segunda-feira, 24 de fevereiro de 2014

ARCANJO GABRIEL




ANJO  GABRIEL

Gabriel (Arcanjo)

Gabriel
Anunciação (1475–1480), Leonardo da Vinci — Gabriel aparece à Virgem Maria.
Arcanjo
O Mensageiro de Deus
"Aquele que leva a Boa Nova."
Veneração por Cristantade, Judaísmo e Islamismo
Festa litúrgica 24 de Março / 29 de Setembro
Atribuições Anunciação de Jesus
Mensagem divina
Padroeiro Diplomacia, Comunicação
Gloriole.svg Portal dos Santos
Arcanjos Ortodoxos

Conselho Angelical (Ангелскй Собор). Ícone ortodoxo representando os sete arcanjos tradicionais da Ortodoxia.
Arcanjo Miguel
Arcanjo Gabriel
Arcanjo Rafael
Arcanjo Uriel
Arcanjo Jegudiel
Arcanjo Salatiel
Arcanjo Jeremiel
Arcanjo Baraquiel

Gabriel (em hebraico גַּבְרִיאֵל, no hebraico moderno Gavriʼel, no hebraico tiberiano Gaḇrîʼēl; em latim Gabrielus; em grego Γαβριήλ, transl. Gabriēl; em árabe جبريل, trans. Jibrīl ou جبرائيل, transl. Jibrail; todos do aramaico Gabri-el, "homem forte de Deus"1 ), é nas religiões abraâmicas, um anjo que serve como mensageiro de Deus. Aparece pela primeira vez numa menção no Livro de Daniel, na Bíblia hebraica. Em algumas tradições é tido como um dos arcanjos, noutros como anjo da morte.
Com base em duas passagens do Evangelho segundo Lucas, diversos cristãos e muçulmanos Gabriel teria anunciado os nascimentos de João Batista e Jesus. O Islã, além disso, acredita que Gabriel teria sido o meio pelo qual Deus optou por revelar o Corão a Maomé, e que através dele teria enviado uma mensagem para a os profetas revelando-lhes suas obrigações. É conhecido como o chefe dos quatro anjos favorecidos, e o espírito da verdade, e em certas crenças seria uma personificação do Espírito Santo.2 3 Gabriel também é mencionado na fé Bahá'í, especificamente na obra mística de Bahá'u'lláh, Sete Vales.

Anjo Gabriel, por Giotto di Bondone
É citado várias vezes na Bíblia; foi ele que anunciou ao profeta Daniel a sucessão de potências mundiais, bem como a vinda do Messias (em hebraico Mashiah, em grego, Cristo, "Ungido"). Disse o profeta: "Apareceu Gabriel da parte de Deus e me falou: dentro de setenta semanas [de anos] (70 anos x 7, ou seja, 490 anos) aparecerá o Santo dos Santos." (Daniel 9:24-26)
Ao anjo Gabriel foi confiada a missão mais alta que jamais havia sido confiada a alguém: anunciar o nascimento do Filho de Deus. Por isso, é muito admirado desde a antigüidade. O termo de apresentação quando apareceu a Zacarias para anunciar-lhe que ia ter por filho João Batista foi este: "Eu sou Gabriel, o que está na presença de Deus." (Lucas 1:19)
São Lucas disse: "Foi enviado por Deus o anjo Gabriel a uma cidade da Galileia, a uma virgem chamada Maria, e chegando junto a ela, disse-lhe: "Salve Maria, cheia de graça, o Senhor está contigo". Ela ficou confusa, mas disse-lhe o anjo: "Não tenhas medo, Maria, porque estais na graça do Senhor. Conceberás um filho a quem porás o nome de Jesus. Ele será filho do Altíssimo e seu Reino não terá fim". (Lucas 1:26-38)
Segundo a tradição, os arcanjos são os mensageiros (em grego "angélos") de Deus das Boas Novas, nos ajudam a dar bom rumo e direção à nossa vida, nos dão compreensão e sabedoria. É a ele que recorrem os que necessitam desses dons.
Segundo a religião islâmica, ao anjo Gabriel foi atribuída a revelação do Corão ao profeta Mohammad (ou Maomé), o que teria ocorrido em uma ocasião em que Mohammad orava e meditava em uma montanha em Meca. Com base nas revelações desse episódio, Maomé teria começado sua saga de divulgação das obras de Deus, no que viria a ser o Islamismo.



Anjo Gabriel,
É citado várias vezes na Bíblia; foi ele que anunciou ao profeta Daniel a sucessão de potências mundiais, bem como a vinda do Messias (em hebraico Mashiah, em grego, Cristo, "Ungido"). Disse o profeta: "Apareceu Gabriel da parte de Deus e me falou: dentro de setenta semanas [de anos] (70 anos x 7, ou seja, 490 anos) aparecerá o Santo dos Santos." (Daniel 9:24-26)

Ao anjo Gabriel foi confiada a missão mais alta que jamais havia sido confiada a alguém: anunciar o nascimento do Filho de Deus. Por isso, é muito admirado desde a antiguidade. O termo de apresentação quando apareceu a Zacarias para anunciar-lhe que ia ter por filho João Batista foi este: "Eu sou Gabriel, o que está na presença de Deus." (Lucas 1:19)

São Lucas disse: "Foi enviado por Deus o anjo Gabriel a uma cidade da Galiléia, a uma virgem chamada Maria, e chegando junto a ela, disse-lhe: "Salve Maria, cheia de graça, o Senhor está contigo". Ela ficou confusa, mas disse-lhe o anjo: "Não tenhas medo, Maria, porque estais na graça do Senhor. Conceberás um filho a quem porás o nome de Jesus. Ele será filho do Altíssimo e seu Reino não terá fim".

Segundo a tradição, os arcanjos são os mensageiros (em grego "angélos") de Deus das Boas Novas, nos ajudam a dar bom rumo e direção à nossa vida, nos dão compreensão e sabedoria. É a ele que recorrem os que necessitam desses dons.

Segundo a religião islâmica, foi ao anjo Gabriel que foi atribuída a revelação do Corão ao profeta Mohammad (ou Maomé), o que teria ocorrido em uma ocasião em que Mohammad orava e meditava em uma montanha em Meca. E com base nas revelações desse episódio, é que Maomé teria começado sua saga de divulgação das obras de Deus, no que viria a ser o Islamismo.

O ARCANJO GABRIEL

Serve no Quarto Raio o magnífico Arcanjo Gabriel. Este raio ocupa-se, principalmente, da construção de uma ponte sobre o abismo entre o intelecto exterior e o da divindade nata no homem. É Gabriel quem traz "as boas novas". O Quarto Raio é o degrau da união da consciência externa do não ascensionado com seu Deus. Mas, qualquer dia, os isolados do caminho da vida procurarão a UNIÃO COM SEU DEUS, a despeito da religião a que pertençam, na qual acreditam e à qual rendam sua homenagem. Muitos Seres Divinos oferecem ao homem da Terra Sua assistência e auxílio, se para isto são apelados. O Poderoso Arcanjo Gabriel é um destes Seres Divinos.

Ensinaram-vos que o homem foi criado à imagem de seu PAI-DEUS. Entretanto, se olhamos para trás, devemos reconhecer que o homem se afastou muito de sua origem divina. O Arcanjo Gabriel conserva a concepção original da Perfeição - O Imaculado Plano - para toda a humanidade e está pronto a dar Seu auxílio a todos que O procurarem.


A Chama Gêmea de Gabriel vos foi dada conhecer com Hope (Esperança). A realização de Seu serviço é exatamente o que o nome expressa. Ela dá aos corações humanos a ESPERANÇA e entusiasmo para uma próxima melhora. Suas irradiações são cheias de força de expansão, elevadas, alegres e plenas de inspiração. Assim como as irradiações de calor de uma aquecedor dão o conforto em vossa casa, assim também flui em vossa atmosfera a irradiação de cada inteligência - divina ou humana - através do pensamento ou sentimento, palavras e atitudes. Isto não é misticismo, porém uma ação científica. A proximidade de um aquecedor produz uma sensação de calor; a proximidade de um Mensageiro Divino eleva toda consciência e o mundo daqueles que se carregam e absorvem a Presença "EU SOU" destes Seres, Suas irradiações cheias de bênçãos, Suas virtudes e dons espirituais.


O ARCANJO GABRIEL DIZ:
Benditos sede vós, filhos e filhas da vivente encarnação divina! Eu venho do trono do Rei dos Reis e trago-vos a recordação de vossa identidade celeste. Trago-vos a herança da recordação que somente está à espera de ser reconhecida por vós, a fim de que possais, no mundo exterior, efetivar a Glória do Pai, para libertar e salvar a Terra que, até agora, foi vossa paciente e protetora anfitrioa. Eu venho do reino da "Luz Divina, que jamais falha" ao limitado e obscuro reino da Terra e advirto-vos: DEUSES E DEUSAS! Porque vos mantendes nas trevas, quando em vossos corações arde o Fogo da imortalidade? Tudo está contido neste Fogo. Ele liberta qualquer poder para transformar e harmonizar, purificar, curar e providenciar, trazendo em ordem, por meio do pensamento, toda e qualquer situação.

EU SOU conhecido como o ARCANJO DA RESSURREIÇÃO! É Meu privilégio e honra cooperar com a Hierarquia Cósmica, para trazer de volta a maestria à vida das consciências, cuja maestria pertence à evolução de todo homem mulher e criança, assim como foi determinado, em juramento, por seus espíritos.


Eu permaneço na Esfera do Quarto Reino e colaboro com o Grande Mestre Ascensionado Serapis Bey e com o EU SOU - o próprio SER CRÍSTICO de toda a raça humana. EU SOU bem instruído para levar à perfeição divina, em sua evolução, a cada uma destas emanações de vida. Executo Minha adoração no mesmo Templo, isto é: no Templo da Quarta Esfera ou Quarto Raio, o Templo de Serapis Bey, e estou dia a dia, lado a lado, com vosso próprio SER-CRÍSTICO. Sinto-me bem preparado para transmitir a SENSAÇÃO de que chegou a hora de abrirdes as portas e janelas de vossas almas à realidade da preciosa e majestosa Presença Divina, que foi feita à imagem do Pai-Mãe deste Sistema e que é VOSSA OBRIGAÇÃO, VOSSA DÍVIDA representar ou corporalizar isto no mundo externo.


Religião não é apenas o ato externo de uma cerimônia. Ela é, ao contrário, uma questão da vida diária e de cada hora! É o objetivo perfeito, normal, do completo bom senso. É a questão da disciplina, do autodomínio, da reflexão; é o desdobramento do amor e gratidão a Deus, que vos deu a vida e vos mantém no Universo há bilhões de anos.


Com todo o Poder de Meu Coração EU CARREGO agora, EU CARREGO agora, EU CARREGO agora: vosso corpo mental, vosso corpo emocional, vosso corpo etérico e vosso corpo físico, com o gloriosos Poder da Chama da Ressurreição. Deixai tudo o que é "morto" em vós VIVER: A luz divina, a juventude divina, a força perpendicular divina, o ouvido divino, a beleza divina, o amor divino. A ENVOLVENTE NATUREZA DIVINA ESTÁ VIVA EM VÓS! Existe uma centelha em vossos corações; do contrário não poderíeis ter uma forma física. Nesta centelha encontra-se a ONIPOTÊNCIA DO TODO PODEROSO e Eu a alento com a Chama de Meu Espírito: "VÓS QUE ESTAIS DORMINDO, VINDE TODOS! DESENVOLVEI-VOS PARA A MAESTRIA E SEDE DIVINAMENTE LIVRES"!
APELO:
"EU SOU" A RESSURREIÇÃO E A VIDA
DE TODO BEM EM MINHA VIDA!
DE MINHA JUVENTUDE E BELEZA!
DE MINHA PERFEITA VISÃO!
DE MINHA PERFEITA AUDIÇÃO!
DE MINHA PERFEITA SAÚDE!
DE MINHA ILIMITADA FORÇA ENERGIA E ÂNIMO!
DO AMOR DIVINO!
DE MINHA INVENCÍVEL PROTEÇÃO!
DE MEU ILIMITADO FORNECIMENTO EM DINHEIRO!
DE TODAS AS COISAS BOAS!
DA LUZ DE DEUS QUE NUNCA FALHA!
DA PAZ E DA LIBERDADE SOBRE A TERRA!


R E F L E X Õ E S
Três vezes por dia o sino da igreja convida-nos a rezar o “Ângelus”. Esta saudação, com o percurso do sol se transformou em “Ave” intérmino da humanidade católica à excelsa Rainha dos céus. Foram suficientes as poucas palavras do anjo para criar este piedoso e belo exercício na Igreja Católica e dirigidas, que mui discretamente foram à SS. Virgem recolhida em profunda oração, encontram eco em milhões de corações. Rezando nós o “Ângelus” a  primeira “Ave Maria” deve nos lembrar da alegria que as palavras do anjo causaram ao Coração de Maria Santíssima, vendo-se elevada a tão alta dignidade. Na segunda “Ave Maria” ocupamo-nos com o “Fiat” da SS. Virgem, expressão do amor irrestrito a Deus e da profunda humildade da Mãe do Salvador.  Ao recitar a terceira “Ave Maria” lembramo-nos da grande obra da Encarnação, que nos deu o Filho do Homem, a divina Mãe, e nos elevou à dignidade de sermos filhos de Deus.      
                                                    
São Gabriel Arcanjo
                                                São Gabriel ( Homem, confidente de Deus) é um dos anjos que assistem diante de Deus (Lc. 1, 19). São João Evangelista fala diversas vezes nos sete espíritos, nos sete anjos que viu em pé diante de Deus. (Apoc. 1, 4 – 8,  2). Com razão São Gabriel é chamado o anjo da Redenção, porque sua Missão, tanto no Antigo como no Novo Testamento se relaciona com a vinda do Salvador. Ao profeta Daniel foi o arcanjo Gabriel que lhe explicou a visão que teve do carneiro e do bode (Dan. 8,  1). Importantes são as revelações sobre a época de o Messias aparecer. Diz o capítulo 9 do livro de Daniel: “Eis que Gabriel me tocou no tempo do sacrifício da tarde... e disse: “Daniel, eu vim para te ensinar e para que tu entendas os desígnios de Deus...

 Setenta semanas (de anos) foram decretadas sobre o teu povo e sobre a tua cidade santa, a fim de que  a prevaricação se consume, e o pecado tenha seu fim, e a iniqüidade se apague, e a justiça eterna seja trazida, e as visões e profecias se cumpram, e o Santo dos santos seja ungido... Desde a saída da ordem para Jerusalém ser edificada até ao Cristo chefe, passarão sete semanas e sessenta e duas semanas; e depois será morto o Cristo, e o povo que o há de negar, não será mais seu”. É o mesmo arcanjo Gabriel que apareceu ao sacerdote Zacarias, quando este prestava o serviço de levita no templo. Da boca do arcanjo o sacerdote ouviu a anunciação do nascimento de São João Batista, precursor do Messias. Pondo em dúvida a veracidade da mensagem celeste, e argumentando com a idade provecta sua e da sua esposa, teve do arcanjo esta resposta: “Eu sou Gabriel, que assiste diante de Deus, e fui enviado para te falar e trazer-te esta boa nova. E desde agora ficarás mudo e não poderás falar até ao dia em que estas coisas sucederem, visto que não acreditastes as minhas palavras, que se hão de cumprir a seu tempo”. (Lc.  1,5-23).

 – Sua maior e mais nobre missão, porém, foi a de levar à Bem-aventurada Virgem Maria a mensagem da Encarnação do Verbo Divino no seu castíssimo seio. São Lucas descreve magistralmente o modo como o excelso Príncipe do céu se desempenhou desta augustíssima tarefa. Diz o Evangelista: “Estando Isabel no sexto mês, foi enviado por Deus o anjo Gabriel a uma cidade da Galiléia, chamada Nazaré, a uma virgem desposada com um varão que se chamava José, da casa de Davi, e o nome da virgem era Maria. E entrando o anjo onde ela estava, lhe disse: Eu te saúdo, cheia de graça, o Senhor é contigo, bendita és tu entre as mulheres. Ela, quando o ouviu, perturbou-se do seu falar, e discorria pensativa, que saudação seria esta.

Então Anjo lhe disse: “Não temas, Maria, achaste graça diante de Deus. Eis conceberás no teu ventre e darás à luz um filho e o chamarás pelo seu nome Jesus. Este será grande e será chamado Filho do Altíssimo, e o Senhor Deus lhe dará o trono de Davi seu pai, e reinará eternamente na casa de Jacó, e o seu reino não terá fim. – Então disse Maria ao anjo: Como se fará isto, pois eu não conheço varão? E Respondendo o anjo lhe disse: O Espírito Santo virá sobre ti, e a virtude do Altíssimo te cobrirá com sua sombra. E por isso também o Santo que há de nascer de ti será chamado Filho de Deus. E eis aí Isabel tua prima, também ela concebeu um filho na sua velhice; e este é o sexto mês da que se diz estéril; porque a Deus nada é impossível. – Então disse Maria: Eis aqui a escrava do Senhor, faça-se em mim segundo a tua palavra. – E o anjo se apartou dela”. (Lc. 2). Foi este o resultado da mensagem do anjo: a palavra, eternamente memorável, da SS. Virgem, palavra de salvação para nós, palavra de alegria para o anjo, que teve a satisfação de a transmitir à SS. Trindade.
                                      
        Se o arcanjo Gabriel teve outras missões ainda relativas à vida de Nosso Senhor, nós não sabemos. Não é improvável, que tenha sido ele, quem  aos pastores de Belém trouxe a Boa Nova do nascimento de Jesus; improvável não é que do Anjo São Gabriel os reis Magos receberam o aviso de não voltar a Jerusalém; que tenha sido o mesmo Anjo, que a São José deu a ordem de fuga para o Egito, e mais tarde, de retornar para Nazaré (Mat.  2-13-20). Não está fora de propósito supor que tenha sido Gabriel o consolador de Jesus no horto das Oliveiras (Lc. 22,  43) e quem às santas mulheres anunciou a ressurreição gloriosa do Mestre (Mt.  28,  2,  5).  Seja como for: Da Sagrada escritura sabemos, que São Gabriel é o anjo que mais íntimo contato apareceu com o mistério da Anunciação, e portanto de preferência merece o belo título de anjo da Encarnação de Cristo.
                                                As razões porque São Gabriel foi por Deus escolhido para desempenhar tão alta missão, encontramo-las no próprio amor divino, e na predileção de Deus por esta sublime criatura celeste. Nada impede supor, que São Gabriel tenha sido dono de qualidades especiais, que mais do que a qualquer outro anjo o indicaram para tão elevada incumbência. Como São Miguel se distinguiu por uma fidelidade sem par a Deus, cuja autoridade defendeu contra os anjos rebeldes, assim pode ser que, ao lado do arcanjo batalhador fosse São Gabriel a revelar um amor extraordinário e dedicação especial a Deus Filho, futuro Salvador, em cuja Encarnação os maus espíritos encontraram o que os escandalizasse. Se assim foi, como asseveram  abalizados teólogos, a missão confiada a Gabriel constitui uma recompensa bem merecida pela sua fidelidade e amor ao Salvador. Era bem digno pois de ser intermediário entre Deus e a Virgem Imaculada.
                                                Por sua alta posição no céu e seus extraordinários merecimentos que tem em relação ao Salvador, à Santa Igreja e a todos nós, São Gabriel é credor da nossa veneração e gratidão.
                                                Por três modos nos é dado cumprir este nosso dever junto ao grande arcanjo. Primeiro dando graças a Deus por ter designado este seu mensageiro e o ter adornado de tantos dons e com tanta magnificência. Como todos os santos anjos, São Gabriel nos honra, nos ama, e sempre pronto está para nos beneficiar, visto que o próprio Deus tanto nos tem honrado e amado. “Os Anjos, diz São Paulo, são enviados para exercer o seu ministério ajudando-nos a ter parte com eles na herança da salvação”. (Heb.  1-14).
                                                Segundo: imitar, na medida do possível, o seu exemplo. O serviço mais nobre reservado aos santos anjos, Deus Nosso Senhor o caracteriza nestes termos: eu vos digo que vereis o céu aberto e os anjos de Deus subindo e descendo sobre o Filho do homem. (Jo.  1, 51.) Em outras palavras: servidores que são do Salvador, com amor e dedicação se lhe oferecem, para conduzir os homens ao conhecimento da verdade e a participação da graça divina. Vimos, quantas vezes desceu sobre o Filho do Homem. Foi ele o primeiro a pronunciar e fazer conhecer o doce nome de Jesus. Grande e inestimáveis coisas disse ele de Cristo Nosso Senhor.
                                                Felizes de nós se, querendo imitar o seu exemplo e ter parte na sua glória, nos dispusermos a tornar conhecido e amado o nome de Jesus entre os homens, e para isto não nos negarmos a rezar, trabalhar e sofrer. As palavras do anjo ao profeta Daniel: “Eis um homem de complacência de Deus”  (Dan.  9. 23;  10. 11)  e a Zacarias: “Tua oração foi ouvida” (Lc.  1, 13) são a prova de que os anjos observam e acompanham as boas obras dos homens.

                                                Em terceiro lugar temos no Arcanjo São Gabriel um modelo de veneração e amor a Maria Santíssima; pois foi ele que pronunciou a primeira “Ave Maria”, e com quanto respeito, com quanta devoção e amor não o fez! Em cada “Ave Maria”,  que rezamos, poderá o arcanjo São Gabriel servir-nos de modelo. Pronunciando sua palavras, imitemo-lo também na sua devoção, no seu amor à Mãe de Deus.

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Publicado em 12/07/2008-Licença padrão do YouTube
Sejam felizes todos os seres.Vivam em paz todos os seres.
Sejam abençoados todos os seres.
 

Nenhum comentário: