sábado, 12 de novembro de 2011

Balanço do século XX - Fenomenologia e existencialismo - Franklin Leopoldo e Silva




Balanço do século XX - Fenomenologia e existencialismo - Franklin Leopoldo e Silva


Programa sobre a Fenomenologia de Edmund Husserl, que redefiniu a relação de sujeito e objeto, considerou a relatividade do conhecimento, abrangendo as funções transcendentais do conhecimento. A fenomenologia funda a filosofia contemporânea e influencia Sartre, que parte dos conceitos de Husserl para chegar ao Existencialismo.
Aprender o futuro que está sempre contido no tempo que passou: esta é a meta da programação realizada no Espaço Cultural CPFL em 2003 e 2004. O objetivo é a reflexão e a ampliação do conhecimento sobre a história contemporânea, a partir do legado do século XX tendo em vista os cenário possíveis para o século XXI. Se o século XX foi o período da ciência e da tecnologia, do triunfo da máquina e da sociedade da informação, do estado do bem-estar social e do consumismo, dos grandes ditadores e das guerras de extermínio, também foi o tempo de Freud e da psicanálise, da revolução feminista e da ampliação da longevidade. Para realizar este balanço, a CPFL Energia contou com a colaboração de intelectuais de primeira linha pa ra desenvolver dez módulos temáticos.

O filósofo Franklin Leopoldo e Silva faz um resumo de uma trajetória que parte de uma corrente fundadora do pensamento contemporâneo, até uma filosofia, um ideário, que exerceu muita influência, principalmente na primeira metade do século XX, mas que ainda hoje se mantém na filosofia e na literatura como uma tendência importante. A Fenomenologia de Edmund Husserl redefiniu a relação de sujeito e objeto, considerou a relatividade do conhecimento abrangendo as funções transcendentais do conhecimento. 
A fenomenologia funda a filosofia contemporânea e influencia Sartre, que parte dos conceitos de Husserl para chegar ao Existencialismo.


 Download no blog Filosofia com Café

Nenhum comentário: