segunda-feira, 11 de março de 2013

A DÉCADA DAS EXPRESSÕES INDIVIDUAIS NAS ARTES PLÁSTICAS ao som de BEETHOVEN : Symphony No. 9; Handel: Organ Concerto




UC Davis Symphony and Chorus 
perform works by Beethoven and Handel. 
Series: "Mondavi Center Presents" 

 [11/2007] [Arts and Music] [Show ID: 12596]


Detalhe de uma das obras de Beatriz Milhazes. 

A década das expressões individuais nas artes plásticas


Cirley Ribeiro | 22.12.2010


Maria Bonomi redimensionou a ideia de obra pública e criou um espaço para murais em locais de grande frequência. Israel Pedrosa reformulou mundialmente a ideia de cor. E Beatriz Milhazes retrata um filão tradicional da cultura carioca, originário da decoração carnavalesca e das grandes mandalas. Os três artistas representam o Brasil nas artes plásticas nessa primeira década do século 21, segundo o crítico, curador e jornalista Jacob Klintowitz. Ele cita também Tunga e Cildo Meireles, dois nomes de vanguarda já respeitados e que se firmaram nos últimos dez anos.


Para Jacob Klintowitz, a primeira década do século 21 pode ser lembrada como a década do reconhecimento de artistas brasileiros no mercado internacional e das grandes expressões individuais. Curador do Museu de Arte de São Paulo, Teixeira Coelho concorda e cita a ascensão de artistas brasileiras a um estágio do mercado de arte mundial muito significativo. É o caso de Beatriz Milhazes, que está vendendo obras na casa de um milhão de dólares. "Isso, para um artista brasileiro contemporâneo vivo é um fato muito forte", conclui Teixeira Coelho.


O questionamento dos espaços públicos é outra característica nas artes plásticas na última década. Jacob Klintowitz ressalta que as bienais e os museus precisam repensar a sua função: " A ideia de que uma bienal de dois em dois anos traga uma novidade é uma ideia falida. O mundo não funciona assim, o mundo funciona por acúmulo e não por data. O artista amadurece na medida do seu tempo individua, e a arte não é um produto sazonal, de varejo".


O crítico e curador opina que a arte brasileira está entre as melhores do mundo, mas nos falta uma política cultural de expansão da produção.

Ouça os depoimentos de Jacob Klintowitz, Teixeira Coelho, Eder Chiodetto, Beatriz Milhazes e Maria Bonomi.


  • Teixeira Coelho - Galeria (1)
Li-Sol-30
Enviado por em 23/01/2008
www.culturabrasil.com.br/ 
Sejam felizes todos os seres.Vivam em paz todos os seres.
Sejam abençoados todos os seres.

Nenhum comentário: