terça-feira, 19 de abril de 2011

PARQUE MUNICIPAL BH É REABERTO


LAZER
Público curte Parque Municipal
Local foi reaberto ontem após ficar 81 dias fechado para vistoria


NATÁLIA OLIVEIRA
Especial para o Super Notícia



Após 81 dias de interdição, o Parque Municipal Américo Renné Giannetti foi reaberto ontem pela manhã e teve como principal atração os novos bancos, que foram feitos a partir da restauração da madeira das árvores que foram retiradas do parque, por oferecerem perigo de queda. Um dos bancos, que foi colocado no local, tem seis metros de comprimento.

O banco de seis metros de comprimento 
foi feito com a madeira de árvores 
que foram retiradas do parque
FOTO: CRISTIANO TRAD

De acordo com o diretor do Parque Municipal, Homero Brasil, apesar da reabertura, o parque vai continuar em obras de revitalização. "Vamos revitalizar os canteiros e retirar o resto de troncos das árvores que foram cortadas por estarem infestadas de cupins", disse Fortini. O diretor contou também que mais troncos de árvores serão transformados em obras de arte.

Ainda segundo o diretor, novas árvores serão plantadas para repor as que foram cortadas. "O intuito é colocar plantas da mesma espécie das que foram retiradas para criar um equilibrio ambiental, vamos plantar também árvores frutíferas para atrair os passarinhos que consomem os cupins", explicou o diretor. 

O secretário de meio ambiente, Níveo Lasmar, disse que o parque é uma das áreas verdes mais importantes de Belo Horizonte. "Pessoas de várias idades, classes sociais e lugares se reúnem aqui, então ele acaba sendo um importante espaço social", disse o secretário. 

A vendedora Valéria Xavier, de 29 anos, levou a filha Iara Xavier, de 6, ao parque para brincar nos brinquedos. Segundo Valéria, o parque é um dos lugares preferidos da garota. "Eu queria morar aqui no parque de tão lindo e legal que é esse lugar", disse Iara. A pintora Adeir Reis, de 63 anos, frequenta o parque diariamente a mais de 40 anos. "Eu já estava sentindo saudades desse lugar, que é o meu paraíso, disse a pintora.

O parque foi fechado depois que um jatobá caiu e causou a morte de uma mulher. Desde então, 3.562 árvores foram vistoriadas em relação a saúde e conservação e 284 árvores foram retiradas.


BASTÂO DO IMPERADOR
 Bastão do Imperador
casa de Dona Zilda Fernandez

 Hoe, 19 de abril estão sendo levadas para o Parque Municipal duas mudas  de Bastão do Imperador, tatataranetas da Matriz do maravilhoso Jardim Botânico do Rio de Janeiro . Minha amiga Zilda Fernandez se apaixonou pela beleza desta planta e como uma criança arteira, coletou uma mudinha , pequenininha e toda feliz trouxe-a para Belo Horizonte,plantou-a em sua casa na Nova Floresta e agora, seis anos depois,no  seu jardim a plantinha cresceu e se aadaptou tão bem que tornou-se  uma matinha, agora promovida a Matriz do imponente Bastão do Imperador.


Bastão do Imperador 
- casa de Dona Zilda Fernandez

matinha - detalhe
Das três mudas que dona Zilda produziu e me entregou, as duas maiores, mais altas, ambas com talo de mais de dois metros são as que o Luiz, jardineiro do Parque Municipal, vem buscá-las num carrinho de mão e irei junto como num cortejo à encaminhar minhas lindas ´lantas para sua morada definitiva, alí onde poderão soltar dezenas de filhotes e assim coroar a cabeça dos Nobres Construtores desta capital Mineira.

(providenciar fotos dos 4 Nobres construtores da capital MG)

A terceira muda, plantada num vaso quadrado  é menor, mas despontado com 11 ramos, jovens ,mas imponentes e estão na minha varanda, diante da luz do "Portal Cesleste" e ali ficarão me alegrando, até que tenha autorização de plantá-la na pracinha diante do meu prédio, num  canteiro que daqui de cima eu possa acompanhar todo seu crescimento e bela floração.

(foto)

Ah, e tem um outro significado importantíssimo o plantio no Parque das duas mudas do Bastão do Imperador: é meu  Presente de Páscoa para aquele lugar que tem gerado tantas histórias incríveis e que confirmo de cabeça herguida - è o meu Paraíso!
Paulo Marlière - 2009

 Paulo Marlière -Egito-Gisé em 1978

 Zilda Fernandez -16-11-2009


Dona Zilda Fernandez e Paulo Marlière
- os doadores das mudas do
Bastão do Imperador.
Fonte:
Jornal O TEMPO
Super Notícia
http://www.otempo.com.br/supernoticia/noticias/?IdNoticia=55532,SUP&busca=PARQUE%20MUNICIPAL%20BH&pagina=1
Publicado no Super Notícia em 06/04/2011
sta notícia » 
Sejam felizes todos os seres. Vivam em paz todos os seres.
Sejam abençoados todos os seres.

Nenhum comentário: