O que é ser "normal"? O que significa "patologia mental"? Qual o limite entre uma diferença extravagante e a expressão de uma doença da mente? Como lidar com os que rotulamos como sendo loucos ou portadores de transtornos mentais? Estas e outras questões contextualizam a história da psicopatologia no Brasil, tema deste Café Filosófico CPFL, que terá a participação de Benilton Bezerra, psicanalista, psiquiatra e professor do Instituto de medicina social da UERJ. "Uma das maneiras de refletir sobre a cultura brasileira, passada e atual, é explorar as maneiras como o olhar psiquiátrico e o imaginário social lidaram, e lidam, com essas questões", afirma Bezerra. Segundo ele, a "ainda pouco conhecida história psiquiátrica brasileira tem capítulos tristes e outros vigorosamente estimulantes. A cultura brasileira atual é atravessada pela expansão aparentemente ilimitada dos transtornos mentais. Este encontro visa abordar alguns dos tópicos centrais desse universo temático.
Benilton Bezerra possui graduação em Direito e em Medicina, mestrado em Medicina Social pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (1982) e doutorado em Saúde Coletiva pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (1996).
Benilton Bezerra possui graduação em Direito e em Medicina, mestrado em Medicina Social pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (1982) e doutorado em Saúde Coletiva pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (1996).
Atualmente é professor adjunto no Instituto de Medicina Social da Universidade do Estado do Rio de Janeiro, pesquisador do PEPAS (Programa de Estudos e Pesquisas sobre Ação e Sujeito (IMS/UERJ) e membro da direção do Instituto Franco Basaglia no Rio de Janeiro. Membro da direção da ONG Casa da Árvore. Participa como pesquisador do projeto de cooperação intercultural Brasil/Alemanha PROBRAL (CAPES/DAAD) sobre o tema: "O sujeito cerebral: impacto das neurociências na sociedade contemporânea".
Seminário de Psicologia - Psicossomática - USP - 114min.
Seminário Internacional - Fenomenologia -184min.
Seminário Internacional: Fenomenologia-Psicopatologia-Neurociênci as: e a consciência? Profa. Emérita Angela Ales Bello (Pontificia Università Lateranense, Roma, Itália), tradução de Ir. Jacinta Turolo Garcia (Centro Italiano di Ricerche Fenomenologiche, Roma, Itália) e organização do Prof. Andrés Eduardo Aguirre Antúnez:
Fenomenologia do Ser Humano - 122min.
Fenomenologia - 182min.
173min.
Fenomenologia Consciência? -165min.
II Encontro Brasileiro da AIPCF - Corpo e... 212min.
Fenomenologia - Saúde Mental - 144min.
Laboratório de Saúde Mental - 177min
Encontro de Assistências Sociais - 206min
Seminário de Neurociências - 53min.
Congresso Interno de Psicologia -182min.
Fenomenologia - Consciência -194min.
II Encontro de Assistentes Sociais - 110min.
Transmitido ao vivo em 16/09/2013
Dia 16: http://youtu.be/ionSSVZ2dH0?t=45m48s
Dia 17: http://youtu.be/yQw3ZXN4GPc?t=12m23s
Dia 18: http://youtu.be/Gisx2pBchto?t=7m40s
Dia 19: http://youtu.be/Vs9v_QgP1jY?t=28m40s
16, 17, 18 e 19/09/2013 das 9h00 às 12h00
Local: Auditório Carolina Bori -- Bloco G - Psicologia USP
Li-Sol-30
Fonte:
Publicado em 17/04/2013 - Licença padrão do YouTube
Sejam felizes todos os seres.Vivam em paz todos os seres.
Sejam abençoados todos os seres.
Nenhum comentário:
Postar um comentário