cortes europeas y las principales ciudades del continente. Asi lo hallamos en 1763 en Versalles, y poco despues en Londres, donde conocio a Johann Cristian Bach. En 1765 ofrecio numerosas veladas musicales en los Paises Bajos, Paris y algunas ciudades alemanas. El prestigio le valio, tras su regreso a Salzburgo en 1768, el nombramiento de "Maestro de conciertos de la corte", un cargo honorifico. Pero su idea , o mejor, la de Leopold, era triunfar en Italia, a donde padre e hijo partieron en 1769. Ese constante trasiego, a menudo realizado en las condiciones mas deplorables , acabo minando la salud de mi maestro y todavia adolescente Wolfgang, que, entre fatigas, estreno en Milan su opera Mitridate en 1770, el año que le fue concedida la espuela de oro, una importante distincion papal (no profeso ninguna religion). Pero en 1772 un hecho iba a condicionar su trayectoria: la llegada del del principe-arzobispo Colloredo al trono de Salzburgo, con quien mantuvo una relacion tensa, violenta a veces, y que desemboco en el afincamiento de Mozart en Viena. Sin embargo, mientras estuvo en la casa paterna escribio bellisimas obras, como los cinco conciertos para violin (1775), la Serenata "Haffner" (1776) y, sobre todo, el Concierto para piano num. 9 "Jeunehomme", considerado como la primera obra plenamente "clasica" del musico. Esta produccion la alternaba con viajes constantes a Munich, Viena, Augsburgo y Mannheim, en cuya corte conocio a los mas avanzados del momento, miembros de una famosa orquesta que sirvio de modelo para toda Europa. Mozart aprendio mucho del estilo de aquellos maestros, y siempre acaricio la posibilidad de formar parte del insigne conjunto orquestal. Pero este ir y venir (cabe recordar en 1778 emprendio de nuevo el camino hacia Paris) colmo la paciencia de Colloredo, hasta que en 1781 las desavenencias propiciaron la definitiva marcha de mi maestro a Viena. Alli se caso en 1782 con Constanze Weber e inicio una etapa febril, decisiva para la historia de la musica, pues fue entonces cuando consolido el lenguaje del Clasicismo y llevo a mayores extremos los preceptos de su estimado Haydn. Debe pensarse que desde su llegada a la capital hasta su muerte, periodo en el que no transcurrieron mas de diez años, escribio alrededor de trescientas obras, entre la s que hay composiciones capitales como los conciertos para piano (sobre todo, los nums. 17, 19, 20, 21, 23, 25, 26 y 27), las sonatas para el mismo instrumento, el concierto para clarinete, las sinfonias (de las que subrayamos las relacionadas con los nums. 35, 36, 38, 40 y 41), los cuartetos de cuerda (de los que destaca una bellisima serie dedicada a Haydn), el quinteto para clarinete y diversas operas, cada una de las cuales habria bastado para granjearle la fama universal: Las bodas de Figaro, Don Giovanni, Cosi fan tutte, La clemenza di Tito y La flauta magica. Su ultima partitura es de caracter sacro: se trata de un de sus paginas mas legendarias, el Requiem, del que dejo muchas partes inacabadas. El propio Wolfgang creyo que escribia esta obra para si mismo, dada su precaria salud, en bnada favorecida por los excesos de la vida disipada que llevo y por el denotado esfuerzo que supuso tan sublime y copiosa produccion. La madrugada del 5 de diciembre de 1791 moria en Viena.
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-Enviado por em 26/11/2010
Sejam felizes todos os seres.Vivam em paz todos os seres.
Sejam abençoados todos os seres.

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