segunda-feira, 12 de agosto de 2013

ERWIN SCHRODINGER - NOBEL DE FÍSICA 1933 - MECÂNICA QUÂNTICA




 Google Doodle em Erwin SchrodingerGoogle celebra o aniversário do físico austríaco Erwin Schrodinger tarde.
 Erwin Schrödinger aniversário comemorado no Google Doodle
O falecido físico premiado Nobel deu o seu nome à equação que está no coração da mecânica quântica

    
Pela equipe Guardião
   


Erwin Schrödinger.jpg

 theguardian.com, segunda-feira 12 de agosto de 2013 01.10 BST

Google Doodle em Erwin SchrodingerGoogle celebra o aniversário do físico austríaco Erwin Schrodinger tarde.
Do Google mais marcas do doodle do aniversário de Erwin Schrödinger, o ganhador do prêmio Nobel físico quântico cuja equação homônimo está no coração da mecânica quântica.
Nascido em Viena, em 1887, a um dono de fábrica e sua esposa austríaca Inglês, Schrödinger foi educado em casa como uma criança e passou a estudar física teórica na Universidade de Viena, antes de iniciar o serviço militar voluntário, depois de voltar para a academia para estudar física experimental .
Serviço militar renovada durante a primeira guerra mundial terminou seus estudos antes de ser enviado de volta para Viena, em 1917, para ministrar um curso de meteorologia.
No entanto, não foi até seu 30s atrasado que ele estava a mudar para sempre a face da física, produzindo uma série de documentos que foram todos escritos e publicados ao longo de um período de seis meses de investigação teórica.
Em 1925, então professor de física na Universidade de Zurique e de férias nos Alpes, Schrödinger formulou uma onda equação que deu com precisão os níveis de energia dos átomos. Ele formou a base do trabalho que ele ganharia o prêmio Nobel de Física em 1933.
Nos anos seguintes, ele criticou repetidamente interpretações convencionais da mecânica quântica usando o paradoxo do que viria a ser conhecido como o gato de Schrödinger. Este experimento de pensamento foi projetado para ilustrar o que viu como os problemas relacionados com a aplicação do convencional, a chamada "interpretação de Copenhague" da mecânica quântica a objetos do cotidiano.
Outros trabalhos focados em diferentes campos da física, incluindo a mecânica estatística, termodinâmica e da teoria da cor. Em um livro de 1944, célebre, que é a vida?, Ele virou-se para os problemas de genética, tendo um olhar mais atento sobre o fenômeno da vida a partir do ponto de vista da física.
Ele morreu em Viena em janeiro de 1961 a partir de uma tuberculose que afetou toda a sua vida e foi sepultado na aldeia austríaca ocidental de Alpbach.


 Erwin Schrödinger
Nascido em Erwin Rudolf Josef Alexander Schrödinger12 de agosto de 1887  Viena, Áustria-HungriaMorreu 04 de janeiro de 1961 (73 anos) Viena, ÁustriaCidadania Áustria, Irlanda Nacionalidade austríacaCampos Física Instituições

Conhecido pela equação de SchrödingerO gato de SchrödingerMétodo de Schrödinger
Equações de Schrödinger-Newton
Notável prêmios Nobel de Física (1933)Medalha Max Planck (1937)Cônjuge Annemarie Bertel (1920-1961) [1]

Busto de Schrödinger, na arcada pátio do prédio principal da Universidade de Viena, Áustria
Erwin Rudolf Josef Alexander Schrödinger (/ ʃroʊdɪŋər /; Alemão: [ɛʁvi ː n ʃʁø ː dɪŋɐ]; 12 agosto de 1887 - 4 de janeiro de 1961) foi um físico austríaco que desenvolveu uma série de resultados fundamentais no campo da teoria quântica, que formaram a base da onda mecânica: ele formulou a equação de onda (equação de Schrödinger estacionária e tempo-dependente) e revelou a identidade de seu desenvolvimento do formalismo e mecânica matricial. Schrödinger propôs uma interpretação original do significado físico da função de onda e nos anos subseqüentes criticado repetidamente a interpretação de Copenhague da mecânica quântica convencional (usando por exemplo, o paradoxo do gato de Schrödinger). Além disso, ele foi o autor de muitas obras em vários campos da física: mecânica estatística e termodinâmica, física de dielétricos, teoria da cor, eletrodinâmica, a relatividade geral e cosmologia, e ele fez várias tentativas de construir uma teoria do campo unificado. Em seu livro O que é vida? Schrödinger abordou os problemas de genética, olhando para o fenômeno da vida a partir do ponto de vista da física. Ele prestou grande atenção aos aspectos filosóficos da ciência, conceitos filosóficos antigos e oriental, ética e religião. [2] Ele também escreveu sobre a filosofia e biologia teórica.

 BiografiaPrimeiros anos
Em 1887, Schrödinger nasceu em Viena, Áustria, para Rudolf Schrödinger (produtor oleado, botânico) e Georgine Emilia Brenda (filha de Alexander Bauer, Professor de Química, Technische Hochschule de Viena). Ele era seu único filho.
Sua mãe era metade austríaca e meia Inglês, seu pai era católico e sua mãe era luterana. Apesar de ter sido criado em uma família religiosa, ele chamava a si mesmo um ateu. [3] [4] No entanto, ele tinha fortes interesses em religiões orientais, o panteísmo e simbolismo religioso usado em suas obras. [5] Ele também acreditava que seu trabalho científico foi um abordagem para a divindade. [6]
Ele também era capaz de aprender Inglês fora da escola, como sua avó materna era britânico. [7] Entre 1906 e 1910 Schrödinger estudou em Viena, sob Franz S. Exner (1849-1926) e Friedrich Hasenöhrl (1874-1915). Ele também realizou um trabalho experimental com Karl Wilhelm Friedrich "Fritz" Kohlrausch.
Em 1911, Schrödinger tornou-se assistente de Exner. Em tenra idade, Schrödinger foi fortemente influenciado por Arthur Schopenhauer. Como resultado de sua extensa leitura das obras de Schopenhauer, ele ficou profundamente interessado em toda a sua vida na teoria da cor e da filosofia. Em sua "Mente e Matéria" palestra, ele disse que "o mundo estendido no espaço e no tempo, mas é a nossa representação." Esta é uma repetição das primeiras palavras da obra principal de Schopenhauer.Meia-idade
Em 1914, Erwin Schrödinger alcançado Habilitação (venia legendi). Entre 1914 e 1918 ele participou de trabalho de guerra como oficial comissionado na artilharia fortaleza austríaca (Gorizia, Duino, Sistiana, Prosecco, Viena). Em 1920 ele se tornou o assistente de Max Wien, em Jena, e em setembro de 1920, ele atingiu a posição de ao. Prof (ausserordentlicher Professor), equivalente a Reader (UK) ou professor (EUA), em Stuttgart. Em 1921, ele se tornou o. Prof (Ordentlicher Professor, isto é professor titular), em Breslau (hoje Wroclaw, Polónia).
Em 1921, mudou-se para a Universidade de Zurique. Em 1927, ele conseguiu Max Planck na Universidade Friedrich Wilhelm, em Berlim. Em 1933, no entanto, Schrödinger decidiu deixar a Alemanha, ele não gostava de anti-semitismo dos nazistas. Ele se tornou um membro da Magdalen College da Universidade de Oxford. Logo após sua chegada, ele recebeu o Prêmio Nobel, juntamente com Paul Dirac. Sua posição em Oxford não deu certo, seus arranjos domésticos não convencionais, compartilhando alojamentos com duas mulheres e seu gato, Milton, [8] foi não se reuniu com a aceitação. Em 1934, Schrödinger lecionou na Universidade de Princeton, ele foi oferecido uma posição permanente lá, mas não aceitá-lo. Mais uma vez, o seu desejo de montar a casa com sua esposa e sua amante pode ter colocado um problema. [9] Ele tinha a perspectiva de uma posição na Universidade de Edimburgo, mas atrasos vistos ocorrido, e, no final, ele assumiu uma posição na da Universidade de Graz, na Áustria, em 1936.
Em meio a essas questões de posse em 1935, após uma extensa correspondência com Albert Einstein, ele propôs o que agora é chamado de gato experimento mental de Schrödinger.Erwin Schrödinger como um jovem cientistaAnos mais tarde
Em 1939, depois do Anschluss, Schrödinger teve problemas por causa de sua fuga da Alemanha em 1933 e conhecida a sua oposição ao nazismo. Ele emitiu um comunicado negando essa oposição (que mais tarde se arrependeu fazê-lo e, pessoalmente, pediu desculpas a Einstein). No entanto, este não satisfazer totalmente a nova dispensação e da universidade demitiu de seu emprego por insegurança política. Ele sofreu assédio e recebeu instruções para não deixar o país, mas ele e sua esposa fugiram para a Itália. De lá, ele foi para posições visitar em Oxford e da Universidade de Ghent.
No mesmo ano, ele recebeu um convite pessoal de Taoiseach da Irlanda, Éamon de Valera, a residir na Irlanda e concorda em ajudar a estabelecer um Instituto de Estudos Avançados em Dublin. [10] Ele se mudou para Clontarf, Dublin, tornou-se o Diretor da Escola de Física Teórica em 1940 e permaneceu lá por 17 anos. Ele se tornou um cidadão irlandês naturalizado em 1948, mas manteve sua cidadania austríaca. Ele escreveu cerca de 50 novas publicações sobre vários temas, incluindo suas explorações da teoria do campo unificado.
Em 1944, ele escreveu O que é vida?, Que contém uma discussão de entropia negativa eo conceito de uma molécula complexa com o código genético de organismos vivos. De acordo com o livro de memórias de James D. Watson, DNA, o segredo da vida, o livro de Schrödinger Watson deu a inspiração para a investigação do gene, o que levou à descoberta da estrutura de dupla hélice do DNA em 1953. Da mesma forma, Francis Crick, em seu livro autobiográfico O Mad Pursuit, descreveu como ele foi influenciado por especulações de Schrödinger sobre como a informação genética pode ser armazenada em moléculas. No entanto, o geneticista e 1946 do prêmio Nobel vencedor HJ Muller tinha em seu artigo de 1922 "Variação devido à mudança no gene Individual" [11] já colocou todas as propriedades básicas da molécula de hereditariedade que Schrödinger deriva dos primeiros princípios em que é vida?, propriedades que Muller refinados em seu artigo 1.929 "O gene como a base da vida" [12] e clarificado durante a década de 1930, muito antes da publicação de O que é vida?. [13]
Schrödinger ficado em Dublin até se aposentar em 1955. Durante este tempo ele permaneceu comprometido com a sua paixão particular; envolvimentos com os alunos ocorreu [duvidosa - discutir] e ele teve dois filhos com duas mulheres diferentes irlandeses [14] Ele tinha um interesse permanente na filosofia Vedanta do Hinduísmo, o que influenciou as suas especulações. no fim do que é vida? sobre a possibilidade de que a consciência individual é apenas uma manifestação de uma consciência unitária que permeia o universo. [15] Um manuscrito "Fragmento de um diálogo inédito de Galileo" a partir deste momento ressurgiu recentemente no Hospital escola do Rei embarque, Dublin [16] depois de Foi escrito para a edição de seu casaco azul da escola de 1955 para celebrar sua partida de Dublin para assumir sua nomeação como Presidente de Física da Universidade de Viena.
Em 1956, ele retornou a Viena (cadeira ad personam). Em uma importante palestra durante a Conferência Mundial de Energia, ele se recusou a falar sobre a energia nuclear por causa de seu ceticismo sobre o assunto e deu uma palestra filosófica vez. Durante este período, Schrödinger virou a partir da definição da dualidade onda-partícula convencional da mecânica quântica "e promoveu a idéia de onda sozinho [carece de fontes], causando muita controvérsia.Vida pessoal
Em 6 de abril de 1920, Schrödinger casado Annemarie Bertel. [17]
Schrödinger sofria de tuberculose e várias vezes na década de 1920 ficou em um sanatório em Arosa. Foi lá que ele formulou sua equação de onda [18].Annemarie e túmulo de Erwin Schrödinger, acima de função de onda da mecânica quântica o nome da placa de Schrödinger está inscrito:

    
i \ hbar \ frac {\ partial} {\ partial t} \ Psi = \ hat H \ Psi
Em 4 de janeiro de 1961, Schrödinger morreu em Viena, em 73 anos de idade de tuberculose. Ele deixou uma viúva, Anny (nascido Annemarie Bertel em 3 de Dezembro de 1896, morreu 03 de outubro de 1965), e foi sepultado em Alpbach, Áustria.

Atividades científicasAtividades iniciaisNo início de sua vida, Schrödinger experiências nas áreas de engenharia elétrica, eletricidade atmosférica, ea radioactividade atmosférica, normalmente ele trabalhou com seu ex-professor Franz Exner. Ele também estudou teoria vibracional, a teoria do movimento browniano, e as estatísticas matemáticas. Em 1912, a pedido dos editores do Manual de Eletricidade e Magnetismo, Schrödinger escreveu um artigo intitulado Dieelectrism. Nesse mesmo ano, Schrödinger deu uma estimativa teórica da distribuição de altura provável de substâncias radioactivas, que é necessária para explicar a radioatividade observada da atmosfera, e em agosto 1913 executou vários experimentos em Zeehame que confirmaram sua estimativa teórica e os de Victor Franz Hess . Para este trabalho, Schrödinger foi agraciado com o Prêmio 1920 Haytingera (Haitinger-Preis) da Academia Austríaca de Ciências. [19] Outros estudos experimentais conduzidos pelo jovem pesquisador, em 1914, estavam checando as fórmulas para a pressão capilar em bolhas de gás e estudo da imóveis de moles de radiação beta aparecendo na queda de raios gama sobre a superfície do metal. O último trabalho que ele realizou junto com seu amigo Fritz Kohlrausch. Em 1919, Schrödinger realizou seu último experimento físico em luz coerente e, posteriormente, focada em estudos teóricos.

A mecânica quânticaTeoria quântica VelhoNos primeiros anos de sua carreira Schrödinger tornou-se familiarizado com as idéias da teoria quântica, desenvolvida nos trabalhos de Max Planck, Albert Einstein, Niels Bohr, Arnold Sommerfeld, e outros. Esse conhecimento o ajudou a trabalhar em alguns problemas de física estatística, mas o cientista austríaco na época ainda não estava pronto para participar com os métodos tradicionais da física clássica.
As primeiras publicações de Schrödinger sobre a teoria atômica ea teoria dos espectros começaram a surgir apenas a partir do início da década de 1920, depois que seu conhecimento pessoal com Sommerfeld e Wolfgang Pauli e sua mudança para a Alemanha. Em janeiro de 1921, Schrödinger terminou seu primeiro artigo sobre este assunto, sobre a estrutura do efeito Bohr-Sommerfeld da interação de elétrons em algumas características dos espectros dos metais alcalinos. De particular interesse para ele foi a introdução de considerações relativistas na teoria quântica. No outono de 1922, ele analisou as órbitas de elétrons em um átomo de um ponto de vista geométrico, usando métodos desenvolvidos pelo matemático Hermann Weyl (1885-1955). Este trabalho, em que foi demonstrado que as órbitas quânticos estão associados com determinadas propriedades geométricas, foi um passo importante na previsão de algumas das características da onda mecânica. No início do mesmo ano, ele criou a equação de Schrödinger do efeito Doppler relativístico para linhas espectrais, com base na hipótese de quanta de luz e considerações de energia e momentum. Ele gostou da idéia de sua Exner professor sobre a natureza estatística das leis de conservação, então ele abraçou entusiasticamente os artigos de Bohr, Kramers e Slater, que sugeriu a possibilidade de violação dessas leis em processos atômicos individuais (por exemplo, no processo de emissão de radiação). Apesar do fato de que os experimentos de Hans Geiger e Walther Bothe em breve lançar dúvidas sobre isso, a idéia de energia como um conceito estatístico foi uma atração permanente para Schrödinger e ele discutimos isso em alguns relatórios e publicações. [20]

Criação de mecânica ondulatóriaEm janeiro de 1926, Schrödinger publicado em Annalen der Physik o papel "Quantisierung als Eigenwertproblem" [tr. Quantização como um problema de autovalor] em mecânica ondulatória e apresentou o que hoje é conhecida como a equação de Schrödinger. Neste trabalho, ele deu uma "derivação" da equação de onda para sistemas independentes do tempo e mostrou que ele deu os autovalores de energia corretos para um átomo de hidrogênio-like. Este trabalho foi universalmente celebrada como uma das conquistas mais importantes do século XX e criou uma revolução na mecânica quântica e na verdade de toda a física e química. Um segundo artigo foi submetido apenas quatro semanas depois que resolveu o oscilador quântico harmônico, rotor rígido e problemas de moléculas diatômicas e deu uma nova derivação da equação de Schrödinger. Um terceiro papel maio mostrou equivalência da sua abordagem ao de Heisenberg e deu o tratamento do efeito de Stark. Um quarto artigo desta série mais marcante mostrou como tratar os problemas em que as mudanças no sistema com o tempo, como em problemas de espalhamento. Esses papéis eram sua conquista central e foram imediatamente reconhecidos como tendo grande importância pela comunidade física.

CorUma das áreas menos conhecidas de Schrödinger de contribuição científica foi seu trabalho sobre a cor, a percepção de cores e colorimetria (Farbenmetrik). Em 1920, ele publicou três trabalhos nesta área:

    
"Theorie der Pigmente von größter Leuchtkraft" Annalen der Physik, (4), 62, (1920), 603-22 (Teoria de pigmentos com maior luminosidade)
    
"Grundlinien einer Theorie der Farbenmetrik im Tagessehen" Annalen der Physik, (4), 63, (1920), 397-456, 481-520 (Esboço de uma teoria da medição de cor para a visão de verão)
    
"Farbenmetrik," Zeitschrift fur Physik, 1, (1920), 459-66 (medição da cor).
A segunda delas está disponível em Inglês como "Esboço de uma Teoria de Medição de cores para Visão Daylight" em fontes de cor Ciência, Ed. David L. macadame, The MIT Press (1970), 134-82.

 Google Doodle & Wikipédia
Sejam felizes todos os seres. Vivam em paz todos os seres. 
Sejam abençoados todos os seres.

Nenhum comentário: