sábado, 12 de novembro de 2011

Confrontos religiosos e fundamentalismos -Leandro Karnal PARTE 1

 

A paz liberal que resultaria da globalização foi abalada por espetaculares atentados atribuídos ao fundamentalismo religioso. O mundo tecnológico do século XXI é abalado por movimentos em nome de Deus.
O velho espírito de Cruzada e Guerra Santa, nunca apagado de fato, parece ser a marca de um novo tipo de conflito e uma nova estrutura de Guerra Fria que não mais opõe socialismo e capitalismo, mas os diversos credos e suas respectivas representações civilizacionais. 

Seriam, as expressões religiosas, conceitos porte-manteaux para encobrir outros conflitos? Quais os aspectos mais relevantes dos choques religiosos? Os choques do passado seriam muito distintos dos atuais? 

Quais são as possibilidades
da convivência e do diálogo entre as religiões?

Leandro Karnal é doutor em História Social pela Universidade de São Paulo (1994), atualmente é RDIDP da Universidade Estadual de Campinas. Suas áreas de interesse incluem os temas da Catequese, Representação e Conquista Espiritual.
  • café filosófico
  • Prof. Dr. Leandro Karnal (UNICAMP)


    Doutor em História Social pela Universidade de São Paulo (USP) e especialista em História da América. Professor de História da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp).

    Tem experiência na área de História, atuando principalmente nos seguintes temas: catequese; representação; conquisita espiritual.

    Autor de ‘Teatro da Fé’ (Editora Hucitec),
    ‘História na Sala de Aula’ ( Editora Contexto)
    e ‘Estados Unidos – a origem da nação’ (Editora Contexto).
     

Enviado por

em 11/11/2011

Licença padrão do YouTube
Sejam felizes todos os seres.Vivam em paz todos os seres.
Sejam abençoados todos os seres.

Nenhum comentário: