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O tráfico de drogas
Introdução
O tráfico de drogas é um comércio ilícito global, envolvendo o cultivo, a produção, distribuição e venda de substâncias que estão sujeitas a leis anti-drogas. UNODC está continuamente monitorando e pesquisando mercados globais de drogas ilícitas, a fim de obter uma compreensão mais abrangente de sua dinâmica. O tráfico de drogas é uma parte fundamental desta pesquisa. Mais informação pode ser encontrada na anual Drug Report Mundo .
Plantação de Papoulas no Afeganistão
Plantação de Papoulas no Afeganistão
O Balkan e rotas do norte são os principais corredores de tráfico de heroína no Afeganistão ligando aos grandes mercados da Rússia e Europa Ocidental. Os Balcãs rota atravessa a República Islâmica do Irã (muitas vezes via Paquistão), Turquia, Grécia e Bulgária em toda a Europa do Sudeste para o mercado da Europa Ocidental, com um valor de cerca de 20000 milhões dólares no mercado anual. A rota do norte é executado principalmente através Tajiquistão e Quirguistão (ou Uzbequistão ou Turquemenistão) para o Cazaquistão e da Federação Russa. O tamanho desse mercado é estimado total de US $ 13 bilhões ao ano.
Fluxos globais de heroína a partir de pontos de origem asiática
Em 2008, as apreensões de heroína globais atingiram um nível recorde de 73,7 toneladas. A maior parte da heroína foi apreendida na Europa Central (10 por cento) Próximo e Médio Oriente e Sudoeste da Ásia (39 por cento do total global), a Europa do Sudeste (24 por cento) e Ocidental e. O aumento global em apreensões de heroína ao longo do período 2006-2008 foi impulsionado principalmente pelo continuados ataques crescentes na República Islâmica do Irã e da Turquia. Em 2008, esses dois países foram responsáveis por mais da metade das apreensões de heroína globais e registrados, pelo terceiro ano consecutivo, a maior ea segunda maior apreensão mundial, respectivamente.
Em 2007 e 2008, a cocaína foi usada por alguns 16-17000000 pessoas em todo o mundo, semelhante ao número de usuários globais de opiáceos. América do Norte respondeu por mais de 40 por cento do consumo global de cocaína (o total foi estimado em cerca de 470 toneladas), enquanto os 27 da União Europeia e quatro países Comércio Livre Associação Europeia responsável por mais de um quarto do consumo total. Estas duas regiões são responsáveis por mais de 80 por cento do valor total do mercado global de cocaína, que foi estimado em 88.000 milhões dólares americanos em 2008.
Para o mercado norte-americano, a cocaína é normalmente transportado da Colômbia para o México ou a América Central por mar e por terra, em seguida, partir para os Estados Unidos e Canadá. A cocaína é traficada para a Europa principalmente por mar, muitas vezes nos embarques de contêineres. A Colômbia continua sendo a principal fonte da cocaína encontrada na Europa, mas os embarques diretos de Peru eo Estado Plurinacional da Bolívia são muito mais comuns do que no mercado dos Estados Unidos.
Principais fluxos globais de cocaína, 2008
Após um aumento significativo ao longo do período 2002-2005, cocaína totais globais apreensão recentemente seguiu uma tendência estável, totalizando 712 toneladas em 2007 e 711 toneladas em 2008. As convulsões continuaram a concentrar-se nas Américas e na Europa. No entanto, a transição 2007-2008 trouxe uma mudança geográfica nas apreensões em relação aos países de origem para a cocaína. Apreensões na América do Sul foi responsável por 59 por cento do total mundial em 2008, em comparação com 45 por cento em 2007.
Um problema global
As armas de fogo ilícitas como uma ameaça à segurança global
O tráfico ilícito e uso indevido de armas de fogo representam uma
grande ameaça para a segurança humana e à estabilidade social, ao mesmo
tempo em pé, como um sério obstáculo para a realização dos Objetivos de
Desenvolvimento do Milênio, particularmente na África e na América
Latina.
Armas de fogo são commodities de lucro
elevadas frequentemente traficadas ilegalmente e muitas vezes um dos
principais meios através do qual os grupos armados ilegais e
organizações criminosas perpetrar e fortalecer seu poder.
O tráfico ilícito de armas de fogo encontra suas vítimas em conflitos
armados, entre os jovens em regiões com altos índices de criminalidade e
violência, e até mesmo entre as mulheres em situações de violência
doméstica.
Países em conflito, pós-conflito ou com uma alta exposição ao crime e
violência são particularmente vulneráveis à influência
desestabilizadora do tráfico ilícito de armas.
Grupos criminosos organizados estão cada vez mais transnacional,
multi-étnica e poli-crime oriented, como diversificar em uma variedade
de crimes que envolvem mercadorias lícitas e ilícitas negociados para o
lucro.
Contrabando tornou-se a atividade criminosa por excelência das
organizações criminosas eo tráfico de armas de fogo é, juntamente com a
droga e tráfico de pessoas, uma das mais lucrativas dessas atividades
criminosas.
Fontes abertas de informação pode fornecer uma visão geral das
principais transferências de armas legais e ajudar a detectar possíveis
desvios ou triangulação, enquanto a identificação e rastreamento de
armas apreendidas pode sombrear mais alguma luz sobre o país de
fabricação e, talvez, o país de importação dos braços.
No entanto, todas estas fontes são muitas vezes insuficientes para
criar uma visão abrangente e aplicável, com as estatísticas funcionais
sobre o fluxo de armas de fogo para e dentro das regiões.
Embora a notificação de transferências para o Registro das Nações
Unidas de Armas Convencionais (UNROCA) melhorou, a falta de
transparência e as lacunas significativas nas informações fornecidas por
vários estados faz com que as investigações ou análise cruzada de dados
"espelho" muitas vezes impossível.
Sem controles adequados e procedimentos de registro no local, práticas
como a múltiplas transferências e on-ala re-venda de armas novas e em
segunda mão e suas partes, aumenta o risco de o seu desvio do comércio
controlado e dificulta a investigação e repressão eficazes dos os
responsáveis.
Portanto, o estabelecimento de um controle efetivo sobre o fluxo lícito
de armas e munições para prevenir transferências ilícitas é uma das
prioridades urgentes para a maioria das regiões e de interesse global de
todos os membros da comunidade internacional.
Ao contrário do que as armas de fogo - considerados bens duráveis, de
longa duração e menos sujeitas a um fluxo de tráfico regular - há uma
demanda mais constante e menos elástica para a munição, que é, por sua
natureza perecível e representa uma pré-condição para o uso de uma arma
de fogo. No entanto, os controles mais munição são muitas vezes insuficientes ou inexistentes.
Neste sentido, o principal objetivo é a UNODC auxilia os
Estados-Membros na implementação do Protocolo de Armas de Fogo, de forma
integrada e coerente, prestando assistência para a adoção das medidas
preventivas e de controle relevantes.
UNODC contribui para os esforços dos Estados-Membros com pesquisa
baseada em evidências, capacitação e assistência legislativa, o
desenvolvimento de ferramentas técnicas e legais, e facilitando a
aplicação da lei internacional e da cooperação judicial com o objetivo
de melhorar a investigação e julgamento dos crimes relativos a ilícitos
fabricação eo tráfico de armas de fogo, incluindo as suas possíveis
ligações com o crime organizado.
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Sejam felizes todos os seres.
Vivam em paz todos os seres.
Sejam abençoados todos os seres.
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