quinta-feira, 16 de julho de 2015

PRIMEIRA GUERRA MUNDIAL




Primeira Guerra Mundial - Fim de uma Era - 93 min.

Debate: Primeira Guerra Mundial - 30 min.

Imperialismo e a Primeira Guerra Mundial - 31 min.

Como aconteceu a Primeira Guerra Mundial - 15 min.

Primeira Guerra Mundial - Antecedentes - 19 min.

Primeira Guerra Mundial e Revolução Russa - 


    Estopim da Primeira Guerra Mundial - 9 min.

"governo sombra" existe desde antes de 1990 e se iniciou com os mesmos grupos de pessoas que, entre outras coisas, criaram o Federal Reserve Act (1913), apoiaram a Revolução Bolchevique (1917) e financiaram a ascensão do Partido Nazista na Alemanha, a fim de criar um governo mundial centralizado em sua própria agenda.4 O Banco Mundial e os bancos centrais nacionais são acusados de serem os instrumentos da Nova Ordem Mundial. As guerras geram enormes lucros para os bancos centrais e a indústria de armamento, porque as despesas públicas (ou seja, empréstimos a juros a partir dos bancos centrais controlados por eles) aumentam drasticamente em tempos de guerra, aumentando as dívidas (dependência) do governo com eles, além do que seria também uma forma eficaz de reduzir a população mundial. 

Na medicina, a supressão de curas de doenças tem como objetivo reduzir a longevidade da população e cortar os custos com a previdência social, além de aumentar os lucros das empresas farmacêuticas. Os grupos terroristas seriam ferramentas usados por eles para disseminar o medo na população, uma desculpa para reduzir os direitos civis e impor um governo fascista.

 O fato de Karl Marx ter nascido em uma família judia, sua irmã casada com om Rothschild m vem confirmar a mesma origem de alguns proeminentes líderes comunistas e  tornou possível adicionar o movimento operário à conspiração, como participantes da mesma ideologia.


Causas da Primeira Guerra Mundial

Por Lucas Martins
A Primeira Guerra Mundial começou em agosto de 1914 e terminou em novembro de 1918. Os principais participantes da guerra formaram duas grandes alianças:



Tríplice Entente, formada pela Inglaterra (Império Britânico), França, Rússia (até 1917, 
quando começou a Revolução Russa) e Estados Unidos a partir de 1917.

Tríplice Aliança, formada pelo Império Alemão, 
Império Austro-Húngaro e Império Turco-Otomano.
Após a guerra, o cenário geopolítico da Europa estava completamente diferente.

Causas
Há várias causas prováveis para a primeira guerra mundial. O evento principal que marcou o início da guerra, foi o assassinato de Francisco Ferdinando, herdeiro do trono Austro-Húngaro. O assassino foi Gavrilo Princip, que era integrante de um grupo nacionalista chamado Mão Negra, que visava unir os territórios que continham sérvios. Mas este ocorrido é o de menos, foi apenas o estopim.

Na década de 20, a explicação mais usada para a guerra foi a de que a Alemanha começou atacando e invadindo a Bélgica no dia 3 de agosto de 1914, e os Austro-Húngaros invadiram a Sérvia dia 29 de Julho do mesmo ano. Por terem sido os primeiros a atacar, os alemães e austro-húngaros foram considerados os culpados pela guerra, tendo de pagar uma quantia enorme de dinheiro para reparar danos da Tríplice Entente. O valor era o correspondente á aproximadamente 20 bilhões de dólares hoje. Em 1931 essa dívida foi extinta.

Rivalidades
A rivalidade entre Alemanha e Inglaterra também é uma das causas. Os Ingleses sempredominaram os mares da europa (desde a época do descobrimento do Brasil!), e os alemães, claro, não gostavam nada disso. Iniciou-se uma corrida armamentista, desenvolvimento de navios de guerra, etc. A tensão aumentou quando a Inglaterra construiu o revolucionário encouraçado HMS Dreadnought:

Militarismo e Aristocracia
Já os americanos, culpam a aristocracia da Alemanha, Rússia e do Império Austro-Húngaro, que mandava nesses países. Eram militaristas, deixando de lado a democracia. Os americanos, com essa desculpa, entraram na primeira guerra mundial, e os Russos saíram da Tríplice Entente.

Nacionalismo
O nacionalismo, que se expandia rapidamente pela Europa na época, alimentado pelas guerras perdidas, rivalidades, e a mídia, contribuiu bastante para a Guerra. Os cidadãos da Sérvia e do Império Austro-Hungaro clamavam por uma guerra, para defender a sua honra.

Revanchismo
Os alemães dominavam uma região chamada Alsácia e Lorena, que, inicialmente era mesmo do povo alemão, mas foi tomado por Luís XIV da França, em 1648. Os franceses devolveram o território aos alemães, devido ao Tratado de Frankfurt (guerra franco-prussiana). Com isso, surgiu um sentimento de revanchismo nos franceses.
Arquivado em: História

Políticas de Aliança - 8 min.


Verdum - Vitórias de sangue - 50 min.

 
Conspiração Nazista - 43 min.

Questão Balcânica - 10 min.

Grandes Líderes da 2a guerra mundial - 116 min.


Sejam felizes todos os seres. Vivam em paz todos os seres. 
Sejam abençoados todos os seres.

Nenhum comentário: