segunda-feira, 22 de dezembro de 2014

A HISTÓRIA DA MATEMÁTICA - A Linguagem do Universo

A História da Matemática 1 - A Linguagem do Universo

univesptv

É o primeiro de quatro episódios da série, uma produção da BBC e da Open University que resume 30 mil anos de desenvolvimento das ideias matemáticas que formam a base da nossa cultura, ciência e tecnologia. É conduzida pelo professor de Matemática da Universidade de Oxford, Marcus du Sautoy, um cientista conhecido pelo esforço que faz para popularizar a Matemática.


Neste programa Marcus du Sautoy observa como a Matemática é fundamental nas nossas vidas, antes de explorar os estudos do Antigo Egito, Mesopotâmia e Grécia. No Egito, ele verifica o conhecimento antigo sobre o sistema decimal, baseado nos dez dedos das mãos; o método de multiplicação e divisão; números binários; frações e sólidos como a pirâmide.


Ele descobriu que o caminho para contar o tempo atualmente (com sessenta segundos em um minuto e sessenta minutos em uma hora) é baseado em um sistema babilônico, e nos mostrou como os babilônios utilizavam as equações de segundo grau para medir suas terras.


Na Grécia, ele observa as contribuições de alguns gigantes da Matemática, incluindo: Platão, Euclides, Arquimedes e Pitágoras - a quem é creditado a transformação da Matemática a partir de uma ferramenta de contar. Pitágoras foi visto como uma figura controversa, com ensinamentos considerados suspeitos e cujos seguidores foram vistos como membros de uma seita bizarra. Bem como o seu trabalho inovador sobre as propriedades dos triângulos retângulos, Pitágoras desenvolveu outra teoria importante, depois de observar as propriedades dos instrumentos musicais: ele descobriu que os intervalos entre as notas musicais harmoniosas são sempre em proporções de números inteiros para o outro. Sejam felizes todos os seres.Vivam em paz todos os seres.Sejam abençoados todos os seres.



A História da Matemática 2
 -O Gênio do Oriente - 57 min.

A História da Matemática 3
Fronteiras do Espaço - 59 min.

A História da Matemática 4 
Além do Infinito - 58 min.

Matemática Básica 
- Curso Avançado de Raciocínio Lógico - 1:49:15  

História da matemática - 30 min.

A História do Número 1 - 59 min.

A Música dos Números Primos - 75 min.

Donald no País da Matemática - 27 min.

Tópicos da História da Matemática - 50 min.

A História da Matemática 
Probabilidade e Combinação -   11 min.

A História da Matemática para Professores - 2 - 69 min.





Fontes:
UNIVESP
Publicado em 2 de out de 2013 - Licença padrão do YouTube

Nenhum comentário: