Enviado por Am4d3usM0z4rt em 25/12/2011
O Concerto para Piano n º 22 em mi bemol maior, K. 482,
é uma obra concertante para piano,
ou piano e orquestra,
de Wolfgang Amadeus Mozart.
Mozart compôs o concerto em dezembro de 1785.
Este é o primeiro concerto para piano de Mozart
Este é o primeiro concerto para piano de Mozart
para incluir clarinetes em sua pontuação.
Tem as seguintes três movimentos:
1. Allegro
2. andante
3. Allegro
Roger Kamien e Naftali Wagner analisaram em detalhe o uso de temas de Mozart ponte na exposição do primeiro movimento do concerto de. Simon Keefe analisou o caráter do diálogo entre o solista ea orquestra no primeiro movimento do concerto de.
O segundo movimento lento em C menor lembra semelhantes movimentos lentos Dó menor de Mozart em outros E-planas concertos importantes, como K.271 e K.364. Pai de Mozart, numa carta famosa a Maria ("Nannerl"), expressou surpresa que uma chamada foi feita para o movimento lento ("a ocorrência pouco usual!")
Para ser repetido. No final do rondó, o tema principal assemelha-se ao terceiro concerto de Mozart chifre (K.447). Portowitz Adena notou características semelhantes entre o final dos K.271 e K.482 concertos.
Em outra semelhança com K.271, o final é interrompida por um episódio de minueto longa e lenta antes de voltar ao tema principal para um acabamento animado (também recordando articulados adagio Conde Almaviva para o perdão levando a uma conclusão buffa em Le Nozze di Figaro-a trabalho que Mozart estava trabalhando no momento). o tratamento é diferente aqui (variações em nono, um episódio só, aqui). MS Cole notou que o final do concerto marca o último uso de Mozart de potpourri em suas composições.
Em outra semelhança com K.271, o final é interrompida por um episódio de minueto longa e lenta antes de voltar ao tema principal para um acabamento animado (também recordando articulados adagio Conde Almaviva para o perdão levando a uma conclusão buffa em Le Nozze di Figaro-a trabalho que Mozart estava trabalhando no momento). o tratamento é diferente aqui (variações em nono, um episódio só, aqui). MS Cole notou que o final do concerto marca o último uso de Mozart de potpourri em suas composições.
Mozart composed the concerto in December of 1785.
This is the first piano concerto of Mozart's to include clarinets in its scoring. It has the following three movements:
1. Allegro
2. Andante
3. Allegro
Roger Kamien and Naphtali Wagner have analysed in detail Mozart's use of bridge themes in the exposition of the concerto's first movement. Simon Keefe has analysed the character of the dialogue between the soloist and the orchestra in the concerto's first movement. The slow second movement in C minor recalls similar slow C minor movements in other Mozart E-flat major concertos such as K.271 and K.364. Mozart's father, in a famous letter to Maria ("Nannerl"), expressed surprise that a call was made for the slow movement ("a rather unusual occurrence!") to be repeated. In the rondo finale, the main theme resembles that of Mozart's third horn concerto (K.447). Adena Portowitz has noted similar features between the finale of the K.271 and K.482 concerti.
In another similarity to K.271, the finale is interrupted by a lengthy and slow minuet episode before returning to the main theme for a lively finish (also recalling Count Almaviva's adagio pleadings for forgiveness leading to a buffa conclusion in Le Nozze di Figaro- a work that Mozart was working on at this time).The treatment is different here (variations in the ninth, an episode only, here). M. S. Cole has noted that the concerto's finale marks Mozart's last use of potpourri in his compositions.
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Sejam felizes todos os seres.Vivam em paz todos os seres.
Sejam abençoados todos os seres.
Um comentário:
O K 482 é longo e gracioso.A maoir parte de seu primeiro movimento se estende em lirismo ou em bravura do piano,olímpico, quase militar,como um final de ato.
O Andante,quase um rondó de jovialidade cativante,sóbrio, mas gracioso vai saltitante abrindo nossa caixa de sonhos onde a beleza envolve e impera.
Aqui está adorável a execução deste Concerto N 22 de Mozart!
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