quinta-feira, 21 de novembro de 2013

SEMINÁRIOS E A HISTÓRIA DA PSICOPATOLOGIA NO BRASIL - Benilton Bezerra


A História da Psicopatologia no Brasil - Benilton Bezerra
 
O que é ser "normal"? O que significa "patologia mental"? Qual o limite entre uma diferença extravagante e a expressão de uma doença da mente? Como lidar com os que rotulamos como sendo loucos ou portadores de transtornos mentais? Estas e outras questões contextualizam a história da psicopatologia no Brasil, tema deste Café Filosófico CPFL, que terá a participação de Benilton Bezerra, psicanalista, psiquiatra e professor do Instituto de medicina social da UERJ. "Uma das maneiras de refletir sobre a cultura brasileira, passada e atual, é explorar as maneiras como o olhar psiquiátrico e o imaginário social lidaram, e lidam, com essas questões", afirma Bezerra. Segundo ele, a "ainda pouco conhecida história psiquiátrica brasileira tem capítulos tristes e outros vigorosamente estimulantes. A cultura brasileira atual é atravessada pela expansão aparentemente ilimitada dos transtornos mentais. Este encontro visa abordar alguns dos tópicos centrais desse universo temático.

Benilton Bezerra possui graduação em Direito e em Medicina, mestrado em Medicina Social pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (1982) e doutorado em Saúde Coletiva pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (1996). 

Atualmente é professor adjunto no Instituto de Medicina Social da Universidade do Estado do Rio de Janeiro, pesquisador do PEPAS (Programa de Estudos e Pesquisas sobre Ação e Sujeito (IMS/UERJ) e membro da direção do Instituto Franco Basaglia no Rio de Janeiro. Membro da direção da ONG Casa da Árvore. Participa como pesquisador do projeto de cooperação intercultural Brasil/Alemanha PROBRAL (CAPES/DAAD) sobre o tema: "O sujeito cerebral: impacto das neurociências na sociedade contemporânea".

Seminário de Psicologia -  Psicossomática - USP - 114min.
Seminário Internacional - Fenomenologia -184min.

Seminário Internacional "Fenomenologia-Psicopatologia-Neurociências: e a consciência?" (16/9/13)

Seminário Internacional: Fenomenologia-Psicopatologia-Neurociênci­as: e a consciência? Profa. Emérita Angela Ales Bello (Pontificia Università Lateranense, Roma, Itália), tradução de Ir. Jacinta Turolo Garcia (Centro Italiano di Ricerche Fenomenologiche, Roma, Itália) e organização do Prof. Andrés Eduardo Aguirre Antúnez: 
Fenomenologia do Ser Humano - 122min.
Fenomenologia - 182min.
 
173min.
Fenomenologia Consciência? -165min.
 
II Encontro Brasileiro da AIPCF - Corpo e... 212min.
 
Fenomenologia - Saúde Mental - 144min.
Laboratório de Saúde Mental - 177min
Encontro de Assistências Sociais - 206min
 
 
Seminário de Neurociências - 53min.
 
 
Congresso Interno de Psicologia -182min.
 
 
Fenomenologia - Consciência -194min.
 
II Encontro de Assistentes Sociais - 110min.
Transmitido ao vivo em 16/09/2013
16, 17, 18 e 19/09/2013 das 9h00 às 12h00 Local: Auditório Carolina Bori -- Bloco G - Psicologia USP
Li-Sol-30
Fonte:


Publicado em 17/04/2013 - Licença padrão do YouTube
Sejam felizes todos os seres.Vivam em paz todos os seres.
Sejam abençoados todos os seres.

Nenhum comentário: