segunda-feira, 18 de abril de 2011

ÉTICA À NICÔMACO - Prof. Danilo Freire

ÉTICA À NICÔMACO

O Livro de Aristóteles. Ética à Nicômaco

Pelo Professor Danilo Freire.

Dedicando-se à ética, Aristóteles escreveu uma obra fantástica intitulada Ética à Nicômaco, já que foi dedicada a seu filho Nicômaco. A obra é composta de dez livros, nos quais Aristóteles assume um papel pedagógico de um pai preocupado com a educação de seu filho e, acima de tudo, com a sua felicidade. O tema central da filosofia ética de Aristóteles é a felicidade, pois para ele, a finalidade última do ser humano é a felicidade, ou seja, todos nós queremos ser felizes.

Ao longo dos dez livros, Aristóteles escreve sobre conceitos que estão relacionados com a felicidade, tais como amizade, amor, liberdade, justiça, bondade, entre outros, valorizando muito a amizade, pois todos nós precisamos de amigos, porque são eles que verdadeiramente estão do nosso lado nos momentos fáceis e difíceis da vida. 

Para ele, a amizade é um caminho para a felicidade e precisa de reciprocidade, ou seja, o sentimento deve existir das duas partes e, além disso, não é uma coisa que acontece da noite para o dia, mas é fruto de uma vida inteira. Por isso, da mesma forma que não se constrói uma amizade de ontem para hoje a felicidade é a mesma coisa, ou seja, ambas são obras de uma vida inteira.

Muitas pessoas se perguntam o que é a felicidade? 

É possível ser feliz? 

Aristóteles responde as duas perguntas, pois diz que a felicidade existe e que é possível sermos pessoas felizes, mas para isso é necessário praticar a virtude, que é aquilo que nos inclina para a prática do bem e a busca da felicidade. Virtude é a capacidade humana de aplicar a racionalidade e fazer dela uma coisa prática, colocando a razão sempre acima das paixões. Aristóteles aponta que a virtude é o justo meio, uma medida de equilíbrio entre as coisas.

O filósofo apresenta a idéia de que o homem é um ser racional e que por isso, como foi mencionado no parágrafo anterior, a razão deve dominar as paixões, para que possamos ser pessoas virtuosas e alcançarmos a felicidade. Ainda no que se refere à prática da virtude, enfatiza que é o resultado das nossas ações que pode nos classificar como justos ou injustos, certos ou errados, ou seja, se as minhas ações forem justas, logo eu serei um homem justo, se as minhas ações forem injustas, logo eu serei um homem injusto e o que vai determinar as minhas atitudes como justas ou injustas, é a lei que rege a vida social.

Enfim, o objetivo principal do livro é não somente educar o filho Nicômaco no caminho da felicidade, mas também fazer com que as pessoas reflitam sobre as suas ações e coloquem a razão acima das paixões, buscando a felicidade individual e coletiva, pois o ser humano é um ser social e suas práticas devem visar o bem comum.

Após a leitura do texto, convido você caro leitor, a ler as questões apresentadas abaixo, e refletir um pouco sobre a obra de Aristóteles comentada, e ver como ela pode nos ajudar muito em nossa vida cotidiana. Se você quiser, pode anotá-las e respondê-las em seu pensamento ou em uma folha de papel, guardando-as consigo, para usá-las sempre que achar necessário. O leitor poderá também responde-las por e-mail junto com seus comentários e duvidas que estaremos retornando no menor espaço de tempo.

Questões para o leitor.
1) Na sua opinião o que é felicidade? Será que ela realmente existe?

2) Aristóteles disse que a amizade é necessária para a felicidade. Você concorda com essa idéia? Por quê?

3) Por que é tão difícil ter amigos?

4) Aristóteles escreveu o livro Ética à Nicômaco para seu filho. Caro leitor, se você fosse ele, sobre quais temas escreveria para seus filhos e qual seria o título do livro?

5) Você se considera uma pessoa feliz ? Por quê ?

E-mails para respostas: 
erisvaldo.correia@hotmail.com 
ou  
danilosan2007@ig.com.br
Professor Danilo Freire
Licenciado em Filosofia pela UniFai

 Fonte:
MUNDO FILOSÓFICO
 http://filosofojr.wordpress.com/2008/08/15/etica-a-nicomaco/
Sejam felizes todos os seres. 
Vivam em paz todos os seres.
Sejam abençoados todos os seres.

Nenhum comentário: