domingo, 8 de agosto de 2010

OBRA DE MOZART DISPONÍVEL Online


Obras de Mozart - Online

Obra de Mozart pode ser acessada via internet                                            Bildunterschrift: Großansicht des Bildes mit der Bildunterschrift:  Obra de Mozart pode ser acessada via internet 

A Fundação Internacional Mozarteum, localizada em Salzburg, na Áustria, disponibilizou para pesquisa na internet a obra do compositor austríaco Wolfgang Amadeus Mozart, que consiste em mais de 24 mil páginas. Trata-se de uma versão digital da Neue Mozart Ausgabe (NMA – Nova Edição das Obras Mozart), considerada referência para as edições sobre o compositor.

O site (http://dme.mozarteum.at) permite aos usuários localizar sinfonias, árias ou mesmo trechos específicos des composições. Foram disponibilizados textos baseados em originais e também manuscritos autografados pelo compositor.

"Tivemos 45 mil acessos nas primeiras duas horas. Não esperávamos tanto", disse o diretor do programa online da NMA, Ulrich Leisinger, à agência Reuters. Segundo Leisinger, a editora alemã Barenreiter recebeu 302 mil euros pelos direitos de publicação digital. (cv)

Descrição do projeto

A Digital Mozart Edition (Digital Mozart Edition, DME) está actualmente a ser desenvolvido na Fundação Internacional Mozarteum (ISM) em Salzburgo, em cooperação com o Packard Humanities Institute, em Los Altos, Califórnia, E.U.A.. O DME é a obra completa de Wolfgang Amadeus Mozart (1756 - 1791) colocou o mundo em forma digital para todos na internet para fins de estudo e desempenho. Abrange não só as obras musicais, mas inclui também uma edição crítica da correspondência e documentos, bem como a libretos. À luz das restrições de direitos autorais, o DME tem por objetivo o fornecimento de imagens das fontes originais. Acesso à Internet, incluindo download e impressão de arquivos para fins não comerciais, é livre. O DME fornecerá também informações de fábrica e de código-fonte relacionado disponíveis na Internet.

O DME vê-se como o sucessor do projeto o Mozart Neue-Ausgabe (NMA), publicado desde 1954 pelo ISM em ligação com a cidade de Mozart Augsburgo, Salzburg e Viena. É baseado no NMA desenvolvido ao longo de gerações e respeita o seu desempenho acadêmico. No longo prazo, o projeto on-line não é nem no conteúdo nem na aparência com o Mozart Nova Edição será a mesma.
 Casa de Mozart

Tarefas

A Digital Mozart Edition forma o núcleo do Instituto de Mozart no Mozarteum International Foundation, que pela primeira vez Julho de 2001 foi estabelecido como um resumo das suas atividades científicas. Trata-se de um grande público ao ar livre em casa e no exterior - acadêmicos e músicos profissionais, bem como amantes - o acesso à vida e obra de Mozart. A Digital Mozart Edition é baseado em um formato aberto eletrônico que é especificamente do Instituto de Humanidades Packard desenvolvidos e implementados. O código legível por máquina é obtido a partir de exames de imagem da ANM, na Digital Mozart Edition, o texto musical de Mozart Nova Edição gradualmente ser revisto e actualizado.

Oportunidades

O formato digital permite, em restrições de direitos autorais, uma combinação de fontes (fac-símiles digitais) e da edição. A representação das diferentes variantes e versões muito mais fácil em comparação com a mídia impressa tradicional e oferece ao usuário a opção de comparação direta. Com uma fonte de material adequado, a história deve ser representado em sua fases principais. 

O trabalho do instituto é de Mozart mais informações - texto e imagem de documentos, referências, bases de dados de origem e registros de trabalho - que são fornecidos como parte do DME está disponível online. O formato dos dados deve também permitir um adaptado às necessidades da dinâmica de produção do usuário de materiais de alta performance. Os dados layout independente não só deve ser exibido na tela, mas também impressos e liberados para posterior processamento em vários programas de notação musical.

Realização

Ária:ISIS-OSIRIS - Zarastro
 Ária:ISIS-OSIRIS - Zarastro
Parte final

Em uma primeira etapa, a questão é a digitalização do Mozart New feitas. Isso inclui 126 volumes com 26.000 páginas de música e os relatórios críticos publicados separadamente nesta principalmente ter 8.500 páginas de um curto período. Sobre o trabalho de um banco de dados é o acesso fácil a qualquer desejado. 

A informação tradicionalmente separadas do texto e aparato crítico musical são os NMA Online para o estudo como uma sinopse combinados dentro O anotada, desta forma, o texto musical do NMA foi fundada em dezembro de 2006 no endereço http://dme.mozarteum.at/nma feito inteiramente pela Internet. A pela Fundação Internacional Mozarteum de março 2006, apresentou um CD-ROM interativo DIGITAL MOZART Fantasy & Sonata KV 475 e 457 (www.mozart digital.at) prepara o ISM desde 1990, realizada em de autógrafo de Mozart em geral. O manuscrito pode ser folheada e estudado, que é fornecido com explicações e possível instrumento - - simultaneamente ouvido e lido pela própria admissão de Mozart para a a. Algumas das funcionalidades desenvolvidas para o efeito pode ser transferido em DME.

 Diário de Mozart

Visão

O ISM prosseguir o ambicioso projeto da Digital Mozart Edition, a realização com o apoio do Instituto de Humanidades Packard exigem pelo menos 10-15 anos, é científica sobre os benefícios, mesmo para além de uma missão educativa: Através do trabalho de Mozart Instituto é o conhecimento acumulado para vida de Mozart e de trabalho de interesse amplo será fornecido gratuitamente.

Última Atualização: 2010


Fontes: DW-WORLD.DE

Digital Mozart Edition 

http://dme.mozarteum.at/DME/main/index.php?l=

 Sejam felizes todos os seres. 
Vivam em paz todos os seres. 
Sejam abençoados todos os seres.

Nenhum comentário: