terça-feira, 18 de março de 2014

E la nave va - Musical moment No. 3 in F minor by Franz Schubert (+playl...



E la nave va - Musical moment No. 3 in F minor by Franz Schubert
E la nave va é um filme de 1983 pelo italiano Federico Fellini .

Ele descreve os acontecimentos a bordo de um transatlântico de luxo preenchido com os amigos de uma cantora de ópera falecida, que se reuniram para lamentar-la.
 O filme foi selecionado como a participação italiana para o Melhor Filme Estrangeiro no Oscar 56 , mas não foi aceita a candidatura.]

O filme começa descrevendo uma cena em julho de 1914, imediatamente antes do navio de cruzeiro Gloria N. zarpar de Nápoles Harbor.
A seqüência de abertura é em tons de sépia, silenciosa, como se fosse um filme rodado em outro tempo, com o zumbido do projetor de som.
Gradualmente, a sépia se desvanece em todas as cores e podemos ouvir o diálogo dos personagens.

Orlando, um jornalista italiano, comenta, abordando diretamente a câmera, explicando para o espectador que o cruzeiro é uma viagem funeral para dispersar as cinzas da cantora de ópera Edmea Tetua perto da ilha de Erimo, sua terra natal. Considerada a maior cantora de todos os tempos, Tetua é celebrada  deusa por sua bela  voz .

- O desastrado ,mas adorável jornalista também fornece anedotas altamente subjetivas e fofocas sobre a grande variedade de personagens de desenhos animados que evocam a época de ouro dos "papéis engraçados" ( Little Nemo , Bringing Up Father , The Katzenjammer Crianças ), mas com um toque Felliniesque perverso. Estão presentes cantores de ópera, professores de voz, diretores de orquestra, produtores de teatro, atores, primeiros-ministros, condes, princesas, duques grandes, e os fãs em pânico da diva falecida.

- A soprano ciumenta e amarga chamada Ildebranda desesperadamente tenta penetrar o segredo por trás da voz inesquecível Edmea Tetua.
- O Baixo russo de cabelos cerdas é mostrado no  refeitório do navio, onde, usando apenas sua voz, ele hipnotiza uma galinha .
- Um ator homo  encaracolado viaja com sua mãe, a fim de seduzir marinheiros.

- Sir Reginald Dongby, um aristocrata Inglês voyeur, aprecia espionar Lady Violet, sua mulher ninfomaníaca.
- O Grão-Duque da Harzock, um prussiano, é uma bolha  obesa, irmão de um jovem cuja irmã cega (coreógrafo Pina Bausch ) arquiteta com seu amante, o primeiro-ministro, para deserdar seu irmão. O Conde tem  no armário um templo dedicado à memória da diva.

- Um terrível fedor sobe do porão do navio e logo é revelado que um rinoceronte doente de amor tem sido negligenciada pela tripulação do navio. A besta é puxada para cima, lavado no convés, e volta para o porão com água fresca e feno.

No terceiro dia da viagem, os passageiros descobrem uma multidão de sérvios náufragos acampados no convés do navio. Fugindo em balsas para a Itália após o assassinato em Sarajevo, os refugiados foram trazidos a bordo na noite anterior pelo capitão.

- O Grão-Duque e seus homens, no entanto, estão convencidos de os sérvios são terroristas e ordenam ao capitão para isolar o grupo num canto do navio.
 O resultado é  uma tomada mal disfarçada de Fellini na Irmãos Marx 's A Night at the Opera , em uma mistura inebriante de culturas, tanto étnica e artístico, onde os aristocratas e esnobes alegres dividem o palco (o convés do navio) com camponeses e folclore sérvio vibrante.

Mas os festejos terminam quando o carro-chefe ameaçador das velas da frota austro-húngaro é visto, exigindo o retorno dos refugiados sérvios. O capitão concorda com a condição de que as cinzas de Edmea Tetua sejam dispersas em Erimo  antecipadamente.

Após a cerimônia, os refugiados são carregados em um bote salva-vidas para entrega aos austríacos, mas um jovem sérvio lança uma bomba no carro-chefe, causando um pandemônio. Os austríacos respondem por um tiro de canhão. O Gloria N. afunda enquanto Albertini empunha sua batuta-  aristocratas marcham aos botes salva-vidas, uma grande lâmina de piano em todo o chão quebrando espelhos, e as borboletas do twitter serenamente acima da refrega de malas nos corredores inundados.

Em um tiro de rastreamento reverso, Fellini revela as estupendas máquinas por trás das cenas de sua ópera flutuante do filme - macacos hidráulicos gigantes (construídos pelo vencedor do Oscar cenógrafo, Dante Ferretti ) que criou rolando movimentos do mar do navio, junto com hectares de oceano de plástico, um exército de técnicos de naftaleno em chamas para a fumaça de efeito de desastres, e, por fim, uma figura enigmática que pode ser Orlando ou Fellini intencionalmente escondido atrás de sua própria câmera filmando a câmera principal de filmar a si mesmo.

A câmera principal, em seguida, segue para a frente a um tiro final de Orlando em um bote salva-vidas com o rinoceronte feliz mastigando feno.
"Você sabia", confessa Orlando ", que dá um rinoceronte muito bom leite?"
 Rindo, ele mais uma vez pega os remos a desaparecer em um vasto oceano de plástico.
  
Elenco


 
A scene from the unforgettable film
"E la nave va", directed by Federico Fellini, where the Musical moment
No. 3 in F minor by Franz Schubert is interpreted by a "glass
orchestra". The track was recorded probably by Bruno Hoffman and
arranged for the glass harp by Nino Rota. Here you can listen to a cover
by Robert Tiso: http://www.youtube.com/watch?v=E9Nk3A...

Una
escena de la inolvidable película de Federico Fellini "E la nave va",
en la que se interpreta el Momento Musical nº 3 en Fa menor de Franz
Schubert. La pieza fue probablemente grabada por Bruno Hoffman con
arreglos para arpa de cristal de Nino Rota. Aquí puede oírse una versión
de Robert Tiso: http://www.youtube.com/watch?v=E9Nk3A...


Publicado em 24/03/2012
Sejam felizes todos os seres.Vivam em paz todos os seres.
Sejam abençoados todos os seres.
 

Nenhum comentário: