Gustav Mahler
- Sinfonia n º 9 em D maior
Leonard Bernstein
& Concertgebouw Orchestra.Enviado los
A Sinfonia N º. 9 de Gustav Mahler
foi escrita entre 1908 e 1909,
e foi a última sinfonia que ele completou.
A sinfonia é em quatro movimentos:
Primeiro Andante comodo (D major);
Segundo O ritmo de uma Ländler.
Um pouco desajeitado e muito grosso (C maior);
Terceiro Rondo-Burlesque:
Allegro assai. Muito desafiador (menor de idade);
4 Adagio.
4 Adagio.
Muito lento e até mesmo relutante (D-bemol maior).
Embora a sinfonia tem o número tradicional de movimentos, é incomum em que o primeiro e o último são lentos e não rápido.
Como é frequentemente o caso com Mahler, um dos movimentos do meio é uma Ländler.
O primeiro movimento abraça uma forma sonata solto, o trabalho abre com um motivo, hesitante sincopado Qual é retornar à altura do desenvolvimento do movimento como uma intrusão repentina de "morte no meio da vida", anunciado por trombones e marcado dentro da marcar "com a maior força."
O segundo movimento é uma dança, um povo suíço, mas tem torna-se distorcida, a ponto de não mais se assemelha a uma dança.
O movimento contém tons de segundo movimento da Quarta Sinfonia de Mahler, na distorção de uma dança tradicional para uma dança da morte. Por exemplo, Mahler antigos sequências de acordes tradicionais em quase irreconhecíveis variações, transformando o rústico e principalmente diatônica C Ländler grande introdutório em uma valsa todo tom vicioso, saturado com acidentes e ritmos frenéticos.
O terceiro movimento, na forma de um rondo, exibe a maturação final de habilidades contrapontísticas Mahler. Ele abre com um tema dissonante no trompete que é tratada na forma de uma fuga dupla.
O motivo cinco nota seguinte Introduzido por cordas em uníssono lembra o segundo movimento de sua Quinta Sinfonia. A adição de burlesco para o título do movimento refere-se à mistura de dissonância com contraponto barroco. Embora o termo "burlesco" significa "bem-humorado", o "humor" actual do movimento é relativamente pequeno em comparação ao campo geral de violência maníaco, considerando apenas duas pequenas seções neo-clássicas que aparecem mais como um flashback de brincadeira.
O movimento final, marcados como "reservado", abre apenas para cordas, mas o mais importante é que ele incorpora uma citação direta a partir da secção Rondo-Burlesque da média. Aqui fica a elegia.
Depois de vários clímax apaixonadas o movimento torna-se cada vez mais fragmentada e coda termina calmamente. Nas páginas finais, cita Mahler nos primeiros violinos de sua própria Kindertotenlieder:
"O dia está bem ali na altura".
Li-Sol-30
Fonte:
Enviado los 16/08/2011
Sejam felizes todos os seres.Vivam em paz todos os seres.
Sejam abençoados todos os seres
Nenhum comentário:
Postar um comentário