segunda-feira, 13 de janeiro de 2014

ALTO PARAÍSO DE GOIÁS




Alto Paraíso de Goiás - 15min.
Chapada dos Veadeiros - Alto Paraíso - 8min.
Alto Paraíso - Chapada dos Veadeiros  -13min.

 
Alto Paraíso de Goiás é um município brasileiro localizado no Nordeste do Estado de Goiás, pertencendo à Chapada dos Veadeiros e, desde 2001, à Área de Proteção Ambiental - APA de Pouso Alto. Localiza-se a 230 km de Brasília-DF e a 412 km de Goiânia-GO. A sua altitude é de aproximadamente 1.300 metros, localizando-se no município o ponto mais alto do Planalto Central e de toda a Região Centro-Oeste do Brasil, com 1.691 metros de altura. Este fica localizado numa área próxima da BR-010, no sentido de Teresina de Goiás. O prefeito da cidade mandato (2009-2012) Divaldo Willian Rinco PSDB ,50 anos, foi assassinado na noite do dia 02/08/2010, supostamente trata-se de crime eleitoral. A cidade, segundo registros antigos[vago], estaria a salvo de qualquer desastre natural, como o fim do mundo. Por esse motivo, muitas pessoas de diferentes lugares do mundo, buscam este local para morar, buscando a "salvação".[carece de fontes]
Sua população estimada em 2008 é de 6.913 habitantes.



Município de Alto Paraíso de Goiás
Bandeira desconhecida
Brasão desconhecido
Bandeira desconhecida Brasão desconhecido
Hino
Fundação 12 de dezembro de 1953
Gentílico alto-paraisense
Prefeito(a) Álan Gonçalves Barbosa PSB
(2009–2012)
Localização
Localização de Alto Paraíso de Goiás
Localização de Alto Paraíso de Goiás em Goiás
Alto Paraíso de Goiás está localizado em: Brasil
Alto Paraíso de Goiás
Localização de Alto Paraíso de Goiás no Brasil
14° 07' 58" S 47° 30' 36" O
Unidade federativa  Goiás
Mesorregião Norte Goiano IBGE/20081
Microrregião Chapada dos Veadeiros IBGE/20081
Municípios limítrofes Teresina de Goiás, Cavalcante, Colinas do Sul, Niquelândia, São João d'Aliança e Nova Roma
Distância até a capital 412 km
Características geográficas
Área 2 593,885 km² 2
População 6 864 hab. Censo IBGE/20103
Densidade 2,65 hab./km²
Altitude 1.272 m
Clima tropical de altitude
Fuso horário UTC−3
Indicadores
IDHM 0,713 alto PNUD/2010 4
PIB R$ 43 773,790 mil IBGE/20085
PIB per capita R$ 6 332,10 IBGE/20085
Página oficial

Clima

Alto Paraíso de Goiás, considerada como uma das cidades mais altas e frias do estado de Goiás (juntamente com Cristalina, que possui 1.189 metros de altitude), possui um clima tropical de altitude, sendo seco e frio no inverno e ameno e úmido no verão. A diferença é que o inverno de Alto Paraíso de Goiás consiste em madrugadas frias e dias amenos (entre 5°C e 26°C); já em Cristalina as temperaturas mínimas não ficam tão baixas, porém as máximas são baixas o ano todo, principalmente no outono e início do inverno (entre 11°C e 20°C), levando-se em consideração que freqüentemente há dias em Cristalina que as máximas não passam do 15°C ou 16°C, mesmo com céu limpo (este se estiver no inverno).

No inverno, as mínimas podem alcançar facilmente os 5°C e as máximas podem não passar dos 20°C. Normalmente, no inverno é comum se ter grandes amplitudes térmicas. (Temperaturas típicas de um dia de inverno: mín. 7°C/máx.24°C). Há casos excepcionais em que as mínimas podem ser inferiores a 4°C. (Temperaturas típicas de um dia de outono: mín. 9°C/máx.23°C)

No verão, as mínimas ficam um pouco mais altas, em torno dos 16°C e as máximas, amenas (em torno dos 23°C). (Temperaturas típicas de um dia de verão em dias chuvosos: mín. 16°C/máx.21°C; Temperaturas típicas de um dia de verão em dias com céu claro: mín. 15°C/máx.25°C)
Mas é na primavera que são registradas as maiores temperaturas do ano, pois as mínimas podem ficar próximas dos 16°C e as máximas, alcançar os 34°C. A maior mínima registrada foi de 19°C em setembro de 2007 e a maior máxima, de 35°C também em setembro de 2007. (Temperaturas típicas de um dia de primavera: mín. 13°C/máx.28°C).
A umidade relativa do ar durante o dia no inverno e parte da primavera pode cair para menos de 15%, podendo alcançar níveis críticos.

Resumindo:
→Temperaturas típicas de um dia de inverno: mín. 7°C/máx. 24°C;
→Temperaturas típicas de um dia de primavera: mín. 13°C/máx. 28°C;
→Temperaturas típicas de um dia de verão: mín. 15°C/máx. 25°C;
→Temperaturas típicas de um dia de outono: mín. 9°C/máx. 23°C.

Dados de registros climatológicos

A menor temperatura possivelmente teria ocorrido em 1975, mas não há registros que confirmem tal fato. Mas de acordo com relatos de registros de temperatura de outras cidades próximas, as mínimas em Alto Paraíso de Goiás, nessa época, deveriam ter ficado entre -2°C e 2°C(Que possivelmente deve ter ocasionado geadas no mínimo fracas).

Devido ao clima tropical de montanha, Alto Paraíso de Goiás possui madrugadas de inverno geladas, pois as temperaturas mínimas nessa época do ano podem alcançar os 4°C ou até menos nos pontos mais altos. Mas no inverno, são comuns temperaturas mínimas variarem entre 4°C e 9°C. Mesmo estando no inverno a região pode possuir alguns períodos de dias quentes com temperaturas que podem chegar aos 28°C. Logo possui uma grande amplitude térmica. O ótimo disso é acampar nessa época do ano, pois as noites são "congelantes". Isso por razão dos ventos constantes de 7 km/h a 30 km/h.

A explicação para esses extremos de temperaturas máximas e mínimas se dá pela presença de um ar seco que derruba os valores de umidades relativa do ar, principalmente entre 12 e 18 horas. Sem nuvens no céu, ao anoitecer, a radiação emitida pelo sol durante o dia escapa de forma muito rápida, fazendo com que a temperatura despenque até 6°C por hora e com que a umidade melhore subindo para até 60% ou 90%!

Noite de céu estrelado no final do outono e durante o inverno no cerrado é sinônimo de muito frio na madrugada, principalmente nos municípios de altitude elevada como é o caso da belíssima Alto Paraíso de Goiás. O ápice do frio vai das 05:00 às 06:30 da manhã. A partir das 06:30am já inicia o processo de aquecimento. O mesmo ocorre com as tardes: tarde de céu limpérrimo no inverno e grande parte da primavera no cerrado é sinônimo de calor e baixa umidade pela tarde. Mas a vantagem de cidades com clima Tropical de Montanha é que as máximas ficam mais baixas, custando chegar a 31°C nos períodos mais quentes do ano. Mas a umidade baixa muito.

No verão, as temperaturas mínimas sobem muito, passando de 6°C para 15°C ou 16°C. Mas as máximas ficam variando de 18°C a 26°C devido às chuvas que refrescam o tempo.
  • No ano de 2009, as duas menores temperaturas ocorridas foram de 3,6°C no dia 4 de Julho (dia esse cuja máxima foi de 23,7°C) e de 4,2°C no dia 4 de Junho (dia esse cuja máxima foi de 19,2°C).
  • Por enquanto a menor máxima do ano de 2009 foi de 15,9°C no dia 3 de Junho; já a maior máxima foi de 31,1°C no dia 17 de Setembro.

Sobre a Chapada dos Veadeiros 

CHAPADA DOS VEADEIROS
Ecoturismo, Saúde e Bem-estar, Busca Espiritual, Arte e Cultura






 
 Cachoeira dos Cristais - 1min.
 
Chapada dos Veadeiros - 24min.


A Chapada dos Veadeiros, localizada no Nordeste Goiano, é uma região de cerrado privilegiada que apresenta rica diversidade animal, vegetal, social e cultural. As águas que nascem em seus campos e chapadões são fundamentais para a formação do Rio Tocantins que abastece a Bacia Hidrográfica Tocantins-Araguaia, sendo considerada por isso o berço das águas.





Eleita pela UNESCO como Patrimônio Natural da Humanidade e Reserva da Biosfera Goyaz, essa região sem igual tem sido palco de projetos e experiências que buscam harmonizar o conhecimento humano em diversas áreas com a vida natural, preconizando um mundo melhor e uma maior qualidade de vida.


A região é de uma natureza exuberante, com trilhas, cânions, rios e córregos que formam piscinas naturais, corredeiras e cachoeiras, além de um céu único para apreciar o nascer e o por do sol, a lua e as estrelas. Na Chapada dos Veadeiros o cerrado revela suas fisionomias: veredas de buritis, campos úmidos, campos de flores, matas ciliares, de galeria e campos rupestres. Sua formação rochosa é das mais antigas do planeta, formada por quartzitos com afloramentos de cristal de rocha.
A paisagem muda a cada momento. Ora são jardins de pedra formando esculturas inéditas, ora é um mar de flores ondulando ao vento, ora são veredas que se transformam mais além em mata de galeria. A vegetação funciona como uma esponja em solo raso, canalizando água para as nascentes. No verão, os rios deságuam em riachos e cascatas, tornando campos verdes e viçosos. No inverno, o verde se transmuta em cores diversificadas e as flores tomam conta dos campos. O clima se faz ameno, com temperaturas médias entre 18 e 24 graus. Chove no verão e o inverno é seco, recriando-se a cada estação uma nova chapada. Localiza-se nesta região o ponto mais alto do estado do Goiás denominado Pouso Alto com 1.676 m.



Sua flora oferece inexplorada biodiversidade em plantas medicinais, frutos saborosos e flores delicadas. A fauna também é bastante diversificada e nos campos ocorrem veados campeiros, onças pintadas, lobos guarás, capivaras, emas, siriemas, tatus, tamanduás entre outros, infelizmente algumas dessas espécies ameaçadas de extinção. Entre galhos e nuvens voam papagaios, araras, periquitos, tucanos, gaviões, perdizes entre inúmeras outras espécies de aves. Localizada as margens da GO-118, Alto Paraíso de Goiás está situada nesta região, distante 230 km de Brasília e 420 km de Goiânia, o município é hoje um dos mais apreciados cartões-postais de Goiás.
A Chapada dos Veadeiros é formada por 05 municípios: Alto Paraíso de Goiás, Cavalcante, Colinas do Sul, Teresina de Goiás e São João D´Aliança. Os Municípios mais estruturados turisticamente são Alto Paraíso e Cavalcante.


ALTO PARAÍSO DE GOIÁS


Alto Paraíso, inicialmente Veadeiros, surgiu em meados do século XVII, no auge da mineração do ouro na região. A cidade formou-se a partir de um pequeno núcleo de colonização no qual foram se agrupando lavradores, desenvolvendo-se aí o cultivo do café e da pecuária. Registros históricos assinalam que houve também o cultivo de trigo, cujas primeiras sementes teriam sido trazidas por egípcios que vieram da Bahia.

 
 
Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros - São Jorge - 5min.

A partir dos anos 80 o município começou a receber uma população heterogênea com levas de imigrantes vindos de outros estados e países. Essas pessoas buscavam um estilo de vida mais calmo, voltado ao contato com a natureza e ao crescimento interior. Desta forma vieram ambientalistas, artistas, terapeutas, místicos e profissionais das mais diversas áreas. Alto Paraíso de Goiás constitui-se hoje num importante Pólo de ecoturismo, oferecendo uma gama variada de atividades e serviços voltados ao turismo, à saúde e ao bem-estar, a busca espiritual, a arte e a cultura.



Localizada a 36 km de Alto Paraíso de Goiás, está a Vila de São Jorge onde encontra-se a entrada do Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros (criado através do Decreto Federal n. 49.875 em 11 /01/61). Formada por garimpeiros que criaram na região um acampamento para a extração de cristal (atividade proibida nos dias de hoje) a charmosa vila de São Jorge atualmente tem no turismo sua principal atividade econômica e conta com infra-estrutura e serviços de qualidade para atender ao turista.


O Povoado do Moinho, localizado a 12 km de Alto Paraíso de Goiás, fica num grande e fértil vale entre os contrafortes da Serra Geral do Paranã e a Serra da Água Fria. Tem um núcleo concentrado casas simples e pequenas cercadas por sítios, chácaras e fazendas. Abrigou o primeiro moinho de trigo da Chapada dos Veadeiros, hoje em ruínas.

 
 
Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros - Globo Repórter - 4min.

Alto Paraíso de Goiás é o lugar certo em muitos sentidos. Durante o dia pode-se fazer caminhadas premiadas com paisagens singulares e refrescantes banhos em cachoeiras, no final do dia o turista relaxa com as inúmeras opções de terapias alternativas ou aproveita para visitar as lojinhas de artesanato local espalhadas pela cidade em busca de uma lembrança e a noite as opções são comidas deliciosas, música ao vivo, performances artísticas e contemplação do céu.




 
Chapada dos Veadeiros - Cavalcanti - 15min.




CAVALCANTE






Cavalcante é a cidade mais antiga do nordeste goiano e abriga em seu território o quilombo mais importante do Brasil, o Sítio Histórico Kalunga. Está localizada a 90km de Alto Paraíso, 320 km de Brasília e a 520 km de Goiânia.



O Município abrange uma área de 6.935 km², foi fundado em 1740, tornando-se cidade em 1831. Rodeada de serras e montanhas e cercada por centenas de cachoeiras, sua principal renda já foi a exploração de ouro e outros minérios (foi na Serra de Santana, às margens do córrego Lavapés, que o ouro despontou, dando surgimento à Vila).



A região é rica em fauna e flora, com lugares exóticos e paradisíacos que surgem no meio das matas fechadas. As principais atrações turísticas são as indescritíveis cachoeiras, mirantes e cadeias de montanhas, incontáveis praias fluviais de areias branquíssimas, calçadas antigas de pedra feitas por escravos no século XVIII e trilhas cavaleiras, além de várias festas tradicionais com muito forró, catira e sussa, tanto na sede do município como em sua vasta zona rural.



A área Kalunga, situada no nordeste do município, com mais de 230 mil hectares de cerrado protegido, é a maior comunidade remanescente de quilombo do Brasil, com cerca de 4.000 cidadãos que só tiveram contato com a "civilização" há menos de 30 anos - um povo mágico de forte sangue negro. A história desse povo confunde-se com o período de mineração do Brasil Colônia e dos bandeirantes. Cansados de serem explorados, os negros sofridos acabaram por se rebelar e fugiram, escondendo-se na mata, entre serras, num local de difícil acesso onde formaram o povo Kalunga.



Essa região ainda permanece intacta e com grande riqueza natural, protegida pela decretação do Sítio Histórico do Kalunga, que é devida, muito mais que a outras, à intervenção, estudo e dedicação de uma goiana das mais ilustres, a Professora Mari de Nazaré Baiocchi, que Deus a proteja. Seu livro Kalunga, Povo da Terra, foi o pontapé inicial de todo o processo para obter o decreto presidencial que os protege. As festas santas dos Kalungas são repletas de rituais cerimoniosos, como a Festa do Império e o Levantamento do Mastro, que têm coreografia complexa e atraem centenas de visitantes. As festas da sede também são muitas e carregadas de tradição: a Caçada da Rainha, a Festa do Divino, A Folia de Reis, a caminhada da Sexta-feira Santa ao topo do Morro da Cruz e o nosso Carnaval de rua, famoso na região.



Cavalcante conta com uma equipe treinada de condutores de visitantes no CATMA - Centro de Atendimento ao Turismo e Meio Ambiente que informa - por telefone ou pessoalmente - tudo o que é necessário para quem deseja conhecer a cidade.

PARAÍSO DOS PANDAVAS:
 
Celebração no Paraíso dos Pandavas - 3min.
 
Hare Krishna - Krishna Das

'Hare Krishna Hare Krishna

Krishna Krishna Hare Hare

Hare Rama Hare Rama

Rama Rama Hare Hare


Aulas e Gravações em MP3:
Festival de Nova Gokula 2006:
Néctar de Prabhupada - Parte 1, Parte 2, Parte 3, Parte 4 - Sriman Srutakirti Das compartilha suas experiências do tempo em que serviu pessoalmente Srila Prabhupada. Muito prazeroso e muito instrutivo!
Acervo:
Introdução ao Hitopadesa -Dhanvantari Swami, parte 1 e parte 2. O antigo clássico Hitopadesa é usado por Dhanvanatari Swami para abordar desde a importância do controle e foco da mente até as mais doces descrições do amor entre Radha e Krishna.

História Secreta da Raça Humana - Drutakarma Das (Michel Cremo), gravado em Brasília-DF, na Universidade Católica, 27/09/05, 1:06 de duração, 23,3 MB

SB 11-12-8 - Purushtraya Swami, gravado em Brasília-DF, 30/11/2003, 1:01 de duração, 42 MB

Vedanta - Purushatraya Swami - Parte 1, gravado em Brasília, na UnB, dia 29/11/2003, 1:45 de duração, 72,6 MB

Vedanta - Purushatraya Swami - Parte 2, gravado em Brasília, na UnB, dia 29/11/2003, 0:51 de duração, 35,3 MB

Sri Siksastaka - Parte I - Os Oito Ensinamentos do Senhor Caitanya Mahaprabhu.  Seminário ministrado por SS Param Gati Swami em Brasília-DF, 14/02/2004. 37,6 Mb, 1:22 de duração

Sri Siksastaka - Parte II - 27,7 Mb, 1:00 de duração

O Yogi Perfeito - por Chandramukha Swami - 2,43 Mb, 00:05:11 de duração

Vídeos em formato WMV (Windows Media Video):
Aula dada por SS Dhanvantari Swami ao iniciar dois discípulos, gravado em Belo Horizonte, 13/12/2004.
Aula de SB de Purushatraya Swami, gravado em Brasília-DF, 30/11/2003, 1:01 de duração, 46,7 MB. Mesma aula do arquivo MP3 acima, Srimad Bhagavatam 11.12.8
Festival de Nova Gokula, Aula de Srimad Bhagavatam (9.4.63), 27/12/2003
Festival de Nova Gokula, Aula de Srimad Bhagavatam (9.4.64), 28/12/2003
Festival de Nova Gokula, Aula de Srimad Bhagavatam (9.4.65), 29/12/2003
Epistemologia Vaishnava. Aula ministrada por SS Dhanvantari Swami em Nova Gokula, 27/12/2004. 42,0 Mb, 55:15. Clique aqui para baixar anotações que acompanham a aula.

Música / Som:
Deus, Paradigma do Absoluto. Uma apresentação do Sri Isopanishad em versos rimados, em linguagem de cordel, preparada por Sriman Jagad Vicitra Das. Parte 1, Parte 2, Parte 3, Parte 4, Parte 5, Parte 6, Parte 7, Parte 8, Parte 9, Parte 10 - Arquivo Zipado do CD completo.
Palavras de George Harrison Remix. Introdução do livro "Krsna, A Suprema Personalidade de Deus", de Sri Srimad A.C. Bhaktivedanta Swami Prabhupada, escrito George Harrison in 1970. Voz de Giridhari Das. Remix e efeitos por Bk. Flávio Pará.

Livros e Textos:
Ciência Espiritual (em PDF) - Um resumo dos conceitos e práticas da consciência de Krishna (bhakti-yoga), escrito por Giridhari Das.

Passos Simples para um Templo Simples (em PDF) - Um livreto baseado em palestras proferidas por Srila Radhanath Swami, relatando os maravilhosos resultados práticos de se organizar uma comunidade em torno do princípio de serviço aos devotos em amor e humildade.

Manual de Etiqueta Vaishanva (em PDF) - Um pequeno manual descrevendo as diretrizes básicas de como viver como um devoto (Vaishnava), como se comportar no Templo, etc.

Coletânea de Textos (em Word, no formato ZIP), contendo os textos, escritos por Giridhari Das:
a) A Missão
b) Amor, Paz e Caridade
c) A Deidade
d) O Que É Hinduismo.

Coletânea de Poesias (em Word, no formato ZIP), escritas por Krishna Mayi Devi Dasi.
Para visualizar ou imprimir aquivos .PDF, é necessário o Acrobat Reader instalado em seu micro. Se não o tiver pode fazer um download gratuito aqui: http://www.adobe.com.br/products/acrobat/readstep2.html
Flor de Maçã de Santa Catarina
Wikipédia
http://www.pandavas.org.br/pag_comp/download.htm




Enviado em 11/12/2011-Licença padrão do YouTube
Sejam felizes todos os seres Vivam em paz todos os seres
Sejam abençoados todos os seres.




Nenhum comentário: