domingo, 15 de março de 2015

MATRYOSHKA - A BONEQUINHA RUSSA




La História de las Matrioskas - 2 min.


Matryoshka - Muneca Rusa - 2 min.

Matryoshka - Melhores Histórias  - 11 min.

Dez bonequinhas contam a história da Rússia

Русские матрёшки: история создания

Dez bonequinhas russas campesinas
Русские матрёшки: история создания
A graciosa alma Russa canta suas  multidões de Histórias



Bonecas russas: história

O traje popular de nossos antepassados ​​foi surpreendentemente belo. Cada peça é uma prova de seu modo de vida, uma maneira ou de outra paróquia. Roupas e festivo, forma casual e consistente de vida, bem-estar e estado civil.

O esquema de cores foi variado - uma combinação de cores vermelho, azul, amarelo e verde, com flora brilhante, aventais bordados, lenços, camisas mangas e bainha. Tudo isso deu um olhar festivo a qualquer mulher, mesmo em um dia de inverno sombrio.

Aqui é o famoso matryoshka russo aparentemente emprestado de estes equipamentos belezas russas e artesãos para mestrado que estão dispostos a sonhar e pintados padrões diferentes de bonecas de madeira.

Uma vez que os hóspedes do latifundiário viajante estrangeiro russo, olhando pela janela e viu uma visão incomum: "O que é isso?" - Só poderia pronunciar-lo. Landowner poucos desnorteado exclamou: "Ora, são as mulheres da minha aldeia à igreja para o culto de domingo indo." Convidado estrangeiro foi maravilhado com o espetáculo colorido, as mulheres camponesas festiva vestidos. Ele nunca tinha visto até agora, a uma mulher simples foi tão bem-vestida.


As Matryoshkas cantam os belos momentos da História Russa.

E onde é o berço dos brinquedos de madeira amados, que se tornou um dos melhores lembrança de Rússia? É a casa para o distrito de Moscou das famosas bonecas russas. Embora, se mais - no final do século XIX Alexander Mamontov trouxe para o Moscow fábrica "assistência à infância" homem sábio japonês figura de idade Fukurumy.

Toy foi interessante porque havia algumas figuras que foram colocados em um outro, o tamanho é cada vez menos, enquanto o último não é fornecido muito pouco. Por isso, decidimos repetir este divertido artesãos locais para os seus filhos.

Basil Zvёzdochkin usinado brinquedo que era constituída por oito figuras, eo artista Sergei Malyutin pintado estatuetas. Mas primeiro brinquedo não era uma das belezas russas. Ele alternava imagens das belezas russos, vestidos com vestido, avental e lenço na cabeça, com imagens de jovens bonitos, eo menor era um bebê - um bebê.

Boneca chamado "Matryoshka" - então é nome feminino muito popular - Matrona (Matrona). Em 1900, a produção mudou-se para a cidade de condado de Sergiev Posad.
Русские матрёшки: история создания

Bonecas russas: história
Sergius County, nomeado ainda sob Catarina II, estava em florestas profundas, e em todas as aldeias há muito tempo floresceu brinquedos de madeira de pesca. Bonecas recortadas de álamo, bétula, tília, amieiro, pintados em cores brilhantes de suas roupas: bonecas baratos - tintas de cola e caro - esmaltes, aquarelas. As pessoas adoraram estas belezas brilhantes e comprou não só para as crianças, mas também para suas coleções. E em sua coleção de bonecas existe uma família de bonecos, ou pelo menos um deles?


Русские матрёшки: история создания


Bonecas russas: história  na forma de bonecas russas.

Projeto Matryoshka criado para o aniversário da revista VOGUE, realizada para a venda ao leilão de caridade, com o preço inicial de 5.000 euros. Cada matryoshka é dedicado à obra de um dos Fashion House:
.Русские матрёшки: история создания
Matrioskas modernas ainda encantam...

Trinta vozes  cantam a  tradição da Rússia

O que é certo é que não foi na Rússia que nasceram as bonecas que agora se conhecem como sendo russas, foram na verdade importadas do Japão e posteriormente adaptadas.

De onde tem origem o nome?
Conta-se que no final do século XIX um dos nomes mais comuns das meninas russas era "Matriona" e, numa tentativa de adaptar estas bonecas à cultura e costumes da Rússia, se lhes atribuiu o nome de "Matrioshka", que se conversa até aos nossos dias.

A simbologia das matrioskas
As matrioskas transportam a ideia intrínseca de maternidade e fertilidade, uma vez que são um símbolo da terra russa. O fato das bonecas mais pequenas saírem do interior das maiores simboliza o ato de uma mãe dar à luz uma filha, e a filha dar à luz outra filha, e assim sucessivamente. Além disso também sugerem riqueza e vida eterna, e sempre transmitiram uma mensagem simples e duradoura de amor e amizade.

Criação das matrioskas
Estas bonecas russas surgiram como um objeto artesanal, que em tempos soviéticos (especialmente da Perestroika) começou a ser produzido em série numa tentativa de as expandir para o ocidente. Atualmente voltou-se às origens das matrioskas (também uma típica lembrança para os turistas que visitam a Rússia) sendo agora encaradas como criações de autor, todas diferentes entre si e verdadeiras obras de arte.

Vale também a pena saber que no ano de 2001
 foi aberto o Museu da Matrioska em Moscou, o único no mundo 
que dá a conhecer e difunde a história destas bonecas russas.


A Lenda da Matrioska
Era uma vez em virtuoso carpinteiro russo chamado Serguei, que ganhava a vida talhando belos objetos de madeira: instrumentos musicais, brinquedos… Todas as semanas, ele enfrentava o frio do bosque para buscar madeira e assim construir novos objetos. Uma certa manhã ao sair para recolher a madeira, ele encontrou o campo todo coberto de uma grossa capa de neve. À noite havia sido difícil. Ele rezou. Toda a madeira que ele encontrava no caminho estava úmida e só lhe servia para fazer fogo.

    Abatido pelo cansaço, ele decidiu retornar à sua casa e tentar a sorte no dia seguinte. Quando ele estava dando meia volta, lhe chamou a atenção um tronco de madeira esplêndido, o mais belo que ele havia visto em sua vida. Rápido como um raio ele retornou ao seu estúdio, porém vários dias se passaram até ele decidir o que talhar. Finalmente, decidiu fazer uma preciosa boneca.

    Era tão bonita, que decidiu não vendê-la para lhe fazer companhia. “Você se chamara Matrioska” disse ele à inerte figura. Cada manhã, ao levantar-se ele falava com sua companheira. “Bom dia, Matrioska” . Um dia, ela lhe respondeu: “Bom dia Serguei”. O carpinteiro se surpreendeu, porém ao invés de sentir medo ele se sentiu feliz por ter alguém com quem conversar.

    Com o tempo, o carpinteiro percebeu que Matrioska estava triste e lhe perguntou o que estava acontecendo. Ela lhe respondeu que via que todo mundo tinha um filho ou filha e ela desejava ter um. “Terei que te abrir e isso será doloroso” – respondeu Serguei.  E ela disse: “Na vida, as coisas importantes requerem um pequeno sacrifício”. E sem pensar  duas vezes ele talhou uma réplica, menor e lhe chamou de Trioska. Ela já não se sentia mais sozinha.

    O instinto maternal se apoderou também de Trioska e Serguei concordou que está também teria um filho, se chamaria Oska. Mas Oska também queria um decendente. O carpinteiro contou que dessa vez a madeira poderia originar uma boneca má. Oska não desistiu. Após pensar, ele talhou um boneco, bem pequeno e com bigode e lhe batizou de Ka. E o colocou em frente ao espelho e disse: “Você é um homem, não pode ter filhos!”

    Então colocou Ka dentro de Oska. A Oska dentro da Trioska e a Trioska dentro da Matrioska. Um dia, misteriosamente, Matrioska desapareceu com toda sua família dentro. 

Serguei ficou  meio desolado e porque ele também não queria ficar sozinho esculpiu mais uma família e outra e muitas outras ,que tão logo estavam bem feitinhas ,ornadas com flores e tudo de belo, saiam felizes para  mostrar a alegrias  para todos que as conheciam... e assim se multiplicaram as bonequinhas, cada uma contando e cantando suas  histórinhas maravilhosas...


OUTRA  LENDA DAS MATRIOSKAS

Uma boneca dentro de outra, dentro de outra e mais outra...

A LENDA DAS MATRIOSKAS

Reza a lenda que um artesão russo moldou uma tão bonita que relutou em vendê-la. Levou-a para casa, colocou-a junto ao criado-mudo e batizou-a de Matrioshka. Todas as noites, antes de dormir, o senhor perguntava se ela estava feliz. Até que certa noite Matrioshka pediu um bebê. O artesão esculpiu, então, uma boneca menor chamada Trioshka, serrou a Matrioshka e colocou o bebê dentro dela. Na noite seguinte, a Trioshka também pediu um bebê. O senhor fez uma nova boneca e colocou-a dentro da Trioshka – desta vez a bebê se chamava Oshka. Assim, seguindo o caminho das outras, na noites seguinte Oshka pediu um bebê, e lá se foi novamente o senhor fazer mais uma. Desta vez, pensando que isso não iria acabar mais, o artesão fez o bebê, desenhou rapidamente um bigode nele e o chamou de Ka, garantindo que seria homem e não iria pedir um bebê novamente.

Curiosidades:
- Em alguns lugares as bonecas são feitas sem a boca, para que não façam pedidos e sim escutem os desejos de seus donos. Ao atenderem o desejo, uma boca deve ser desenhada nela;

- As bonecas russas matrioskas, também conhecidas como matrioshkas ou babushkas, são símbolos da cultura daquele país. As tradicionais são de madeira, de colorido exuberante e constituídas de cinco a oito unidades, feitas sempre em ordem de tamanho.

NOTA DA LUA NUA: Como bem diz a lenda russa, em algum momento da vida de quase todas as meninas, brota o desejo de terem filhos. Temos mães e seremos mães, mas termos mães é diferente de sermos mães.

Quando temos mães ficamos em contato com nosso "eu mulher", com nossos questionamentos, com o jeito que queremos ser e o que buscamos viver. Fazemos uma busca constante do nosso tempo e espaço na vida.

Quando somos mães nos conectamos com nossas raízes, com nosso "eu infantil" e normalmente procuramos equilibrar o que ficou deficiente na nossa infância. Com nossos filhos aprendemos a olhar a vida de uma outra forma. Eles nos questionam com uma visão que não tivemos quando tínhamos a idade deles, e com isso tentamos consertar etapas que pulamos na ânsia de crescermos. Eles nos cobram eterna modernidade e atualização. Talvez por isso nasce a vontade de engravidarmos, mais do que a perpetuação da espécie, de alguma forma buscamos a perpetuação de nós mesmas.


12 de mar de 2014

A OTAN E AS MATRIOSKAS

(Hoje em Dia) - Toda nação tem seus símbolos. Um dos mais tradicionais símbolos russos, à altura  de Dostoiévski, e de Pushkin, são as Matrioskas, as bonecas de madeira,  delicadamente pintadas e torneadas, que, como as camadas de uma cebola, guardam, uma dentro da outra, a lembrança do infinito, e a certeza de que algo existe, sempre, dentro  de todas as coisas, como em um infinito jogo de espelhos e surpresas.

Ao se meter no complicado xadrez geopolítico da Eurásia, que já dura mais de 2.000 anos, o “ocidente” esqueceu-se dos russos e de suas Matrioskas.

Para enfrentar o desafio colocado pela interferência ocidental na Ucrânia, Putin conta com suas camadas, ou suas Matrioskas.

A primeira camada, 
a maior e a mais óbvia, é o poder nuclear.

A Rússia, com todos os seus problemas, é a segunda potência militar do planeta, e pode destruir, se quiser, as principais capitais do mundo, em uma questão de minutos.

A segunda é o poder convencional. 
A Rússia dispõe, hoje, de um exército quatro vezes maior que o ucraniano, recentemente atualizado, contra as armas herdadas, pela Ucrânia, da antiga URSS, boa parte delas, devido à condição econômica do país, sem condições de operação.

A terceira, é o apoio chinês, 
a China sabe que o que ocorrer com a Rússia, hoje, poderá ocorrer com a própria China, no futuro, assim como da importância da Rússia, como última barreira entre o Ocidente e Pequim. 

A quarta Matrioska é o poder energético. 
Moscou forneceu, no último ano, 30% das necessidades de energia européias, e pode paralisar, se quiser, no próximo inverno, não apenas a Ucrânia, como o resto do continente, se quiser.

A quinta, é a financeira. 
Com 177 bilhões de superávit na balança comercial em 2013, os russos são um dos maiores credores, junto com os BRICS, dos EUA. Em caso extremo, poderiam colocar no mercado, de uma hora para outra, parte dos bilhões de dólares que detêm em bônus do tesouro norte-americano, gerando nova crise que tornaria extremamente complicada a frágil a situação do “ocidente”, que ainda sofre as consequências dos problemas que começaram – justamente nos EUA –  em 2008.

Finalmente, existe a questão étnica e histórica. 
Para consolidar sua presença nas antigas repúblicas soviéticas, Moscou criou enclaves russos nos países que, como a Ucrânia, se juntaram aos nazistas, para atacar a URSS na Segunda Guerra.

Naquele momento, o nacionalismo ucraniano, fortemente influenciado pelo fascismo, não só recebeu de braços abertos, as tropas alemãs, quando da chegada dos nazistas, mas também participou, ao lado deles, de alguns dos  mais terríveis episódios do conflito.

Derrotados pelo Exército Soviético, na derradeira Batalha de Berlim, em 1945, os alemães sabem, por experiência própria, como pode ser pesada a pata do urso russo, quando provocado.

E como podem ser implacáveis - e inesperadas -
 as surpresas que se ocultam no interior das Matrioskas. 


E como podem ser Vitoriosas as   Matrioskas.! 




Fontes:
Licença padrão do YouTube
http://aluanua.blogspot.com.br/2012/05/lenda-das-matrioskas.html
http://www.maurosantayana.com/2014/03/a-otan-e-as-matrioskas.html
http://www.izuminki.com/2012/10/12/russkie-matryoshki-istoriya-sozdaniya/
https://isadoracln.wordpress.com/2011/06/09/a-lenda-da-matrioska-a-boneca-russa/
http://educacao.umcomo.com.br/articulo/qual-e-a-historia-das-matrioskas-as-bonecas-russas-6266.html#ixzz3USSTVuFn
Sejam felizes todos os seres. Vivam em paz todos os seres. 
Sejam abençoados todos os seres.

Nenhum comentário: