terça-feira, 24 de julho de 2012

LIBÉLULA - LIBELINHA - O POUSO NA MADRUGADA


Libélula -Libelinha


Libelinha da espécie Sympetrum fonscolombii
 
Libelinha da espécie Sympetrum fonscolombii

Reino: Animalia
Filo: Arthropoda
Classe: Insecta
Ordem: Odonata
Subordem: Anisoptera





Famílias
Aeshnidae
Austropetaliidae
Cordulegastridae
Corduliidae
Gomphidae
Libellulidae
Neopetaliidae
Petaluridae


Libélula (também conhecida por libelinha, em Portugal e lavadeira no Brasil) é um insecto alado pertencente à subordem Anisoptera.

Como características distintivas contam-se o corpo fusiforme, com o abdómen muito alongado, olhos compostos e dois pares de asas semitransparentes. As libelinhas são predadoras e alimentam-se de outros insetos, nomeadamente mosquitos e moscas. Este grupo tem distribuição mundial e tem preferência por habitats nas imediações de corpos de água estagnada (poças ou lagos temporários), zonas pantanosas ou perto de ribeiros e riachos. As larvas de libelinha (chamadas naiades) são aquáticas, carnívoras e extremamente agressivas, podendo alimentar-se não só de insectos mas também de girinos e peixes juvenis.

As libelinhas não têm a capacidade de picar, visto que as suas mandíbulas estão adaptadas à mastigação. Dentro do seu ecossistema, são bastante úteis no controlo das populações de mosquitos e das suas outras presas, prestando assim um serviço importante ao Homem.

As libelinhas adultas caçam à base do seu sentido de visão extremamente apurado. Os seus olhos são compostos por milhares de facetas (até 30.000) e conferem-lhes um campo visual de 360 graus. As libelinhas medem entre 2 e 19 cm de envergadura e as espécies mais rápidas podem voar a cerca de 85 km/h. Uma de suas características é que, mesmo possuindo seis pernas, praticamente não consegue andar com elas.[1]

O grupo surgiu no Paleozóico, sendo bastante abundantes no período Carbónico, e conserva até aos dias de hoje as mesmas características gerais. As maiores libelinhas de sempre pertencem ao género Meganeura, floresceu no Pérmico, e podiam atingir envergadura de 70 a 75 cm. Seu tempo de vida pode chegar a 5 anos. No Brasil existem cerca de 1.200 espécies de um total 5.000 existentes no mundo. Predadora de insetos, inclusive o Aedes aegypti e até pequenos peixes. Em um único dia pode consumir outros insectos voadores até 14% do seu próprio peso, cerca de 600 deles num único período de 24 horas.[1]

No Brasil é conhecida também pelos nomes: papa-fumo, helicóptero, cavalinho-de-judeu, cavalinho-do-diabo, corta-água, donzelinha, jacina, jacinta, lava-cu, odonata, macaquinho-de-bambá, pito, ziguezague ou cabra-cega.

Em Portugal além de libelinha ou libélula é conhecida pelos nomes: tira-olhos, lavadeira, cavalinho-das-bruxas, pita, entre outras designações locais.

Ver também Zygoptera

 Calopteryx splendens male.jpg

Zygoptera faceira

na horizontal  ostenta

- sua vara mágica...

ade

 Os Zygoptera são insetos da ordem Odonata conhecidos como donzelinhas. Quando pousados mantêm as asas juntas e paralelas ao comprimento do corpo, diferente das libélulas, que as mantêm perpendiculares ao corpo. As donzelinhas têm os dois pares de asas bastante semelhantes, ambos com a base estreitada, seus olhos são separados e seu corpo é mais delicado que o das libélulas.

 

Na asa inferior à esquerda

o mapa da América latina 

= o planeta verticalizado.

ade.

O inseto e a flor

confidentes comungam

segredos do mundo.

ade.

Num lugar muito bonito, chamado Kadds, onde havia árvores, flores e um lindo lago cristalino... Em meio a muitas árvores e troncos surgiu um casulo...

Oh! Quão curiosidade se formou! E quando ele se rompeu, de dentro saiu voando uma linda libélula.

E ela ficou tão encantada com o lugar, que voou por cada pedacinho... Brincou nas flores, nas árvores, no lago, nas nuvens... E quando ela já tinha conhecido tudo... No alto de uma colina, avistou uma casa.
A CASA DO HOMEM
A libélula havia de conhecer a casa do homem... E foi voando pra lá... E então, a libélula entrou por uma janela, justo a janela da cozinha. E nesse dia, uma grande festa era preparada. Um homem com um chapéu branco... Grande... Dava ordens para os criados... Mas a libélula não se preocupou com isso, brincou entre os cristais, se viu na bandeja de prata, explorou cada pedacinho daquele novo mundo... Quando de repente, ela viu sobre a mesa... Uma tigela cheia de nuvens!!!

E a libélula não resistiu, ela tinha adorado brincar nas nuvens... E mergulhou... Mas quando ela mergulhou... Ohh... Aquilo não eram nuvens, e ela foi ficando toda grudada, e quanto mais ela se mexia tentando escapar... Ahhhhhh... Mais ela afundava.

A libélula então começou a rezar, fazia promessas e dizia que se conseguisse sair dali, dedicaria o resto de seus dias a ajudar os insetos voadores... Ela rezava e pedia... Até que o chefe da cozinha começou a ouvir um barulhinho, e ele não sabia que era a libélula rezando e quando olhou na tigela de claras em neve...

Arghhhh um inseto!!! E ele pegou a libélula e a atirou pela janela... A libélula então, se arrastou para um pedacinho de grama, e sob o sol começou a se limpar... E quando ela se viu liberta... Ahhhhh ela estava tão cansada que se virou pra Deus e disse:- Eu prometi dedicar o resto de minha vida a ajudar os outros insetos voadores, mas agora eu estou tão cansada, que prometo cumprir minha promessa a partir de amanhã...

E a libélula adormeceu... Mas o que ela não sabia, e você também não sabe, é que as libélulas vivem apenas um dia... E naquele pedacinho de grama, a libélula adormeceu, e não mais acordou.

O ciclo de vida impressionante da libélula!


Uma libélula vive até quatro anos, porém o tempo de vida adulto é muito curto. Existem três fases do ciclo de vida libélula, o ovo, a ninfa e o adulto. A maior parte do ciclo de vida de uma libélula é vivida no estágio de ninfa e raramente podemos acompanhá-lo, a menos que você esteja nadando debaixo d’água em um lago ou lagoa, com os olhos abertos, é claro!
A aste da planta
vira  a vara-caminha
de mil filhotes.
ade.

O macho e a fêmea de libélula 
copulam na aste ou enquanto estão voando. 

Uma vez fecundada
 a fêmea deposita seus ovos em uma planta ou na água, 
caso não exista uma planta por ali, ela simplesmente
 deixa confiante ,os ovos caírem na água. 

Tenho certeza que a maioria das pessoas 
já viram uma libélula encostando a “bundinha” na água. 
Pois, neste momento ela está realizando seu gozo
- depositando seus ovos.
 
Quando os ovos 
eclodem da libélula, 
o ciclo de vida da larva começa
 como uma ninfa (uma libélula adolescente,
marrom e bem feia).

 A ninfa se parece 
com uma pequena criatura alienígena
 (veja a foto).
 

 Elas não tem asas
 e vivem na água durante muito tempo 
passando por vários estágios de desenvolimento.

 Este estágio de vida 
pode durar quatro anos ou até mais para ser concluída.

 Até lá, as ninfas devoram tudo que é animalzinho
 que virem pela frente: larvas de peixe,
 girinos, larvas de mosquitos e por aí vai…
cumprindo seu destino.
 
Assim que a ninfa
 está totalmente desenvolvida, 
chega o momento de sair da água para a metamorfose. 

Para isto, ela rasteja e escala 
o caule de uma planta ali perto da água. 

A ninfa adere seu exoesqueleto no caule
por onde fica até que o adulto resolva emergir. 

Neste tempo ela se mantém muito quieta, 
não come e não se mexe.

O jovem resolve 
deixar aquele corpo de alienígena,
 ele “quebra” a casquinha e vai 
deixando o corpo antigo para trás. 

É um momento fabuloso. 

A pele que a ninfa deixa para trás 
é chamado de exúvia e não é muito difícil encontrar
 essa casquinha ainda preso ao caule,
 perto de um local de água doce...
- ali, aonde parou para se acasalar.
 

Quando a libélula deixa a exúvia,
 ela ainda se mantem ali esperando 
que o contato com ovento ambiente 
se ocupe em secar suas asas. 

Logo que estão prontas,
 ela já sai faminta à  procura de alimento
 e de um companheiro. 

Uma vez que a libélula 
encontra um companheiro o ciclo recomeça. 
indefinidamente...
Os adultos obedientes,
que cumprem ssua função no mundo
vivem somente cerca de dois meses.

- O bastante para se perpetuarem!
As libélulas
são chamadas também de dragonfly,
 que quer dizer MOSCA DRAGÃO.

(Adoro esse nome!Greice Santana
Este post foi sugerido por uma leitora através de email:)

Certa vez vi num canal de TV o ciclo de repordução da libélula, foi um vídeo muito interessante e lindo! Mostrou que os ovos são colocado na água durante um tempo e… Poxa! como eu queria ver todo esse processo ou pelo menos lê como tudo ocorre novamente…
Greice Santana
 

 Greice,por Santana, que está no céu e não me deixa mentir,acordei de madrugada com una libélula pousando rapidinho nos meus lábios,por isto pincei seu tesourinho sobre a Libélula -Queria saber mais sobre esse insetinho atrevido,que entrou pela greta da vidraça e achou de me achar,me beijar.

No susto do toque inesperado, entreabri os olhos e vi-a pousada na vidraça meio iluminada,mas Isis,meu gatinho faminto por tudo que voa mirava-a barulhento.

Que fim levou não sei bem,pois meu gato Isis pulava e se debatia vendo-a na vidraça perto da minha cama. Mas como as uvas da raposa, estava alta demais pra ser "colhida numa bocada".

E como sou de Imaginação ativa aguçada, rola-me a dúvida que talvez tenha me visitado,bem no finalzinho da madrugada,um anjo agartino,fantasiado de lépida atrevida libélula - Será?

OBS:Esta postagem aconteceu por causa do meu berro no Facebook,quando eu dizia ao meu Amigo Jocax- João Carlos que eu não ia mais dar trela aos fenômenos mágicos que me aconteciam desde a juventude.E pra limpar minha mente,desliguei PC lotado de questões interessantes e como nunca,deitei cedo pra começar novo capítulo do meu louco viver.

Gosto de dormir com a grande vidraça aberta, pois rente a varanda, do meu travesseiro posso observar e amar o desfile das constelações que vigiam meu descanso noturno.E porque Júpitere isis, meus dois gatinhos aproveitam e pulam pra minha cama,me impedindo de mexer enquanto durmo,fechei-me,deixando só uma greta para impedir que eles quentes e folgados deitassem  comigo.

 E não é que a bendita libélula atravessou a greta e mesmo sobe o olhar de Isis me lascou um beijo na boca?

Ai de mim, que quero fugir da mágica do mundo!

Imagens: Apresentação


Libélula pousando em algum lugar qualquer.
1184947504HFGxBm.jpg
Libélula é um bicho que possui quatro asas e pertence a um grupo de insetos chamado artrópodes. Esse bichinho esquisito havia surgido no período dos dinossauros e naquela época, a libélula era considerada um perigo para a humanidade, por isso todas as pessoas eram obrigados a tomar vacina para não ser picado por esse animal que considerado um dos insetos mais feios do mundo. 
Além disso, a libélula é capaz de correr por mais de 100 km para fugir dos predadores que querem comer a pobre libélula. Por isso a libélula precisa se esconder em lugares escuros e elas preferem fazer suas tarefas no dia e quando chega a noite, as libélulas voltam para suas casinhas, depois de fazer um longo trabalho. A função principal desse insetos inútil é conseguir alimentos para sobreviver e gerar filhotinhos, por isso as libélulas trabalham o dia todo.

Habitat


Uma libélula doida.
 - doida pra quê?

Que coisa linda é a libélula.
A libélula prefere viver em lugares como lagos para poder se acasalar com outra libélula e reproduzir novas libélulas nascerão a partir dos ovos. A libélula adora comer aquelas pequenas raízes e também alguns frutos. Dizem que as libélulas possuem uma rivalidade com as borboletas, por isso esses dois insetos adoram lutar para ver quem é a mais forte,.

A infância da libélula seria uma larva muito esquisita que passa por várias transformações feias para poder se tornar uma libélula adulta que vai poder voar, graças as suas quatros asas. Uma das funções das libélulas fêmeas é proteger seus filhotinhos contra os predadores como os sapos.

 Os filhotes de libélula são obrigados a aprender a voar para que um dia possam ser grandes libélulas que terão que virar sozinho procurando alimentos e cuidar dos seus filhos.

 Importância da Libélula

Um infeliz preste a ser picado pela libélula.
1232162609.png
A única utilidade da libélula é que ela possa comer as pragas que estragam as plantações, por isso os cientistas resolveram fazer várias experiências com esse inseto inútil e descobriram que a libélula é considerado um inseto antigo que viveu na épocas dos dinossauros, só que a libélula era maior que um caminhão e normalmente era considerado carnívoro, depois de trocentos anos a libélula perdeu sua importância e foi considerado apenas como um mero inseto que vive apenas para reproduzir.

 As pessoas gostaram das libélulas que resolveram colocar elas no mundo dos desenhos animados e também muitas pessoas preferem fazer uma tatuagem com o símbolo da libélula. Além disso, ela ficou muita mais famosa do que a borboleta, ou não.
Nos desenhos animados, existe um pokémon foderoso chamado Yanma que foi criado apenas para representar as libélulas, por isso as libélulas ficaram famosas no mundo dos desenhos animados. Uma grande representante do universo Libélula são as crianças do grupinho Restart que em seu shows se apresentam com trajes coloridos e curiosamente se transformam em Libélulas ao final de cada show.
 Imagem:Dragonfly illus big.jpg 
CICLO EVOLUTIVO DA LIBÉLULA

INVEJOSA!

Galeria de fotos

 Li-Sol-30
Fontes
Wikipédia, a enciclopédia livre.
 http://berimbaudeduascordas.blogspot.com.br/2010/06/o-pouso-da-libelula.html
 http://diariodebiologia.com/2010/04/o-ciclo-de-vida-impressionante-da-libelula/
 http://desciclopedia.ws/wiki/Lib%C3%A9lula
Sejam felizes todos os seres. Vivam em paz todos os seres. 
Sejam abençoados todos os seres.
 

Nenhum comentário: