domingo, 14 de agosto de 2011

TEOLOGIA CONTEMPORÂNEA - Theilhar de Chardin



Teilhard de Chardin: um filho do Céu e da Terra

Jesuíta, teólogo e paleontólogo, o padre Teilhard de Chardin no livro a “A minha fé” dirá que «A originalidade da minha crença está em possuir as suas raízes em dois domínios de vida habitualmente considerados antagónicos. Por educação e formação intelectual, pertenço aos “filhos do Céu”.

Mas, por temperamento e pelos estudos profissionais, sou um “filho da Terra”».
Marie-Joseph Pierre Teilhard de Chardin nasceu em Orcines no seio de uma família aristocrática no dia 1 de maio de 1881, sendo o quarto de onze irmãos. Passou os primeiros anos da sua infância com a família da qual recebeu a educação e a sua primeira formação. 

À influência da mãe, Berthe-Adéle de Dompierre d’Hornoy, deve como dirá o próprio ‘o melhor da sua alma’. Do pai, Alexandre-Victor-Emmanuel Teilhard de Chardin, recebeu as primeiras letras e alguns dos traços do seu caráter, bem como o interesse pelos mistérios da natureza, a paixão pela investigação dos minerais e dos insetos. 

No ano de 1892, perto de fazer 11 anos, o menino Marie-Joseph entra no colégio dos jesuítas de Notre-Dame de Mongré onde concluirá com brilhantismo os seus estudos secundários em 1898. Após uma adolescência sem grandes turbulências, entrará no noviciado jesuíta em Aix-en-Provence que termina em outubro de 1900, iniciando nesse mesmo ano o ‘juniorado’ em Laval, onde professa os primeiros votos no dia 25 de março de 1901. Todavia, com a expulsão das ordens religiosas em França, no ano de 1902, os jesuítas partem para Inglaterra e Teilhard de Chardin fez em Jersey entre 1902 e 1905 os seus estudos filosóficos que parecem não ter sido brilhantes. Durante este tempo de formação Marie-Joseph pensa abandonar a geologia e o tempo que a ela dedicava com paixão, mas graças ao sábio conselho do padre Paul Troussard, mestre de noviços em Jersey, não o faz.

Antes em 1904 se junta ao grupo do padre Félix Pelletier que era licenciado em Química e Mineralogia e com este publicará uma nota mineralógica no boletim anual da Sociedade Geológica de Jersey.  
Foto

Concluídos os estudos de Filosofia o jovem Teilhard de Chardin inicia, como era tradição nos jesuítas, um tempo de ensino que durará três anos num colégio da Companhia no Cairo(Egito) onde ensina bases de Química e Física entre os anos de 1905 e 1908. Por esta altura desenvolve muito trabalho de campo descobrindo e divulgando fósseis e séries geológicas que o tornam conhecido junto dos especialistas. Mas o seu tempo de ‘magistério’ termina e Teilhard regressa a Inglaterra para os estudos de Teologia em Hastings, no condado de Sussex, que durarão até 1912, com a sua ordenação sacerdotal um ano antes no dia 24 de agosto, na qual estão presentes os seus pais que vieram a Inglaterra para o efeito. Em Hastings continuam as suas aventuras científicas na companhia sempre amiga do padre Félix Pelletier e durante as quais recolhe exemplares fósseis e mineralógicos que oferece quer ao museu local quer ao British Museum. 

Com estas demandas e descobertas o padre Teilhard começa a ser reconhecido e citado nas revistas da especialidade. Assim, no ano de 1912 o padre Teilhard de Chardin dirige-se a Paris onde entrevista Marcellin Boule e consegue um lugar ao seu lado. Graças a M. Boule conhecerá no Instituto de Paleontologia Humana o padre Henri Breuil com o qual manterá ligação e cooperação não só científica mas também espiritual. 
Foto

Chegado o ano de 1914, altura em que estala a I Guerra Mundial, o padre Teilhard de Chardin inicia a sua última ‘provação’ (a terceira), a qual não terminará uma vez que será destacado para o serviço militar. Assim, é mobilizado para a secção de enfermeiros, sendo posteriormente, em 1915, enviado para a frente de combate como maqueiro. No ano de 1918 o padre Teilhard de Chardin faz os votos solenes como jesuíta, sendo desmobilizado a 10 de março de 1919. 

Neste mesmo ano retoma os estudos e em 1922 o padre Teilhard de Chardin, passa na Sorbonne as três provas da licenciatura em Ciências Naturais, apresentando e defendendo com brilho uma tese de doutoramento que havia iniciado nas trincheiras de Reims. Todavia, é desde 1920 assistente de Geologia e Paleontologia no Instituto Católico de Paris, sendo promovido a professor adjunto após o doutoramento. Contudo, não ficará muito tempo, pois aceita o convite de um confrade, que tinha dado início a um museu de geologia, para ir investigar em campo para a China. Tal tempo de investigação será marcante para o desenvolvimento da sua carreira científica e do seu pensamento. 
Foto

No ano de 1922 escreveu, a pedido do padre Riedenger, uma nota sobre o problema do pecado original e do monogenismo, que teve como consequência a acusação de negar o pecado original sendo aconselhado a afirmar o dogma na sua ortodoxia e ao mesmo tempo a abandonar a Universidade. Aconselhado a não escrever sobre tema eclesiais e teológicos, o padre Teilhard de Chardin foi enviado novamente para China a fim de prosseguir os seus estudos científicos e onde permaneceu até ao fim da II Guerra Mundial. Durante este tempo parte para em inúmeras viagens e expedições científicas à Mongólia, Somália, Birmânia, Índia, Java e a Estados Unidos.

Entre o ano de 1926 e 1927 escreve “O Meio Divino”, tendo a obra sido considerada aceitável. Em 1929 participa na descoberta e estudo do ‘sinantropo’ (o Homem de Pequim) e entre 1938 e 1940 escreve a sua obra maior ‘O Fenómeno Humano’, que envia a Roma para observação e apesar das revisões vê recusado o “imprimatur”. No ano de 1946 regressa a Paris e é convidado a lecionar no Collége de France, mas sob conselho não o fará. Contudo, ministrará cursos na Sorbonne entre os anos de 1949 e 1950 que resultaram na obra “O grupo zoológico humano”, e nesse ano é eleito como membro da Academia de Ciência do Instituto de Paris, mas no ano seguinte (1951), o padre Teilhard de Chardin muda-se para Nova York onde viria a falecer dia 10 de abril, Domingo de Páscoa, de 1955. 
Foto

No dia 24 de julho de 2009 na sua homilia proferida na celebração litúrgica das Vésperas na Catedral de Aosta, o Papa Bento XVI evocava o padre Teilhard de Chardin, a propósito da função do sacerdócio ser a consagração do mundo, com as seguintes palavras:

 Bento XVI - Radeir-2010

«A função do sacerdócio 
é consagrar o mundo a fim de que se torne hóstia viva,
para que o mundo se torne liturgia:
que a liturgia não seja algo ao lado da realidade do mundo,
mas que o próprio mundo se torne
hóstia viva, se torne liturgia.

É a grande visão que depois teve também Teilhard de Chardin:

no final teremos uma verdadeira liturgia cósmica,
onde o cosmos se torne hóstia viva.»

L. Oliveira Marques
Fonte:
Portal da Cultura
© SNPC | 29.03.11 
http://www.snpcultura.org/teilhard_de_chardin.html
Sejam felizes todos os seres. Vivam em paz todos os seres.
Sejam abençoados todos os seres.


Nenhum comentário: