sábado, 12 de novembro de 2011

Confrontos religiosos e fundamentalismos - Leandro Karnal PARTE 4


A paz liberal que resultaria da globalização foi abalada por espetaculares atentados atribuídos ao fundamentalismo religioso. O mundo tecnológico do século XXI é abalado por movimentos em nome de Deus.


O velho espírito de Cruzada e Guerra Santa, nunca apagado de fato, parece ser a marca de um novo tipo de conflito e uma nova estrutura de Guerra Fria que não mais opõe socialismo e capitalismo, mas os diversos credos e suas respectivas representações civilizacionais. Seriam, as expressões religiosas, conceitos porte-manteaux para encobrir outros conflitos?


Quais os aspectos mais relevantes dos choques religiosos? Os choques do passado seriam muito distintos dos atuais? Quais são as possibilidades da convivência e do diálogo entre as religiões?


Leandro Karnal é doutor em História Social pela Universidade de São Paulo (1994), atualmente é RDIDP da Universidade Estadual de Campinas. Suas áreas de interesse incluem os temas da Catequese, Representação e Conquista Espiritual.


Foi Henri Bergson quem afirmou :" O Universo é uma máquina de fazer deuses" .Adoro saber isto ,mas penso que vamos inaugurar uma revolução muitíssimo mais intensa ,neste Jardim da Infância terreno, onde a brincadeira vai intensificar medos e covardias titânicas. Destronando Deus-Pai, os filhos terão que assumir sua maturidade, custe o que custar.


"É a natureza que estabelece isto" - quem pode disto duvidar?
Só quem duvida pode aprender ser exatamente o que nasceu para ser Universo afora! E aí??

Parece que estamos saindo da infãncia humana, vivendo uma adolescência turbulenta e medonha ,um ensaio irritante, para no palco da vida a gente conquistar o privilégio de acontecer no espetáculo em longa temporada, Universo afora.



Licença padrão do YouTube
pessoa(s) gosta(m), 0 pessoa(s) não
Sejam felizes todos os seres.Vivam em paz todos os seres.
Sejam abençoados todos os seres.


Nenhum comentário: