sexta-feira, 3 de agosto de 2012

FENOMENOLOGIA E EXISTENCIALISM0 -Prof.Franklin Leopoldo e Silva - 54:00


Enviado por em 07/10/2011
 
Fenomenologia e existencialismo


Franklin Leopoldo Silva: palestras para download

Franklin Leopoldo e Silva: 

doutor em filosofia pela Universidade de São Paulo e professor de História da Filosofia Contemporânea da mesma Universidade. Autor de Descartes – A metafísica da modernidade, Bergson – Intuição e discurso filosófico e Ética e Literatura em Sartre.

A admiração e a episteme (espanto)

Com base na fala do professor Franklin Leopoldo e Silva, da FFLCH-USP, o programa apresenta fragmentos de textos da Antiguidade Grega até o período de Péricles. Com trilha musical e peças de Giorgy Kurtag.

Download aqui

Fundadores do pensamento do século XX: fenomenologia e existencialismo

Programa sobre a Fenomenologia de Edmund Husserl, que redefiniu a realção de sujeito e objeto, considerou a relatividade do conhecimento, abrangendo as funções transcendentais do conhecimento. A fenomenologia funda a filosofia contemporânea e influencia Sartre, que parte dos conceitos de Husserl para chegar ao Existencialismo.

O filósofo Franklin Leopoldo e Silva faz um resumo de uma trajetória que parte de uma corrente fundadora do pensamento contemporâneo, até uma filosofia, um ideário, que exerceu muita influência, principalmente na primeira metade do século XX, mas que ainda hoje se mantém na filosofia e na literatura como uma tendência importante. A Fenomenologia de Edmund Husserl redefiniu a relação de sujeito e objeto, considerou a relatividade do conhecimento abrangendo as funções transcendentais do conhecimento. A fenomenologia funda a filosofia contemporânea e influencia Sartre, que parte dos conceitos de Husserl para chegar ao Existencialismo.

Download parte 1 parte 2 parte 3

Sartre: O existencialismo é um Humanismo

Neste programa, o professor Franklin Leopoldo e Silva faz uma descrição detalhada da filosofia existencialista de Sartre. Ressaltando a importância do pensador francês não só como filósofo, mas como um intelectual atuante e sempre coerente com suas idéias, o professor Franklin mostra o quanto ele ainda é atual e relevante.

Download: aqui

Humanidades Filosofia: os racionalistas modernos

Descartes e Kant são o ponto de partida de Franklin Leopoldo para abordar as linhas de reflexão que do pensamento moderno. Em Descartes, ele busca a crítica ao estilo tradicional de conhecimento da filosofia medieval e a reivindica a autonomia da razão subjetiva. Com Kant, analisa a subjetividade e a objetividade e a forma e a universalidade da racionalidade prática. Franklin Leopoldo e Silva é Professor de História da Filosofia Moderna e Contemporânea da USP e autor de “Descartes – A Metafísica da Modernidade”, entre outros.

Download parte 1 parte 2 parte 3

O Imperativo ético em Sartre

A partir do existencialismo, podemos dizer que o primado da existência não é outra coisa senão a afirmação da liberdade e que a historicidade que caracteriza essa existência enraíza o homem nas realidades concretamente determinadas. Como o intelectual é quem ‘pode’ assumir de modo explícito, consciente e crítico essa ‘condição humana’, ele ‘deve’ explorá-la a fundo: assim fez Sartre.
Download mp3 aqui

A moralidade como política

Download mp3 aqui

O descontrole do tempo histórico e a banalização da experiência

Download mp3 aqui

 Li-Sol-30
 Café Filosófico - CPFL Cultura
Licença padrão do YouTube 
 http://sanger1983.blogspot.com.br/2010/10/franklin-leopoldo-silva-palestras-para.html
Sejam felizes todos os seres.Vivam em paz todos os seres.
Sejam abençoados todos os seres.
 

Nenhum comentário: