terça-feira, 7 de janeiro de 2014

A ORAÇÃO DE SHIVA -


     
    Alcançando a Meta da Vida:

    A Oração de Shiva
 
    Shiva
    (Excerto do capítulo 24 do quarto canto da obra Srimad-Bhagavatam)

    Oração ensinada por Shiva aos Prachetas e a todo aquele que deseja alcançar
    a meta última da vida.
     
    Quem quer que seja rendido à Suprema Personalidade de Deus, Krsna, o
    controlador de tudo – da natureza material, bem como da entidade viva –
    realmente me é muito querido. Alguém que executa seu dever ocupacional
    adequadamente por cem nascimentos torna-se qualificado para ocupar o posto
    de Brahma, e, se ele se qualifica ainda mais, pode aproximar-se do Senhor
    Shiva. Uma pessoa que é diretamente rendida ao Senhor Krsna, ou Visnu, em
    serviço devocional imaculado, é promovida de imediato aos planetas
    espirituais. O Senhor Shiva e outros semideuses alcançam esses planetas após
    a destruição deste mundo material. Como todos vós sois devotos do Senhor, eu
    posso entender que sois tão respeitáveis como a própria Suprema
    Personalidade de Deus. Dessa maneira, sei que os devotos também me respeitam
    e que lhes sou muito querido. Assim, ninguém pode ser tão querido pelos
    devotos quanto eu. Agora, cantarei um mantra que, além de ser
    transcendental, puro e auspicioso, é a melhor oração para quem quer que
    aspire alcançar a meta última da vida. Quando eu cantar este mantra, por
    favor, ouvi-o cuidadosa e atentamente.
       
    A Oração de Shiva

     Ó Suprema Personalidade de Deus, todas as glórias a Vós. Sois o mais ilustre
    de todos os seres que conhecem a si mesmos. Uma vez que sois sempre
    auspicioso para os autorrealizados, desejo que sejais auspicioso para mim.
    Sois adorável em virtude das instruções sumamente perfeitas que transmitis.
    Vós sois a Superalma; portanto, presto minhas reverências a Vós como o ser
    vivo supremo.

    Meu Senhor, Vós sois a origem da criação em virtude da flor de lótus que
    brota de Vosso umbigo. Sois o controlador supremo dos sentidos e dos objetos
    dos sentidos, e também sois o Vasudeva onipresente. Sois muito pacífico, e,
    devido a Vossa existência autoiluminada, as seis classes de transformações
    não Vos perturbam.
     
    Meu querido Senhor, Vós sois a origem dos ingredientes materiais sutis, o
    senhor de toda a integração, bem como o senhor de toda a desintegração, a
    Deidade predominante chamada Sankarsana, e o senhor de toda a inteligência,
    conhecido como a Deidade predominante Pradyumna. Portanto, ofereço-Vos
    minhas respeitosas reverências.
     
    Meu Senhor, como a suprema Deidade diretora conhecida como Aniruddha, sois o
    senhor dos sentidos e da mente. Portanto, ofereço-Vos repetidamente minhas
    reverências. Sois conhecido como Ananta e como Sankarsana devido à Vossa
    capacidade de destruir toda a criação com o fogo abrasador de Vossa boca.
     
    Meu Senhor, ó Aniruddha, Vós sois a autoridade através da qual se abrem as
    portas dos sistemas planetários superiores e as portas da liberação. Estais
    sempre dentro do coração puro da entidade viva. Portanto, presto-Vos minhas
    reverências. Vós possuís sêmen que é como o ouro, e assim, sob a forma do
    fogo, auxiliais os sacrifícios védicos, que começam com catur-hotra.
    Portanto, presto-Vos minhas reverências.
     
    Meu Senhor, Vós sois o provedor dos Pitrlokas, bem como de todos os
    semideuses. Sois a deidade predominante da Lua e o mestre de todos os três
    Vedas. Presto-Vos minhas respeitosas reverências, porque sois a fonte
    original de satisfação para todas as entidades vivas.

    Meu querido Senhor, sois a gigantesca forma universal, que contém todos os
    corpos individuais das entidades vivas. Sois o mantenedor dos três mundos,
    de modo que mantendes a mente, os sentidos, o corpo e o ar vital dentro
    deles. Portanto, presto-Vos minhas respeitosas reverências.

    Meu querido Senhor, expandindo Vossas vibrações transcendentais, revelais o
    verdadeiro significado de tudo. Sois o céu onipenetrante, interna e
    externamente, e sois a meta última das atividades piedosas executadas tanto
    neste mundo material quanto fora dele. Portanto, presto-Vos repetidamente
    minhas respeitosas reverências.
     
    Meu querido Senhor, Vós sois a testemunha dos resultados das atividades
    piedosas. Vós sois a inclinação, a indisposição e suas atividades
    resultantes. Sois a causa das condições miseráveis da vida, ocasionadas pela
    irreligião, e por isso sois a morte. Presto-Vos minhas respeitosas
    reverências.
     
    Meu querido Senhor, Vós sois o maior de todos os outorgadores de bênçãos, o
    mais velho e o supremo desfrutador entre todos os desfrutadores. Sois o
    mestre da filosofia metafísica de todos os mundos, pois sois a causa suprema
    de todas as causas, o Senhor Krsna. Vós sois o maior de todos os princípios
    religiosos, a mente suprema, e tendes um cérebro que nunca é afetado por
    nenhuma condição. Portanto, presto-Vos repetidamente minhas reverências.
     
    Meu querido Senhor, Vós sois o controlador supremo do trabalhador, das
    atividades dos sentidos e dos resultados das atividades dos sentidos
    [karma]. Portanto, sois o controlador do corpo, da mente e dos sentidos.
    Também sois o controlador supremo do egotismo, conhecido como Rudra. Sois a
    fonte do conhecimento e das atividades prescritas nos Vedas.
     
    Meu querido Senhor, desejo ver-Vos exatamente sob a forma que Vossos
    queridos devotos adoram. Vós tendes muitas outras formas, mas desejo ver
    Vossa forma que é especialmente apreciada pelos devotos. Por favor, tende
    misericórdia de mim e mostrai-me esta forma, pois somente esta forma adorada
    pelos devotos pode satisfazer perfeitamente todas as exigências dos
    sentidos.
     
    A beleza do Senhor parece com aquela de uma nuvem negra durante a estação
    das chuvas. Assim como a chuva cintila, Suas feições corpóreas também o
    fazem. Na verdade, Ele é o somatório de toda a beleza. O Senhor tem quatro
    braços e um rosto extraordinariamente belo, com olhos semelhantes a pétalas
    de lótus, um belo nariz arrebitado, um sorriso que atrai todas as mentes,
    uma bela testa e orelhas igualmente belas e plenamente decoradas.
     
    O Senhor é sumamente belo devido a Seu sorriso aberto e misericordioso e ao
    olhar oblíquo que lança sobre Seus devotos. Seu cabelo negro é cacheado, e
    Sua roupa, ondulante ao vento, parece com o pólen cor de açafrão que voa das
    flores de lótus. Seus brincos cintilantes, elmo reluzente, braceletes,
    guirlanda, sinos de tornozelo, cinturão e diversos outros adornos corpóreos
    combinam-se com o búzio, o disco, a maça e a flor de lótus para aumentar a
    beleza natural da pérola Kaustubha sobre Seu peito.
     
    O Senhor tem ombros iguais aos de um leão. Sobre esses ombros, há
    guirlandas, colares e galões, e tudo está sempre reluzente. Além disso, há a
    beleza da pérola Kaustubhamani e, sobre o peito negro do Senhor, há listras
    chamadas Srivatsa, que são sinais da deusa da fortuna. A cintilação dessas
    listras excede a beleza das listras de ouro sobre uma pedra de testar ouro.
    De fato, tal pulcritude supera a beleza da própria pedra de testar ouro.
     
    O abdômen do Senhor é belo devido a três pregas. Sendo bem redondo, Seu
    abdômen assemelha-se a uma folha de figueira-de-bengala, e, quando Ele
    expira e inspira, o movimento das pregas parece belíssimo. Tamanha é a
    profundidade dos anéis dentro do umbigo do Senhor que parece que todo o
    universo surgiu dele e novamente deseja voltar a ele.
     
    A parte abaixo da cintura do Senhor é negra e está coberta com roupas
    amarelas e um cinturão enfeitado com bordados dourados. Seus pés de lótus
    simétricos e as barrigas, coxas e juntas de Suas pernas são
    extraordinariamente belos. De fato, todo o corpo do Senhor é muito formoso.
     
    Meu querido Senhor, Vossos dois pés de lótus são tão belos que parecem duas
    pétalas desabrochadas da flor de lótus que cresce durante o outono. Na
    verdade, as unhas de Vossos pés de lótus emitem uma refulgência tão grande
    que dissipam de imediato toda a escuridão no coração de uma alma
    condicionada. Meu querido Senhor, por favor, mostrai-me esta Vossa forma que
    sempre dissipa toda espécie de escuridão no coração do devoto. Meu querido
    Senhor, Vós sois o mestre espiritual supremo de todos; portanto, todas as
    almas condicionadas cobertas pela escuridão da ignorância podem ser
    iluminadas por Vós sob a forma do mestre espiritual.
     
    Meu querido Senhor, aqueles que desejam purificar sua existência devem
    ocupar-se sempre em meditar em Vossos pés de lótus, como se descreve acima.
    Aqueles que levam a sério a execução de seus deveres ocupacionais e que
    desejam libertar-se do temor devem adotar este processo de bhakti-yoga.

    Meu querido Senhor, o rei encarregado do reino celestial também deseja obter
    a meta última da vida, o serviço devocional. De modo semelhante, Vós sois o
    destino último daqueles que se identificam conVosco [aham brahmasmi].
    Entretanto, para eles, é muito difícil alcançar-Vos, ao passo que o devoto
    pode alcançar-Vos com muita facilidade.
     
    Meu querido Senhor, mesmo pessoas liberadas têm dificuldade de executar
    serviço devocional puro, mas só o serviço devocional pode Vos satisfazer.
    Quem adotará outros processos de autorrealização se for realmente sério
    quanto à perfeição da vida?

    Com o simples franzir de Vossas sobrancelhas, o tempo invencível
    personificado pode aniquilar imediatamente todo o universo. Contudo, o tempo
    formidável não se aproxima do devoto que tenha se refugiado plenamente a
    Vossos pés de lótus.
     
    Se alguém por acaso se associa com um devoto, mesmo que por uma fração de
    segundo, já não está mais sujeito à atração pelos resultados de karma ou
    jnana. Que interesse, então, pode ele ter nas bênçãos dos semideuses, que
    estão sujeitos às leis de nascimento e morte?
    Meu querido Senhor, Vossos pés de lótus são a causa de todas as coisas
    auspiciosas e os destruidores de toda contaminação de pecado. Portanto,
    imploro-Vos que me abençoeis com a companhia de Vossos devotos, os quais são
    perfeitamente puros por adorarem Vossos pés de lótus e os quais têm imensa
    misericórdia das almas caídas. Creio que Vossa verdadeira bênção será
    permitir-me estar na companhia desses devotos.
    O devoto cujo coração foi inteiramente purificado pelo processo de serviço
    devocional e que é favorecido por Bhaktidevi não se confunde com a energia
    externa, a qual é como um poço escuro. Estando, dessa maneira, inteiramente
    limpo de toda a contaminação material, o devoto é capaz de entender com
    muita alegria Vosso nome, fama, forma, atividades, etc.
     
    Meu querido Senhor, o Brahman impessoal espalha-se por toda a parte, assim
    como a luz do Sol ou o céu. E este Brahman impessoal, que se espalha por
    todo o universo e no qual se manifesta todo o universo, sois Vós.
    Meu querido Senhor, tendes múltiplas energias, e essas energias
    manifestam-se sob múltiplas formas. Com essas energias, também criais esta
    manifestação cósmica, e, embora a mantenhais como se fosse permanente, ela é
    finalmente aniquilada por Vós. Apesar de nunca serdes perturbado por
    semelhantes transformações e alterações, as entidades vivas são perturbadas
    por elas, e por isso julgam a manifestação cósmica diferente ou separada de
    Vós. Meu Senhor, sois sempre independente, e posso constatar claramente este
    fato.
     
    Meu querido Senhor, Vossa forma universal consiste em todos os cinco
    elementos, os sentidos, a mente, a inteligência, o falso ego, que é
    material, e o Paramatma, Vossa expansão parcial, que é o diretor de tudo. Os
    yogis que não são devotos – a saber, o karma-yogi e o jnana-yogi –
    adoram-Vos mediante suas respectivas ações em suas respectivas posições.
    Afirma-se tanto nos Vedas quanto nos sastras que são corolários dos Vedas –
    e, na verdade, em toda a parte – que apenas Vós deveis ser adorado. Esta é a
    versão perita de todos os Vedas.
     
    Meu querido Senhor, Vós sois a única Pessoa Suprema, a causa de todas as
    causas. Antes da criação deste mundo material, Vossa energia material
    permanece adormecida. Quando Vossa energia material é agitada, as três
    qualidades – a saber, bondade, paixão e ignorância – atuam, e
    consequentemente manifesta-se a totalidade da energia material – ego, éter,
    ar, fogo, água, terra e todos os diversos semideuses e pessoas santas. Assim
    é criado o mundo material.
    Meu querido Senhor, após criardes tudo mediante Vossas próprias potências,
    entrais na criação sob quatro espécies de formas. Estando dentro dos
    corações das entidades vivas, Vós as conheceis e sabeis como elas estão
    desfrutando de seus sentidos. A dita felicidade desta criação material é
    exatamente como as abelhas desfrutando do mel depois de ele ter sido
    armazenado na colmeia.
     
    Meu querido Senhor, Vossa autoridade absoluta não pode ser experimentada
    diretamente, mas, presenciando as atividades do mundo, pode-se adivinhar que
    tudo vai sendo destruído com o transcorrer do tempo. A força do tempo é
    muito poderosa, e tudo está sendo destruído por alguma outra coisa – assim
    como um animal está sendo comido por outro animal. O tempo espalha tudo,
    exatamente como o vento espalha as nuvens no céu.
     
    Meu querido Senhor, todas as entidades vivas, neste mundo material, andam
    loucas a planejar coisas, e vivem atarefadas, com desejo de fazer isto ou
    aquilo. Isto se deve à cobiça incontrolável. A cobiça por gozo material
    sempre existe na entidade viva, mas estais sempre alerta e, em tempo
    oportuno, Vós a golpeais, assim como uma serpente captura um rato e o engole
    com muita facilidade.
    Meu querido Senhor, qualquer pessoa erudita sabe que, a não ser que Vos
    adore, toda a sua vida será desperdiçada. Sabendo disto, como poderia ela
    deixar de adorar Vossos pés de lótus? Mesmo nosso pai e mestre espiritual, o
    senhor Brahma, Vos adorou sem hesitação, e os quatorze Manus seguiram seus
    passos.
     
    Meu querido Senhor, todas as pessoas realmente eruditas conhecem-Vos como o
    Brahman Supremo e a Superalma. Embora todo o universo tema o Senhor Rudra,
    que em última análise aniquila tudo, para os devotos eruditos Vós sois o
    intrépido destino de todos.
     
    Encerramento

     Um devoto do Senhor Krsna cuja mente esteja sempre absorta nEle, que com
    muita atenção e reverência cante esta oração, alcançará a perfeição máxima
    da vida, sem demora.  
    Neste mundo material, existem diferentes espécies de conquistas, mas, entre
    todas elas, a conquista do conhecimento é considerada a mais elevada porque
    só é possível atravessar o oceano de ignorância no barco do conhecimento.
     
    Embora seja muito difícil prestar serviço devocional à Suprema Personalidade
    de Deus e adorá-Lo, se alguém vibrar ou simplesmente ler esta oração
    composta e cantada por mim, conseguirá muito facilmente invocar a
    misericórdia da Suprema Personalidade de Deus.
    A Suprema Personalidade de Deus é o mais querido objetivo de todas as
    bênçãos auspiciosas. Um ser humano que entoe esta canção cantada por mim
    poderá satisfazer a Suprema Personalidade de Deus. Semelhante devoto,
    estando fixo em serviço devocional ao Senhor, poderá obter tudo o que quiser
    do Senhor Supremo.
"Giridhari Das" <gd@pandavas.org.br> Dec 26 04:24PM -0200

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"Giridhari Das" <gd@pandavas.org.br> Dec 26 04:24PM -0200 
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Sejam felizes todos os seres. Vivam em paz todos os seres. 
Sejam abençoados todos os seres.

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