quarta-feira, 12 de janeiro de 2011

TERREMOTOS OCORRIDOS NA TERRA

Terremotos:
o que está ocorrendo com a nossa Terra?

Por 
Pedro Jacobi

Nos últimos dias recebi vários questionamentos de nossos usuários sobre os terremotos que parecem estar se intensificando. Muitos estão preocupados com o fato e querem saber se realmente existe uma maior incidência de terremotos e se o Brasil está, de alguma forma, em risco. Outros vão mais longe e querem saber se isso não é um presságio do fim do mundo que deve (segundo eles) acabar em 2012 conforme predito no calendário Maia...

O motivo do medo generalizado decorre do assustador terremoto de magnitude 8.8 na escala Richter, que ocorreu no dia 27 de fevereiro no Chile, algumas semanas após o mortal terremoto do Haiti (7.0) de 12 de janeiro. Em ambos os casos houveram muitas vítimas e enormes prejuízos materiais. O terremoto do Chile ainda apresenta um grande número de tremores correlatos sendo que os últimos , no dia 11 de março, foram de grandes proporções e ocorreram em um período de 30 minutos atingindo 6.9, 6.7 e 6.1 na escala Richter.

Estes últimos terremotos tiveram os seus epicentros mais próximos de Santiago o que pode significar que nos próximos dias teremos terremotos  os aftershocks,  perigosamente próximos de Santiago, causando maiores perdas do que o sismo de 27 de fevereiro.
Some-se a estes terremotos as notícias de tsunamis, vulcões, aquecimento global e até mesmo dos pequenos sismos Brasileiros registrados recentemente no Nordeste e está configurado, para alguns, o cenário do fim do mundo.

A resposta que eu tenho, como um geólogo e estudioso do assunto é que terremotos são muito mais comuns do que a maioria das pessoas acredita e que estes acontecimentos náo caracterizam este cenário do Armagedon.

  1. Veja os pontos abaixo e tire suas próprias conclusões:

A cada ano existem milhões de terremotos, de várias proporções, que afetam o nosso Planeta. A Terra é muito dinâmica e os movimentos ininterruptos das grandes placas tectônicas são os grandes causadores destes sismos.

Milhares de terremotos são contabilizados todos os dias, mas a maioria não são sentidos pelas pessoas (somente os acima de 2.0 são percebidos). No momento que escrevo este artigo um terremoto de 6.6 ocorreu a 80km da cidade de Fukushima na porção central do Japão. Não houve perdas humanas.

Sismos de grandes proporções, acima de 6.0, são mais raros, e quando próximos a cidades populosas, causam desastres, mortes e destruição.

Como a maioria da superfície terrestre é coberta por águas, gelo e por áreas despovoadas o número de sismos com perdas de vidas humanas é, relativamente, pequeno quando comparado ao número total de terremotos.

O que causa as grandes tragédias é a combinação dos seguintes fatos:

    *  Magnitude do terremoto, medida na escala Richter. Trata-se de uma escala logarítmica: a cada ponto existe um multiplicador de 10. Ou seja: um terremoto de 8.0 é dez vezes mais forte do que um de 7.0.

    * Tipo de rocha afetada pelo terremoto. A devastação causada por um terremoto tem grande correlação com o tipo de rocha onde os prédios foram construídos. Se a rocha for sólida a tendência é de um menor número de problemas. Já no caso de construções sobre areias inconsolidadas, sedimentos aluvionares e deltaicos como foi o caso das áreas mais afetadas no terremoto de 1906 de S. Francisco (7.8), os efeitos são devastadores. Nestes casos é comum a liquefação do solo. Trata-se de um fenômeno onde os tremores induzem o solo rico em areias e água a se comportar como um líquido o que causa o afundamento dos prédios, pontes, viadutos, estradas etc... causando um grande número de mortes e prejuízos materiais.

    * Proximidade e profundidade do epicentro. A proximidade do epicentro de um terremoto das zonas urbanas é um dos principais motivos de destruição. O terremoto do Haiti, de 7.0, teve o seu epicentro a poucos quilômetros da Capital Port-au-Prince o que causou as grandes perdas de vidas, ao contrário do Chile onde o epicentro era profundo e localizado mais de 300km de Santiago.

    * Tipos de ondas de propagação: as ondas mais destrutivas de um terremoto são as denominadas ondas superficiais que trafegam na superfície e são relativamente mais lentas. Devido a sua baixa frequência essas ondas tem longa duração e maior amplitude causando as maiores destruições , danos e mortes. Ondas superficiais são análogas as ondas da água.  A propagação das ondas sísmicas varia com a densidade das rochas afetadas sendo elevada no manto (>13Km/s) e menores na crosta, onde variam entre 3 a 8km/s. É por intermédio de cálculos baseados na velocidade de propagação destas ondas que são calculadas as distâncias e profundidades dos epicentros.

    * Qualidade das construções afetadas: um dos pontos de maior influência no número de vítimas é o que se refere à qualidade das construções atingidas pelo terremoto. Observa-se que os terremotos que afetam o interior de países pobres como a China são, sempre, os mais devastadores. Esta devastação se relaciona, principalmente, a baixa qualidade das construções afetadas. A medida que novas normas de construção foram criadas nos países mais afetados por terremotos o número de mortes diminuiu consideravelmente. O Japão, após o sismo de Kobe, é o que mais leva a sério o assunto investindo enormes somas tanto na construção de novos prédios e obras de engenharia como nos planos e estratégias de resgate e salvamento de vítimas em áreas atingidas.

O terremoto com o maior número de vítimas ocorreu na China em Shaanxi em 23 de janeiro de 1556. O número de mortos deve ter superado o milhão. Foram contabilizadas 830.000 mortes e a destruição atingiu mais de 400km. Apesar da gigantesca proporção o USGS calcula que o sismo teve uma magnitude entre 8 e 9 na escala Richter. A incidência de ondas superficiais sobre construções antigas e despreparadas para enfrentar um terremoto desta magnitude foi o fator determinante na tragédia.

Já o terremoto de maior magnitude medida, ocorreu em 22 de maio de 1960 no Chile próximo a Valdívia a sul de Santiago, não muito distante deste terremoto de 27 de fevereiro. O terremoto de Valdívia teve sua magnitude medida em 9.5 na escala Richter e ocasionou a morte de mais de 6.000 pessoas, um número baixo se comparado à magnitude. O tsunami gerado na costa do Chile atravessou o oceano matando no Hawaii e no Japão a dezenas de milhares de quilômetros.

A influência das forças gravitacionais da Lua e do Sol em terremotos:
Um ponto que me parece nunca ter sido adequadamente discutido, na literatura técnica , é a correlação entre terremotos e o efeito gravitacional da Lua e do Sol sobre a Terra. Todos sabemos que a conjunção Lua-Sol tem enormes influências gravitacionais no nosso planeta causando marés de grandes proporções e, as menos conhecidas marés terrestres.

Por incrível que pareça a crosta terrestre, assim como os oceanos, também  é afetada pela força gravitacional da lua em conjunção com o Sol: a isso se chama maré terrestre. No equador a crosta pode ser deslocada 55cm pela influência gravitacional da Lua e Sol.

Trata-se de uma força significativa que, no nosso entender,  deve facilitar a ruptura de falhas ativas que causam os terremotos.

A força gravitacional causada pela massa do Sol e da Lua é enorme, elevando o nível dos mares a mais de 15 metros em certas regiões, como em Burntcoat Head no Canadá, durante a Lua nova, cheia e nos equinócios (Março e Setembro) quando o Sol cruza o plano equatorial terrestre.

Não podemos desprezar a imensa atração gravitacional no fenômeno dos terremotos.


No meu entender sempre me pareceu lógico que existisse uma correlação direta entre terremotos e a força gravitacional destes astros.

Desta forma, na tabela abaixo, é possível ver os 100 terremotos mais destrutivos desde 1900 juntamente com dados importantes como a localização, magnitude, número de mortes e, novidade, a fase da lua quando o terremoto ocorreu.

Surpresa!!
Este estudo preliminar que fiz mostra que a grande maioria dos terremotos ocorreram durante o equinócio (Março e Setembro) quando a Lua era Nova (36%)  ou Cheia (29%). Os números mostram que 65% dos 100 terremotos mais mortais desde 1900 estão relacionados a Luas nova e cheia. Trata-se de um número matematicamente significativo que corrobora a influência gravitacional como um fator importante na previsão dos terremotos.

O mês de março, onde ocorre o equinócio e as maiores marés,  é o que teve o maior número de grandes terremotos, 14, sendo que o dia 28 de março teve 3 grandes terremotos com vítimas.

Coincidência?
Acredito que não. Trata-se de uma "ajuda extra" causada pela atração gravitacional sobre a crosta facilitando o movimento das falhas e dos terremotos.

Os terremotos vão continuar a existir enquanto houver placas tectônicas em movimento
ou, em outras palavras, enquanto houver um gradiente de temperatura na Terra. Ou seja...por muito, muito tempo.

Quando a Terra for um planeta morto, gelado, com a superfície completamente aplainada pela erosão, somente então os terremotos deixarão de existir.


Data        Fase da Lua         Lugar                        Mortes      Magnitude
28/12/1908     0      Messina & Reggio Calabria, Ital- 70     7.2
26/12/2004     cheia      Sumatra, Indonesia......230.210     8.9
26/12/1939     cheia     Erzincan, Turkey ..................27     7.8
25/12/1932     nova     Gansu, China........................70     7.6
20/12/1942     cheia     Erbaa, Tokat, Turke........3.000     7,0
16/12/1920     0     Ningxia-Gansu, China ..............200     8.6
13/12/1982     nova     Dhamar, North Yemen .....2.000     6,0
12/12/1946     0      Kinki-Shikoku  Japan...............133     8.1
07/12/1944     0      Kinki  Japan..........................1.223     8.1
26/11/1943     nova     Ladik, Samsun, Turkey......4.000     7.4
24/11/1976     nova     Muradiye, Van, Turkey......3.840     7.5
23/11/1980     cheia     Irpinia, Southern Italy........2.735     6.8
12/11/1999     nova     Düzce, Turkey......................894     7.2
10/11/1922     0         Atacama Region, Chile.......... 100     8.5
30/10/1983     0         Erzurum, Turkey.................1.155     6.9
28/10/2008     nova      Pakistan..............................215     6.4
11/10/1918     0          Puerto Rico, USA................116     7.5
08/10/2005     0          Kashmir, Pakistan ................ 79     7.6
05/10/2008     0         Eastern Kyrgyzstan.................75     6.6
04/10/1914     nova     Burdur, Turkey....................300     6.9
01/10/1995     0      Dinar, Afyon, Turkey................ 90     6.1
30/09/2009     0         Sumatra, Indonesia.............1.115     7.6
29/09/1993     0          Latur-Killari, India ............9.748     6.2
29/09/2009     0                Samoa Islands.................189     8.1
19/09/1985     nova     Michoacán, Mexico ...............95     8.0
08/09/1905     cheia     Calabria, Italy....................5.000     7.9
06/09/1975     nova     Lice, Diyarbakır, Turkey.....2.385     6.6
02/09/1992     0          Nicaragua............................116     7.7
02/09/2009     cheia     Java, Indonesia......................79     7.0
01/09/1923     0          Great Kantō.........................143     7.9
31/08/1970     nova     Iran..................................12.001     7.4
19/08/1966     nova     Varto, Muş, Turkey........... 2.396     6.7
17/08/1999     0          İzmit, Turkey ...................17.118     7.6
17/08/1949     0         Karlıova, Bingöl, Turkey........ 450     6.8
15/08/1950     nova     Assam-Tibe.......................1.526     8.6
15/08/2007     nova      Chincha Alta, Peru ..............519     8,0
09/08/1912     nova     Mürefte Tekirdağ, Turkey.....216     7.3
08/08/1953     nova     Kefalonia, Greece ............   476     7.2
04/08/1946     0          Dominican Republic ............100     8.0
29/07/1967     0     Caracas, Venezuela .................236     6.5
27/07/1976     nova     Tangshan, China ...........242.419     7.6
26/07/1963     0     Skopje, Republic of Macedonia ..1.100     6.1
22/07/1967     cheia     Mudurnu, Adapazarı, Turke.........89     7.2
17/07/1998     0     New Guinea, Papua New Guinea ...2.183     7,0
17/07/2006     0      Indonesia ......................................665     7.7
16/07/1990     cheia     Philippines .............................1.621     7.9
09/07/1997     nova     Cariaco, Venezuela .....................81     6.9
08/07/1971     cheia     Illapel, Chile................................85     7.5
27/06/1998     nova     Ceyhan, Adana, Turkey.............146     6.2
23/06/2001     nova      Peru ..........................................75     8.4
22/06/2002     cheia     Qazvin Province, Iran ................261     6.5

20/06/1943     cheia     Hendek, Adapazarı, Turkey ......336     6.6
31/05/1970     0     Peru .................................................66     7.9
27/05/2006     nova     Java, Indonesia........................6.234     6.3
22/05/1971     nova     Bingol, Turkey.........................1.000     6.9
21/05/2003     0     Boumerdès, Algeria.......................2.266     6.8
12/05/2008     0     Sichuan  China.............................69.197     7.9
06/05/1976     0     Friuli-Venezia Giulia, Italy ................989     6.4
01/05/2003     nova     Bingöl, Turkey ............................177     6.4
29/04/1903     nova     Malazgirt, Muş, Turkey.............. 600     6.7
25/04/1957     nova     Fethiye, Muğla, Turkey................. 67     7.1
21/04/1935     0     Shinchiku-Taichū, Taiwan...............3.279     7.1
19/04/1938     cheia     Kırşehir, Turkey..........................160     6.6
15/04/1979     nova     HercegNovi,Dubrovnik,
                                     Montenegro,Croatia...................136     7,0
06/04/2009     cheia     Near L'Aquila, Abruzzo, Italy......294     6.3
01/04/1946     nova     Unimak Island, Alaska, USA........165     7.3
31/03/1983     cheia     Popayan,Cauca Depart.,Colombia...197     5.5
28/03/2005     cheia     Nias region, Indonesia..............1.303     8.6
28/03/1970     0     Gediz, Kütahya, Turkey.................1.086     7.2
28/03/1965     0     La Ligua, Chile ................................280     7.4
25/03/2002     cheia     Hindu Kush Region,Afghanistan. 150     7.4
18/03/1953     nova     Yenice, Çanakkale, Turkey.........265     7.2
18/03/1964     cheia     PrinceWilliam S.,Alaska, USA....125     9.2

11/03/1933     cheia     Long Beach, California, USA......115     6.4
07/03/1927     nova      Kyoto  Kinki region, Japan ........302     7.6
06/03/1987     0     Napo Province, Ecuador...............1.000     6.9
06/03/2007     cheia     Sumatra, Indonesia .....................67     6.4
04/03/1977     cheia     Bucharest, Romania................1.500     7.5
03/03/1985     cheia     Valparaiso, Chile ......................177     7.8

02/03/1933     0      Iwate  Tōhoku  Japan ...................299     8.4
27/02/2010     cheia      Maule, Chille...........................796     8.8
24/02/2004     nova      Gibraltar...................................628     6.4
24/02/2003     0     Maralbexi  Xinjiang, China..............261     6.3
22/02/2005     cheia     Zarand, Iran ............................612     6.4
21/02/1963     nova    Al Marj,Al MarjDistrict, Libya .300     5.6
13/02/2001     cheia     El Salvador .............................315     6.6

03/02/1931     cheia     Napier, New Zealand..............258     7.9
01/02/1944     0     Gerede, Bolu, Turkey ................3.959     7.5
26/01/2001     nova     Gujarat, India......................20.085     7.7
25/01/1999     0     QuindioAnd Risaralda,Colombia 1.185     6.2
23/01/1981     cheia     Sichuan, China.........................150     6.8
17/01/1995     cheia     Southern Hyōgo,Japan .........5.502     6.9
17/01/1994     0     Reseda,LosAngeles,California, USA..72     6.7

15/01/1944     cheia     San Juan, Argentina............10.000     7.8
15/01/1934     nova     Bihar, India .............................107     8.1
14/01/1907     nova     Kingston, Jamaica ................1.000     6.5
13/01/2001     cheia     El Salvador ............................944     7.7
04/01/1970     nova     China ................................15.000     7.7
02/01/2010     nova     Haiti.......................................233     7,0
   

    65% em luas novas e cheias     
             
( Obs: Em AZUL os terremotos ocorridos depois de 1958

 Quando da fundação da HAARP - no  Alaska - Radeir)

Publicado em: 14/3/2010 19:37:00



Comentário do leitor:
Muito interessante este estudo.     Os sismólogos deviam aprofundar esta pesquisa. Parabéns! Continuem produzindo artigos de excelente qualidade como este.- Autor: Macos, Geólogo - 16/3/2010 15:25:11

Comentário do leitor: Realmente, um terremoto é resultante da brusca quebra ao long de uma falha submetida a enormes pressões. A influência da gravidade da lua e do sol combinadas pode acelerar o processo facilitando a ocorrência de um terremoto. Belo estudo! Ele mostra que existe uma grande integração entre os fenômenos naturais.- Autor: Charles, Geofisico - 18/3/2010 11:44:50

Comentário do leitor: Este estudo é muito interessante. A influência da atração gravitacional sobre os fluidos é conhecida há muito. Sobre crescimento e comportamento animal e vegetal já está arraigado na cultura popular e deve ser melhor pesquisado. A resultante das forças endógenas associada às forças exógenas estão propiciando este interessante estudo que, devidamente comprovado, poderá salvar milhares de vidas no futuro através da previsão destes eventos.- Autor: ANÍSIO CLÁUDIO RIOS FONSECA- Professor - 18/3/2010 21:57:33

Comentário do leitor: A terra é como o aparelho digestivo, tem uma dinâmica constante. Muito interessante o estudo. Parabéns.- Autor: Guilherme Gomes de Souza/Especialista em Análise e Gestão Ambiental - IBAMA-ES - 22/3/2010 16:41:53

Comentário do leitor: o mundo vai acabar. muitas pessoas falam nisso mas acabará com fogo ou com agua,com a falta de agua ou com o tempo super quente essa pergunta voces geologos conseguem responder ?- Autor: Aline , estudante - 31/3/2010 14:16:00

Comentário do leitor: Parabéns pelos esclarecimentos de como as coisas se comportam na Terra. Com base na sua planilha histórica de terremotos, elaborei um gráfico por década e qtd de terremotos por década. Ao exportar esta tabela para o Excel e produzir um gráfico de coluna, temos um resultado interessante. Temporalmente as ocorrências mortais vem ocorrendo com maior frequência a cada nova década. Repare que para finalizar a década de 2003-2012 ainda temos 2 anos e meio pela frente, e já temos 20 ocorrências fatais. Década Qtd ------------- ---- 1903-1912 5 1914-1923 5 1923-1232 4 1933-1942 7 1943-1952 10 1953-1962 3 1963-1972 13 1973-1982 9 1983-1992 7 1993-2002 16 2003-2012 20 - Autor: Wanderley - Analista de Sistemas - 31/3/2010 14:59:39

Comentário do leitor: Acredito que o aumento notado pelo Wanderley é uma decorrência da maior quantidade de sismógrafos e de pessoas estudando os terremotos. Pelo que li estes dados são do USGS que ainda não existia no início do século passado. Conta também o crescimento populacional pois quanto mais casas existirem maior a chance dos terremotos matarem pessoas. De qualquer forma é interessante o ponto e deve ser estudado.- Autor: Luis Carlos, Geólogo - 2/4/2010 12:47:00

Comentário do leitor: excelente trabalho! Estava procurando matérias para subsidiar uma aula sobre a importância da água, e só me deparava com matérias extremamente alarmistas, mas o seu trabalho sobre a questão alarmista em relação à falta de água na terra, foi muito válida para mim. Depois. li esta matéria sobre terremotos e achei muito interessante a associação dos terremotos com as fases da lua. Parabéns.- Autor: Adonis Freitas - professor - 8/4/2010 11:40:01

Comentário do leitor: Parabéns pelo texto! Acho muito pertinente essa relação entre os terremotos e as forças gravitacionais da Lua e do Sol, sem dúvida estes astros auxiliam na dinâmica das placas tectônicas, sendo assim, já é sabido que temos que nos preparar mais ainda contra tremores nessa época de marés de sizígia em comparação com as marés de quadratura! - Autor: João Paulo Estudante Geologia UFBA - 12/4/2010 11:53:06


Comentário do leitor: Parabéns pelo texto! O fato da força gravitacional da lua e do sol terem influência sobre os terremotos, realmente é muito interessante. Excelente trabalho.- Autor: Daniela Costa_estudante - 23/4/2010 11:29:53

Comentário do leitor: Muito bom, didático, esclarecedor e oportuno o tema abordado pelo geólogo Pedro Jacobi. Também acho que as forças gravitacionais conjugadas do Sol e da Lua em muito contribuem para o reajustamento das placas tectônicas e, com isso, o aparecimento dos tremores terrestres. O artigo vem também desfazer o mito de muita gente que tem a impressão de que a Terra é "parada" e um planeta inerte. Na verdade estamos rodando a milhares de kms/hora no espaço, sobre uma fina crosta sólida, que mais se assemelha a uma casca de ôvo quebradiça e móvel. - Autor: Rubem - 27/5/2010 09:55:01

Comentário do leitor: Achei interessante e oportuno, o esclarecimento feito pelo Pesquisador e colaborador, além de didático, é também de interesse social. Todo trabalho dessa natureza deve ser divulgado em meios de grande circulação mundialmente para com isso a humanidade tomar consciência do respeito que devemos ter à natureza. Será que as grandes obras civis(barragens, aterros, etc.) não provocam também desequilíbrio na Terra provocando acomodações?- Autor: ARTENIO- GEÓLOGO - 11/7/2010 08:05:34


Comentário do leitor: De facto o pesquesador faz um relato excelente, sobre a temática levantada.Equero encorajar-hle a faze-lo sempre que lhe for solicitado. A ocorrencia de simos nas chamadas zonas tectonicamente activas, como no Chile,Indonésia, africa oriental e outras, tem sido alvo de muitas inquetações, pelo mundo fora e as pessoas procuram sempre saber porque de tais fenómenos.Mais digo a natureza é dinamica e contra as suas leis o homem não pode combater e se o faz é de forma simplificada.Por isso precisamos nos consciencializar no sentido de respeitar a opinião de peritos neste caso os Geologos que tem a tarefa de estudar e interpretar a mainifestação de fenémenos sísmicos. - Autor: Arulo Ezequias Chitonga - 27/7/2010 13:40:12

Comentário do leitor: Interessante esse estudo, mas na minha opinião essa "ajuda" de 55 cm não é suficiente para afetar rochas da crosta e o movimento de fluxo de material do manto. Acredito que além de termos um maior número de informações e em uma velocidade quase instantâne, isso faz termos a ideia de que esteja acontecendo um maior número de terremotos.- Autor: Rodrigo Geólogo - 29/7/2010 17:24:10

Comentário do leitor: gostei esta pesquisa vai ajudar a familia de geologia a entender como evolui os sismo desde os tempo indo a ate o tempo actual esta trágedia horrivel que se passa na terra- Autor: silvio geólogo - 15/9/2010 10:42:51

Comentário do leitor: Pra mim que estou ainda na quinta serie e serei geóloga se Deus quiser,é uma grande ajuda este site.Não perco nada ,Nota 10 pra vocês. - Autor: Lilian ,estudante - 23/9/2010 17:14:51

Comentário do leitor: Excelente estudo, didático para qualquer um e muito interessante.- Autor: Michael - Economista - 30/10/2010 18:17:24

 Fonte:
 PEDRO JACOBI
http://www.geologo.com.br/
 
Sejam felizes todos os seres.
Vivam em paz todos os seres. 
Sejam abençoados todos os seres.

3 comentários:

Anônimo disse...

isso é tudo mentira vão se foder

Radeir disse...

Caro " Anônimo"
Você já fez isto hoje e foi assim que descobriu a verdade?

Anônimo disse...

isso não é verdade já aconteceu outros terremotos .
vamo atualizar esta porra logoooooooooooo