quinta-feira, 10 de novembro de 2011

Zygmunt Bauman: Uma ética para o inverno - Luiz Felipe Pondé


CAFÉ FILOSÓFICO ZYGMUNT BAUMAN
A metáfora que descreve este percurso é a de um diagnóstico psicossocial de uma época e a luta pela construção de estratégias de vida diante de um mundo feroz, veloz e incerto.

A pós-modernidade, conceito filosófico, social e psicológico, é marcada por uma série de desafios. Sua raiz é o despertar do sono dogmático da modernidade e sua crença na razão instrumental e na vida administrada. 

As utopias modernas jazem 
sob os escombros do projeto iluminista. 
Neste cenário, a obra do sociólogo Zymunt Bauman pode nos fornecer um diagnóstico das inúmeras faces de nossa sociedade paralisada pelo medo.

Luiz Felipe Pondé é filósofo, pós-doutor em epistemologia pela Universidade de Tel Aviv e professor do Programa de Estudos Pós-graduados em Ciências da Religião, do Depto de Teologia da PUC-SP e da Faculdade de Comunicação da FAAP. Articulista do jornal Folha de S.Paulo, é autor, entre outros títulos, de O Homem Insuficiente (Edusp), Crítica e Profecia, Filosofia da religião em Dostoievski (ed. 34), Conhecimento na Desgraça (Edusp) e Do Pensamento no Deserto (Edusp).
Fonte:
Enviado por em 02/11/2011
    Licença padrão do YouTube
    Sejam felizes todos os seres.Vivam em paz todos os seres
    .Sejam abençoados todos os seres.

    Nenhum comentário: