sábado, 27 de dezembro de 2014

TERRA EM TRANSE - Glauber Rocha - BRASIL - 1967




TERRA EM TRANSE - FILME BRASILEIRO COMPLETO (1967) - 109 min.


" Não se muda a história com lágrimas"

A minha loucura é a minha consciência que está aqui na hora da verdade - hora da decisão, da luta mesmo na certeza da morte.

Precisamos Resistir!
Resistir!

Eu preciso cantar ...cantar minha poesia!

Não é mais possível esta festa de medalhas, este feliz aparato de glórias, esta esperança dourada dos Planaltos...

Não é mais possível esta marcha de bandeiras
 com guerras e Cristo na mesma posição

Oh, Senhor, é possível a ingenuidade da fé...
" dos anarquistas...amantes da PAZ !

Terra em Transe de Glauber Rocha

                                                Brasil - 1967 



Na fictícia República de Eldorado, Paulo Martins é um jornalista idealista e poeta ligado ao político conservador em ascensão e tecnocrata Porfírio Diaz e à amante dele, a meretriz Silvia, com quem também mantêm um caso formando um triângulo amoroso.

 Quando Diaz se elege senador, Paulo se afasta e vai para a província de Alecrim, onde conhece a ativista Sara. Juntos eles resolvem apoiar o vereador populista Felipe Vieira para governador na tentativa de lançarem um novo líder político, supostamente progressista, que guie a mudança da situação de miséria e injustiça que assola o país. 

Ao ganhar a eleição, Vieira se mostra fraco e controlado pelas forças econômicas locais que o financiaram e não faz nada para mudar a situação social, o que leva Paulo, desiludido, a abandonar Sara e retornar à capital e voltar a se encontrar com Sílvia. Se aproxima de Júlio Fuentes, o maior empresário do país, e lhe conta que o presidente Fernandez tem o apoio econômico de uma poderosa multinacional que quer assumir o controle do capital nacional. 

Quando Diaz vai para a disputa da Presidência com o apoio de Fernandez, Fuentes cede um canal de televisão para Paulo que o usa para atacar o candidato. Vieira e Paulo se unem novamente na campanha da presidência até que Fuentes trai ambos e faz um acordo com Diaz. Paulo quer partir para a luta armada mas Vieira desiste.

O filme pode ser lido como uma grande parábola da história do Brasil no período 1960-66, na medida em que metaforiza em seus personagens diferentes tendências políticas presentes no Brasil no contexto. Realiza uma exaustiva crítica de todos aqueles que participaram desse processo, incluindo as diferentes correntes da chamada esquerda brasileira. Isto foi um dos motivos pelos quais foi tão mal recebido pela crítica e pelos intelectuais nacionais.




Fontes:
http://youtu.be/9oSR06dQGjY
Publicado em 4 de jan de 2014 - Licença padrão do YouTube
Sejam felizes todos os seres.Vivam em paz todos os seres.
Sejam abençoados todos os seres.

Nenhum comentário: