Guiomar Novaes toca a Grande Fantasia Triunfal sobre o Hino Nacional Brasileiro,
Op. 69, de Louis Moreau Gottschalk.
Guiomar
Novaes foi uma das maiores pianistas do século XX,
Guiomar
Novaes foi uma das maiores pianistas do século XX,
e uma das maiores do
Brasil de todos os tempos.
Brasil de todos os tempos.
Aqui ela interpreta de forma soberba a obra
que Gottschalk compôs
que Gottschalk compôs
para homenagear o Brasil, terra pela qual se
apaixonou.
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Guiomar Novaes plays the Grand Triumphal Fantasy on the Brazilian National Anthem,
apaixonou.
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Guiomar Novaes plays the Grand Triumphal Fantasy on the Brazilian National Anthem,
Op. 69, by Louis Moreau Gottschalk.
Guiomar
Novaes was one of the greatest pianists of the 20th century,
Guiomar
Novaes was one of the greatest pianists of the 20th century,
and one of
Brazilian greatest of all time.
Brazilian greatest of all time.
Here she plays superbly the piece that
Gottschalk composed as a tribute to Brazil,
Gottschalk composed as a tribute to Brazil,
land which he felt in love with.
e o Infinitamente Guiomar Novaes (2005)
dirigido por Norma Bengell2 .
Grande Giomar Novaes dedilhando
a Grande Fantasia Triunfal do Hino Brasileiro
- duplamente Belo!
Guiomar Novaes
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Guiomar Novais | |
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Guiomar Novaes em 1918. | |
Nome completo | Guiomar Novais |
Nascimento | 28 de fevereiro de 1894 São João da Boa Vista, São Paulo |
Morte | 7 de março de 1979 (85 anos) São Paulo |
Nacionalidade | Brasil |
Cônjuge | Octávio Pinto (1922-1979) |
Filho(s) | Anna Maria Luís Octávio |
Ocupação | Pianista |
Guiomar Novais1 (São João da Boa Vista, 28 de fevereiro de 1894 — São Paulo, 7 de março de 1979) foi uma pianista brasileira que construiu sólida carreira no exterior, particularmente nos Estados Unidos. Ficou especialmente conhecida pelas suas interpretações das obras de Chopin e Schumann. Foi importante divulgadora de Villa-Lobos no exterior.
Biografia
Nascida em São João da Boa Vista, interior de São Paulo,
filha de Ana de Carvalho Meneses e de Manuel José da Cruz Novais,
Guiomar foi a décima sétima dos dezenove filhos do casal. A família logo
estabeleceu-se em São Paulo.
O piano,
presente em sua casa e utilizado nas aulas de suas irmãs, despertou o
interesse de Guiomar, que, aos quatro anos, começou a tocá-lo de ouvido.
Aos seis anos, a menina passou a tomar aulas com Eugenio Nogueira,
professor paulista, e ingressou, por vontade própria, no jardim de
infância. Desde os primeiros dias escolares, acompanhava, ao piano, as
canções entoadas pelas colegas.
Mais tarde, Guiomar Novais passou a tomar aulas com Luigi Chiaffarelli,
um importante mestre italiano, considerado o responsável pelo seu
desenvolvimento artístico. Chiaffarelli também foi professor de inúmeros
pianistas que alcançaram fama no país e no exterior. A menina Guiomar
Novais, vizinha de Monteiro Lobato, foi quem inspirou o escritor a criar a encantadora personagem Narizinho, a "menina do nariz arrebitado" do Sítio do Picapau Amarelo.
Em 1902, com oito anos, Guiomar Novais apresentou-se publicamente
pela primeira vez como artista. Em outubro de 1909, com o auxílio do Governo do Estado de São Paulo, partiu para a Europa, para estudar em Paris.
Ao desembarcar na França, Guiomar foi convidada para visitar uma compatriota que desejava ouvi-la: era a Princesa Isabel, também pianista, que vivia próximo a Versalhes, no exílio. Foi a Princesa Isabel quem estimulou Guiomar a incluir em seu repertório a Grande Fantasia Triunfal sobre o Hino Nacional Brasileiro, composição de Louis Moreau Gottschalk.
Guiomar frequentemente tocava a Grande Fantasia Triunfal nos recitais
que fazia no exterior, evidenciando assim sua nacionalidade e
contribuindo para o reconhecimento internacional do Brasil.
Na capital francesa, Guiomar inscreveu-se para prestar provas no Conservatório de Paris;
havia 331 candidatos para doze vagas. Realizou a primeira prova em 18
de novembro de 1909. Após rígida seleção, o número de candidatos baixou
para trinta. A segunda prova deu-se em 25 de novembro.
A comissão julgadora era formada por músicos como Claude Debussy, Moszkowski e Lazare-Lévy. Durante o primeiro exame, ela tocou um Prelúdio e Fuga do Cravo Bem Temperado de Bach, um estudo de Liszt-Paganini e a 3ª Balada de Chopin.
No segundo exame, quebrando o protocolo dos concursos do Conservatório,
Debussy, fascinado com a jovem Guiomar, pediu a repetição da 3a. Balada
de Chopin.
— Claude Debussy, 25 de novembro de 1909, Carta a André Caplet
Após ser admitida em primeiro lugar, por unanimidade, estudou no Conservatório com o mestre húngaro Isidore Philipp,
que afirmou não ter ensinado nada à aluna e sim aprendido com ela. Em
julho de 1911, na prova de encerramento do curso do Conservatório de
Paris, Guiomar venceu a prova, que contava com 35 concorrentes, e ganhou
o Primeiro Prêmio - que compreendia a quantia de 1200 francos e um piano de cauda.
Depois de conquistar o primeiro prêmio e deixar o Conservatório de
Paris, Guiomar teve diversos oferecimentos de contratos, tocando em
Paris, Londres, Genebra, Milão e Berlim. Em 1913, retornou ao Brasil e se apresentou no Teatro Municipal de São Paulo e no Teatro Municipal do Rio de Janeiro.
Em 1914, com a eclosão da Primeira Guerra Mundial, Guiomar cancelou todos os compromissos na Europa e continuou apresentando-se no Brasil. Em 1915], fez sua estreia nos Estados Unidos, onde realizou fantástica temporada, tocando em Nova Iorque, Boston, Chicago, Norfolk, Newport e outras cidades norte-americanas, sendo aclamada pela crítica estadunidense, que a chama de Lady of the Singing Tone. Henry T. Finck,
famoso crítico musical norte-americano, considerou-a a mais inspirada
pianista. Em janeiro de 1919], Guiomar perdeu sua mãe e companheira D.
Anna, mas não deixou de encantar as plateias americanas. Em agosto de
1919, retornou ao Brasil, onde foi acolhida festivamente, recebendo o
reconhecimento de seus compatriotas. Em novembro de 1919, parte Estados
Unidos, iniciando a temporada 1919-1920.
Em dezembro de 1920, está no Brasil e oficializa seu noivado com o namorado, o arquiteto e compositor Octávio Pinto. Em 1921, Guiomar está nos Estados Unidos.
Em 1922 Guiomar participou da Semana de Arte Moderna
– evento que revolucionou as artes brasileiras, marcando a chegada do
modernismo –, apesar de um pouco contristada com as paródias feitas a Chopin
no 1º Festival da Semana de 22. Também em 1922, Guiomar casa-se com
Octávio Pinto. O casal teve dois filhos: Anna Maria e Luís Octávio. A
partir de 1922, Guiomar passou a incluir nos seus recitais as obras de Villa-Lobos, tornando-se importante divulgadora desse seu compatriota nos Estados Unidos.
A partir daí, Guiomar alternou idas aos Estados Unidos e voltas ao Brasil. Em 1938, tocou para o presidente Franklin Delano Roosevelt.
A imprensa americana a reconheceu como a melhor pianista do mundo. Em
1950, faleceu Octávio Pinto, seu marido e incentivador, que ficou no
Brasil para cuidar de problemas cardíacos. Guiomar sentiu-se
profundamente abalada, chegando a cogitar um fim de carreira, mas logo
estava de volta aos palcos, fortalecendo-se com a música.
Em abril de 1967, foi escolhida, entre todos os artistas do mundo, para inaugurar o Queen Elizabeth Hall, em Londres, convidada pela rainha Elisabete II do Reino Unido.
Nas décadas de 1960 e 1970], Guiomar foi condecorada com diversos
títulos, medalhas, insígnias e comendas, e homenagens como a Ordem
Nacional do Mérito, concedida pelo governo brasileiro, além de ter sido
elevada ao grau de Cavaleiro da Legião de Honra de França. 1972] é o ano
da sua última temporada nos Estados Unidos.
Em janeiro de 1979, a pianista sofreu derrame cerebral
e seu estado de saúde passou a inspirar cuidados. Guiomar Novais
faleceu em 7 de março de 1979, aos 85 anos, às oito horas da noite, em São Paulo, vítima de infarto do miocárdio. Todos os grandes jornais americanos publicaram um anúncio fúnebre intitulado In Tribute to GUIOMAR NOVAES. Seu velório aconteceu na Academia Paulista de Letras. Foi enterrada no Cemitério da Consolação, em São Paulo, em 8 de março, ao som da Marcha Fúnebre, da Sinfonia Eroica, de Beethoven.
Críticas destacadas
- Para escrever sobre um recital de Guiomar Novais - a brilhante jovem pianista brasileira - é preciso valer-se de uma requintada lista de adjetivos e aplicá-los no superlativo. Mesmo assim, é difícil transmitir com precisão, o domínio que essa jovem e talentosa artista tem sobre o seu público. - Musical America, 2 de dezembro de 1916.
- A palavra gênio não é simplesmente indicada para sua interpretação, mas é a expressão adequada para caracterizar a habilidade desta jovem pianista que faz reviver os grandes compositores. Há alguma coisa de misterioso e de mágico. Ela quase nos faz acreditar em espiritismo e reencarnação. - Henry T. Finck. New York Evening Post, 12 de novembro de 1917.
- Ela toca como se estivesse improvisando ou como se algum espírito invisível estivesse soprando ao seu ouvido os segredos mais profundos de toda a harmonia. - Times, Louisville, 27 de fevereiro de 1919.
- Sob seus dedos privilegiados, o piano adquire todos os timbres da orquestra, fazendo-nos ouvir a suavidade das flautas, a melancolia dos instrumentos de madeira, a sonoridade dourada dos metais ou a maleabilidade das cordas. - O Estado de S. Paulo, 7 de outubro de 1936.
- Novais é a mais pessoal das pianistas. Faz coisas ao seu próprio modo. Cria suas próprias normas. Frequentemente tem ideias singulares. Mas tem a autoridade e intuição musical para ser sempre absolutamente convincente. - The New York Times, 5 de dezembro de 1954.
Depoimentos da artista
Para mim, é importante que o estudante
tenha a oportunidade para desenvolver-se simples, normal e naturalmente
num ser humano completo, que compreenda e aprecie a significação da
verdade e do belo. Dessas coisas, em última análise, é que deve resultar
um impulso para a Música. Do contrário, esta será pouco mais do que uma
ginástica de dedos, uma máquina bem exercitada, mas sem alma. Toque com
seus dedos e seu cérebro, mas cante com sua alma. — Guiomar Novaes , A conference with Guiomar Novaes, The Etude Music Magazine, Março de 1939 |
Tocar piano nunca foi um esforço para mim.
Há pessoas que estudam seis, sete ou oito horas por dia. Acho-as
admiráveis. Talvez tenham muito a preparar, é natural. Eu nunca estudei
tanto tempo; não tenho paciência. Gosto de tocar piano uma ou uma hora e
meia e depois olhar para o céu. Mais tarde volto ao trabalho. — Guiomar Novaes , Great Woman & piano, Time, Nova Iorque, 13 de dezembro de 1954 |
No cinema
Há dois documentários realizados sobre a pianista, um na década de 1970e o Infinitamente Guiomar Novaes (2005)
dirigido por Norma Bengell2 .
Grande Giomar Novaes dedilhando
a Grande Fantasia Triunfal do Hino Brasileiro
- duplamente Belo!
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