sexta-feira, 15 de fevereiro de 2013

METEORITO CAI NA RÚSSIA HOJE - Падение метеорита



Meteoro caiu na Rússia, Governo confirma 514 feridos


Governo russo confirma queda de objecto celeste na região dos Urais. Ministério das Situações de Emergência refere 514 feridos. Danos materiais em seis cidades. Não há relação com o asteróide que vai passar perto da Terra  

Um objecto não identificado caiu nesta sexta-feira em território russo, na região dos Urais. O Ministério da Defesa russo já confirmou o facto e, de acordo com a agência russa de notícias Interfax, tratou-se de um meteoro que entrou na atmosfera e se desintegrou durante a queda.

O ponto de impacto situar-se-á perto da cidade de Cheliabinsk, a leste dos montes Urais. A agência russa Interfax  diz que os feridos são pelo menos 514, 14 dos quais foram já hospitalizados.

Uma fonte do ministério do Interior russo citada pela AFP refere estragos materiais em seis cidades. A agência RIA Novosti diz que foram atingidas três regiões da Rússia e do vizinho Cazaquistão.


A cobra de fumaça
traz um presente amargo
- solta-o na terra


 No céu da Rússia
viajante do espaço
- indesejável penetra.
 Ardente meteorito
enamorado por carnavais
- dançou beijando a terra.

"Informações verificadas indicam que foi um meteoro que se incendiou quando se aproximou de Terra e se desintegrou em pequenas partes", disse Elena Smirnykh, do ministério das Situações de  Emergência, citada pela RIA Novosti. Segundo a agência espacial russa, Roscomos, deslocava-se à velocidade de 30 km por segundo.

A Roscomos informou que é difícil prever este tipo de ocorrência. "Segundo a informação disponível, o objecto foi registado pelos sistemas de observação espacial russo ou estrangeiros devido às características especiais da sua movimentação. A entrada destes objectos na atmosfera é acidental e difícil de prever."

No site do ministério da Defesa russo foi publicada uma foto que mostra duas colunas de fumo, sobre uns edifícios, e que testemunham a passagem do meteoro. Nas agências de notícias há imagens semelhantes, bem como de estragos materiais provocados pela queda deste objecto celeste, como vidros partidos num pavilhão desportivo.
Viajante ardente
 na pressa de se mostrar
rompe vidraças
O governo diz que não há danos nas unidades militares existentes na região. Os prejuízos materiais foram provocados pela chuva de detritos que ocorreu quando o meteoro se desintegrou e que, quando chocaram com o solo, provocaram ondas de choque que partiram vidros e janelas. Há quem relate a existência de explosões, mas as informações ainda são escassas.

Testemunhas na cidade de Cheliabinsk ouvidas pela mesma agência britânica dizem ter visto, às primeiras horas da manhã, objectos brilhantes a caírem do céu. Ouviram estrondos, sentiram edifícios a abanar e os alarmes de carros dispararam na mesma altura. "Definitivamente não foi um avião [em queda]", disse um responsável da protecção civil, ouvido pela agência Reuters, pouco depois da ocorrência.

 "Estamos a tentar reunir informação 
e não temos, até agora, qualquer dado sobre mortes."

No Youtube há diversos vídeos filmados a partir de carros em movimento que mostram claramente o voo de um objecto muito luminoso, a grande velocidade, e que provoca um grande clarão, deixando um rasto de fumo à passagem. Num dos vídeos vê-se ainda o que parece ser a desintegração desse objecto em partículas mais pequenas. 

 A cruz na testa
no beijo do meteorito
- visitante ingrato

Um blogger russo, Ilya Varlamov, reuniu no blogue alojado na plataforma Livejournal (a mais popular na Rússia), um conjunto de vídeos, imagens e testemunhos publicados online (disponível aqui, em língua russa). Algumas das imagens testemunharão a destruição provocada pelas ondas de choque. Em alguns vídeos é bem audível o que parece ser uma explosão seguido de vidros a partirem-se.

Outro vídeo mostra o medo de estudantes que se encontravam na escola. 
O director do Observatório Astronómico de Lisboa disse à Lusa que "não há nada" que ligue o meteoro que caiu na Rússia ao asteróide que vai passar perto da Terra. "Não há nada neste momento que se possa apontar que faça ligação entre estes dois fenómenos", referiu Rui Jorge Agostinho.

Corrigido meteorito por meteoro às 10h20


 Li-Sol-30
Fonte:
Sejam felizes todos os seres.Vivam em paz todos os seres.
Sejam abençoados todos os seres.
 

Nenhum comentário: