terça-feira, 13 de dezembro de 2011

MÕNADA - UNIVERSO – CRIAÇÃO



    Adeir T. Reis

UNIVERSO – CRIAÇÃO


Definição Espírita:
Toda a criação partiu de 02 elementos:
Princípio Espiritual ou Inteligente
– que dá origem aos seres espirituais.

Princípio Material (Fluido Universal)
- que dá origem aos corpos danatureza: orgânicos e inorgânicos.

Ciência confirma
:“matéria é energia concentrada 
e energia é matéria radiante” -
Einstein.

PRINCÍPIO MATERIAL (Fluído Universal)

Sua modificação é que dá origem aos diversos elementos químicos(substâncias puras) que vão do hidrogênio ao Urânio, incluindo as substânciasainda desconhecidas na Terra.

A lei Universal 
atua sobre o fluído universal 

–gravidade, coesão, afinidade, atração, repulsão, magnetismo, etc. formandotodos os elementos. Ligando-se em quantidades e combinações diferentes esubmetidos a diferentes leis, esses elementos formam a matéria.Há uma Lei Universal e uma variedade infinita de efeitos (tudo está no todo –Teoria Monística). 

Cada átomo do nosso corpo físico 
contém os mesmos elementos,
unidos de formas variadas e formando os órgãos, 
que formam os sistemas e aparelhos,
que formam o corpo como um todo. 


Todos os seres humanos juntos com os demais seres orgânicos e inorgânicos (contendo osmesmos elementos) formam o planeta, que por sua vez, junto com os demaisplanetas formam o sistema solar, que por sua vez junto com os demaissistemas solares, formam o Universo, portanto cada um de nós é uma unidadeque depende de cada átomo dos quais é formada, e pertencemos ao Universocom a mesma importância, como se fôssemos átomos para formarmos essaunidade maior.

Ex: Sabores, odores, cores, sons, qualidades venenosas ou salutares doscorpos são apenas modificações do fluído universal.Sua percepção depende dos órgãos que possuímos e do estado em que estes se encontram.

Ex 1: Água 
– formada de 1 parte de Oxigênio + 2 de Hidrogênio.Água corrosiva - ao duplicarmos a proporção de OxigênioÁgua fluídica – ação magnética dirigida pela vontadeÁgua com propriedades terapêuticas – hidroterapia

Ex 2: Luz de uma vela num quarto escuro. 

Ao acender a luz, 
a luz davela interage com a luz da lâmpada,
parecendo se misturar come la, 
mas na realidade, continua individual.
 
Matéria é o instrumento sobre o qual o Princípio Espiritual exerce sua açãopara desenvolver sua potencialidade.
 
PRINCÍPIO ESPIRITUAL:
:Não precisa de comprovação - vemos seus efeitos (Todo efeito inteligente temuma causa inteligente).O princípio espiritual “fabrica” o corpo que precisa de acordo com suasnecessidades e lições que tem a aprender.Os elementos que formam os corpos (e toda a matéria) são os mesmos. Adiferença está no habitante do corpo (maiores detalhes nos estudos sobre osreinos).

ESPAÇO UNIVERSAL:
É muito difícil definir – é um conceito que se prende a complexas formulaçõesda Física:

Espaço é a extensão que separa 2 corpos (mas se não existirem corpos,não existe espaço?).

Espaço é o lugar onde se movem os mundos.

Espaço é o vazio onde a matéria atua – vazio absoluto não existe – éocupado por uma matéria que escapa aos nossos sentidos einstrumentos.Portanto, o conceito de Espaço Universal é um estado mental, está dentro decada um de nós. É uma estrutura da nossa percepção – são muitas as coisasque percebemos ou sentimos sem ter palavras adequadas para explicar.

TEMPO
Cronológico e Espiritual.
Cronológico
:Próprio dos mundos tridimensionais, materiais. É uma medida relativa dasucessão das coisas transitórias ou dos fatos (antes/agora/depois). Serve paranos localizarmos e nos organizarmos – precisamos de um padrão de medida detempo. (Terra / Marte)

Tempo e Espaço:
são conhecidos através da percepção objetiva do Homem(seus sentidos): 
 variam dependendo dessa percepção e da situaçãoconsiderada.Ex: perto/longe

– rápido ou não (depende do motivo da espera – uma festa /no dentista).Podemos considerar:

Percepção individual
– espaço curto, ao nosso redor, tamanho variável deacordo com o círculo da consciência de cada um.

Percepção psíquica
– círculo extraordinário, depende do que o Homem tomaconsciência (nem tempo nem espaço são barreiras).
 
Espiritual :
É o presente contínuo – manutenção da consciência. Na eternidade e nomundo espiritual isto não é necessário – tudo se move num encadeamentoharmônico.J W Deine (Engenheiro e matemático inglês):

Não é o tempo que passa por nós
e sim nós que passamos pelo tempo 
e é precisamente a nossa viagem
através da dimensão temporal  
que nos proporcionaa ilusão do movimento.
(Ex. metrô–parece que é o túnel que corre)

PRINCÍPIO VITAL
(fluído vital, magnético, nervoso, animal).

Ë uma das modificações por que passa o Princípio Universal. É a força motrizdos corpos orgânicos.Para existir a vida é preciso a união do PV e da matéria + densa, mas o PV nãoé inteligência, nem pensamento. (Vida plena: matéria + PV + princípiointeligente)

- Fica em estado latente quando não está unido à matéria.

- Sua atividade durante a vida é mantida pela ação conjunta dos órgãos.(esgotamento dos órgãos, PV sai = morte)

- ** Na morte cerebral (sem o espírito) permanece a vida “vegetativa”. OPV se mantém atraído na matéria pelo funcionamento artificial dosórgãos até que cesse, havendo o desligamento e a morte.

- Na morte, o PV se extingue, ou seja, volta a ficar em estado latente. Osquímicos podem decompor e recompor quase todos os corposinorgânicos, mas não conseguem reconstituir nenhum ser vivo.

- A quantidade não é igual em todos os seres orgânicos. Varia segundo asespécies. Não é constante, nem no mesmo ser, nem nos seres damesma espécie.
 
- Fontes de restabelecimento: sol, prana, alimentos, água, pensamentopositivo, sangue, toque, amor (onde é transmitido de um ser a outro),etc.
 
- Perdas: vampirismo, pensamento negativo, posturas perante a vida,stress, falta de amor, alimentação inadequada, drogas, etc.

INTELIGÊNCIA:
É uma faculdade do espírito (Princípio Inteligente), característica de certas classes de seres orgânicos. Juntamente com o pensamento e a vontade, dá a esses seres:

meios de prover suas necessidades,

meios de estabelecer relações com o meio exterior,

consciência de sua existência,

consciência de sua individualidade.
 
Todos têm o mesmo potencial de inteligência, mas o aproveitamento é maiorou menor de acordo com o nível evolutivo e o equipamento físico de cada um(cérebro).- É diferente de princípio vital (força motriz dos corpos orgânicos).- É diferente de raciocínio (operação pelo qual chegamos a uma conclusão)- É diferente de memória (faculdade de conservar a lembrança do passado,banco de dados, registro e classificação ordenada)


Platão: Aprender é Recordar.


- É diferente de cultura (conhecimento)* A inteligência usa o princípio vital, o raciocínio, a memória e adquire e usa acultura – o que permite a escolha, o livre arbítrio. Erra com freqüência(orgulho, egoísmo, falsas percepções). Evolui sempre.

INSTINTO:
Base psíquica do indivíduo – inteligência não raciocinada – visa a conservaçãoda espécie. Não evolui, é espontâneo, irrefletido, involuntário. Ë mais forte nascrianças e nos animais. É uma inteligência rudimentar, se manifesta conformeas espécies e suas necessidades.O instinto é a herança que trazemos dos outros reinos, como veremos maisadiante.

MÔNADA – OS TRÊS REINOS
 
MÔNADA
 
(Atma):
 Pulverização de luz, chama ou semente do ser; partícula ou átomo do princípioespiritual que “desce” atraindo para si (pela força magnética) o princípiomaterial, do qual se reveste para ganhar forma e poder mergulhar através dasdiferentes esferas ou planos, sendo envolvida por fluídos cada vez maiscondensados até chegar ao mundo material – no nosso mundo, o reinomineral.

Começa então o caminho inverso: EVOLUÇÃO. Registrando todo o aprendizadoe toda a experiência adquirida. Todos esses registros encontram-se no corpoBudhi. (disco rígido do computador), de onde retiramos o conhecimentonecessário para atuarmos numa encarnação visando um objetivo.
 
OS TRÊS REINOS:

“O Espírito 
dorme no mineral,
sonha no vegetal, 
agita-se no animal
e desperta no Homem”.

- No reino mineral:
O princípio inteligente tem uma atitude receptiva. Limita-se a atrair earmazenar os elementos fluídicos por meio da ação magnética: dilatações e
 retrações moleculares, desagregações, oxidações, efeitos da temperatura, luz,som, etc.

“Cristais”:
evolução menos rudimentar: já há uma certa organização –emitem filamentos luminosos uns em direção aos outros; vibraçõesmoleculares que se afinam, influenciando-se entre si; há um senso de melodia,ordem e simetria (formas e desenhos perfeitos) e são sensíveis ao calor, aofrio e reagem na presença de outros minerais. (O espírito dorme)

- No reino Vegetal:
O princípio inteligente passa a participar da vida das células, já dotadas desensibilidade. A Mônada passa a receber, armazenar e reagir ao meio exterior(se colocarmos um vaso com uma planta perto de um toca CD e deixarmos oaparelho ligado o tempo todo numa música agitada, a planta crescerá nosentido oposto do aparelho; mas se deixarmos tocando o tempo todo músicasuave ou clássica, a planta crescerá em direção ao aparelho); já tem umaespécie de instinto (ou sensibilidade?) – procuram o que é útil e evitam o queé prejudicial. Respira, se move, reage, sente, fecunda e se reproduz. (Oespírito sonha)

- No reino Animal:
A Mônada participa em profundidade da vida celular – é o centro motor do ser,seu comando. O corpo que habita é um mundo em miniatura. Sua presençamantém a coesão, o equilíbrio, a unidade e a interdependência. Ela se educa,vive experiências, progride (sempre registrando tudo). O instinto é predominante. Já existe uma inteligência rudimentar. O animal pensa, apesarde ainda não ter um raciocínio lógico, seqüencial, contínuo. (O espírito agita-se)A interligação desses três reinos é muito importante para a evolução deles.

No princípio da Criação, quando ainda não havia essa interação, a evolução eramais “lenta”, pois cada reino teve que caminhar sozinho dependendo da ajudados elementais. A partir do momento em que a interação teve início, oscomponentes de um reino aprendem muito com os componentes do outro.Ex: 

Os minerais sofreram a ação do tempo durante séculos até chegarem a seformar cristais. Com a interação, os cristais passaram a ser lapidados porferramentas e o processo de “evolução” foi agilizado.

Os vegetais eram engolidos pelas ervas daninhas e eram “selvagens,grosseiros”. Com a participação do homem, passou-se a cuidar deles e a se produzir frutas, legumes, grãos e verduras com mais rapidez, variedades esabor (a evolução foi agilizada).

Os animais 
mudaram muito seu comportamento
com essa interação. 
 
Podemosperceber a diferença dos que convivem com os homens daqueles que aindavivem no meio de florestas sem acesso.* Lembrando, porém, que devemos participar dessa evolução, mas semexageros. Devemos nos limitar ao nosso papel, respeitando a natureza, as leis– como veremos na aula sobre elas.

 METEMPSICOSE

Duas coisas podem ter a mesma origem e absolutamente não seassemelharem mais tarde. Quem reconheceria a árvore com suas folhas, florese frutos, no gérmen informe que se contém na semente de onde ela surge?Desde que o Princípio inteligente atinge o grau necessário para ser Espírito eentrar no período da humanização, já não guarda relação com seu estadoanterior. Dos reinos anteriores, no homem, só há as percepções adquiridas eos instintos que ainda se fazem necessários para a conservação da matéria.Não se pode dizer que tal homem é a encarnação de tal animal, ou planta,portanto a metempsicose não é verdadeira.A evolução não tem volta. 

O Rio não retorna à sua nascente.

OS ELEMENTAIS
O nome Elemental significa “Espírito Divino”. El = senhor; mental = vibração –Vibração do Senhor. São os espíritos da natureza.Deus concedeu a três Reinos, paralelamente, a oportunidade de evolução.Estes três Reinos são: Elemental, Humano e Angélical.No início da humanidade na Terra, os seres da natureza, encarregados de cadaelemento, cuidaram para que tudo fosse feito com exatidão e ordem:1)
 
A Terra ainda numa massa de gases de matéria incandescente radioativacoube aos elementais do fogo executarem seu trabalho;2)
 
Na época dos grandes ventos, os elementais do ar, zelaram pelaevolução desses gases de modo a tornar o ambiente apto a receberformas de vida:3)
 
Quando esses gases se precipitaram sob a forma de água, os elementaisda água modificaram o aspecto denso desse líquido;4)
 
Então, iniciou-se a solidificação, surgindo aos poucos os continentes queforam fertilizados pelos elementais da terra.A criação representa um todo inseparável, uma corrente cujos elos não podemser rompidos. Os Elementais são os dinamizadores das energias das formas eintegra os elementos da Natureza:
 Elemento Terra:
 Esse elemento e seus dinamizadores trabalham para que a humanidade tenhacorpos perfeitos, e possam desenvolver suas atividades espirituais a nívelcósmico.A ação qualificadora destes seres é representada por vulcões e terremotos. Nonosso corpo, este elemento é representado pelos sais minerais.

Li

Fonte:
http://pt.scribd.com/doc/50807610/14/MONADA-%E2%80%93-OS-TRES-REINOS
Sejam felizes todos os seres. Vivam em paz todos os seres.
Sejam abençoados todos os seres.

Nenhum comentário: