quinta-feira, 2 de agosto de 2012

O pensamento na crise na sociedade contemporânea – Julio César Pompeu - 104:37



Discussões e Reflexões »




De todas as transformações sofridas pelo mundo nos últimos meses – reunidas sob a alcunha de crise – muitas interpretações e soluções foram propostas. Discursos cuja legitimidade depende dos porta-vozes e espaços de enunciação. 

Para alguns, a solução 
é o resgate imediato dos valores da modernidade. 

A começar por uma presença regulatória do Estado. Para outros, as ocorrências da crise denunciam a necessidade de uma ruptura – ainda mais radical – com esses mesmos valores. Disso falaremos.


 Minientrevista
Júlio Pompeu Presidente do Conselho Estadual de Ética

"Estamos sendo abandonados. Ficou perigoso para nós"


Por que o Conselho de Ética decidiu renunciar?
O conselho foi criado (em 2007), mas, na prática, dentro da máquina do governo, nunca tivemos sala, telefone, nem um arquivo ou gaveta com chave. Faz tempo, desde o governo Paulo Hartung, que nós tentamos conseguir recurso e estrutura própria, inclusive prevista no orçamento. Parte do trabalho do conselho é fazer com que funcionem os conselhos de ética dentro das secretarias. Eles até existem nas pastas, porque a norma mandou constituir, mas é ainda pior do que no Conselho de Ética. Os conselheiros até são nomeados, mas alguns nem exercem o cargo. Mas, a partir daí, não há nenhum esforço real para que isso funcione. Agora, bem ou mal, isso não é o maior problema.

Então, qual é a principal razão?
O conselho é um órgão deliberativo, e não punitivo. A partir de nossas recomendações, quem toma as decisões é o governador. É um trabalho voluntário, no qual emprestamos nosso nome. Nós assumimos esse risco numa boa, se soubermos que o Estado está nos apoiando. Mas, não tendo mais esse apoio, isso fica sem sentido. Quando aceitamos participar do conselho, aceitamos correr esse risco em nome do Estado, para depois não termos apoio desse mesmo Estado. Estamos sendo abandonados administrativamente. Ficou perigoso para nós assumir esse risco sem ter esse respaldo.

A que o senhor atribui essa dificuldade?
O governador está um pouco ressabiado porque não nos conhece. No mínimo, temos o poder de pautar a mídia de forma negativa sobre os secretários de Estado. Acho até natural que ele fique ressabiado por não nos conhecer, mas faltou diálogo.


Homepage: http://www.pompeu.org
 Grupos de pesquisa em que atua
Ética e Gestão - UFES   (líder)
Territórios Étnicos - UFES   (pesquisador)

 Linhas de pesquisa em que atua
Povos indígenas e dinâmicas territoriais
Representações Sociais e Comportamentos Morais
Sistemas de Informação e Comportamentos Morais
Territórios afro-brasileiros

 Li-Sol-30
 Fonte:
Café Filosófico- CPFL Cultura
 http://www.discussoesereflexoes.com.br/2010/08/24/o-pensamento-moderno-e-a-interpretacao-da-crise-na-sociedade-contemporanea-julio-cesar-pompeu-2/#.UBrj72-ysWA.blogger

Nenhum comentário: