quinta-feira, 7 de março de 2013

BEETHOVEN- "Bitten" ("Plegaria"), Lied, Op. 48/1 ( de 6 Lieder sobre poemas de Gell...





 
"Bitten" ("Oração"), encontrou-se, Op. 48/1 
(6 Lieder sobre poemas de Gellert). L. van Beethoven

Intérpretes: 
Dietrich Fischer-Dieskau, 
barítono Jörg Demus, piano
 

Embora o tempo exato da composição dessas músicas não pode ser estabelecida com certeza, é provável que Beethoven escreveu no período 1801-1802. Sabe-se que o último grupo terminar o mais tardar em março do ano útlimo. Esboços de 1798 estão em vigor sobre o número 3, aparentemente o primeiro de seis que concebeu.  

Beethoven usou textos Fürchtegott Gellert cristãos e tema das músicas é pontos de vista sobre Deus, e que sua presença está associada com a natureza, vida, morte e amor do homem para os outros.  Porque há poucas relações fundamentais entre as músicas e quaisquer outros elementos unificadores não discerníveis, geralmente considerado como um ciclo, mas sim como uma série ou conjunto de canções, relacionado apenas pelos textos religiosos do mesmo escritor. Obviamente, o compositor, religiosamente ambivalente, material sério temática escolhida aqui e não é de estranhar que, em geral, estavam corretos na composição de música para este texto em particular. Embora nunca Beethoven foi considerado como altamente como Schubert no campo de Lieder - e com razão o seu gênero de música é melhor do que o que é normalmente considerado. 

 A primeira música, "Bitten" ("Recurso") é breve e um pedido de Deus para ouvir as orações do poeta (ou cantor).   O clima da música aqui é tanto sério e solene tocando uma oração de adoração ao amor de Deus e proteção. A segunda música, "Die Liebe des-férrea" ("Love Thy Neighbor") também é muito curto. Na verdade, os primeiros cinco composições são relativamente curto, enquanto que o sexto é quase tão longa como as outras cinco pranchas. O número 2 é mais animada do que a primeira, onde o cantor pronuncia as palavras  "Se alguém disser: Amo a Deus odeia a seu irmão ...". Novamente, há um fervor na música, mas também, especialmente na última parte, uma convicção séria onde a música se torna pesado, a música termina com as palavras "Deus é amor e quer-me a amar o meu próximo."

 A próxima música, "Vom Tode" ("Sobre a Morte") é lento e triste no humor de forma adequada. Nesta canção curto permanece mais tempo no top cinco, "Die Ehre Gottes aus der Natur" ("A Glória de Deus na Natureza").  O ritmo é muito mais lento, mas a atmosfera é mais brilhante, maior, trazendo à mente imagens que evocam as palavras de abertura "Céu Gloria elogia da Eternidade, seu rugido proclama o seu nome." Isto poderia ser, talvez, o melhor dos cinco primeiros cantos. O quinto Lied, "Macht und Vorsehung Gottes" ("O poder de Deus ea Providência") é de natureza semelhante ao anterior, mas mais animada. 

 Para muitos, estes dois Lieder evocar o clima das músicas. Como mencionado acima, a última das seis, "Busslied" ("Canção da Penitência"), é a mais longa da coleção. O texto começa com as palavras "Só que, antes, eu pequei, e fiz errado muitas vezes na sua presença. " A música poderosa combina o impacto religioso e emocional do texto. Com taxas moderadas, Beethoven constrói um canto apaixonado tanto confissão penitencial, oferecendo uma conclusão mais emocional resumindo a música e texto de todas as obras meia-dúzia. De fato, o caráter de "Busslied" apresenta a peça como um sólido corpo de evidências para considerar as músicas como um ciclo de seis por causa de sua grandeza e suas relações textuais com os outros. 

 Definitivamente, este é um esforço importante no campo início Beethoven vocal. Esta coleção de canções foi dedicada ao conde Johann Georg von Browne. ~ Robert Cummings, Rovi
Título: 6 Lieder Opus 48. Título alternativo: "Sechs Lieder nach Gedichten von Gellert" ("Seis Lieder sobre poemas de Gellert"). Titulo del Lied Op. 48 Nº 1: "Bitten" ("Plegaria") Título alternativo del Lied: "Gott, deine Güte reicht so weit" ("Dios, muy lejos alcanza tu bondad"). Compositor: Ludwig van Beethoven (1770-1827). Autor del texto: Christian Fürchtegott Gellert (1715-1769). Tonalidad: Mi mayor (la interpretación de D. Fischer-Dieskau y Jörg Demus que se muestra en este vídeo está en la tonalidad de Do mayor). Anotación de tempo: "Feierlich und mit Andacht" ("Solemne y con devocion"). Dedicatoria: conde Johann von Browne (1767-1827). Fecha de composición: 1801-1802. 1ª publicación: Artaria (Viena), 1803.
 Li-Sol-30
Fonte:


 : http://www.youtube.com/view_play_list... Página personal de jcalvodiaz: http://www.jesuscalvodiaz.es/Read more:  
 http://www.answers.com/topic/songs-6-...
Publicado em 07/03/2013Licença padrão do YouTube

Sejam felizes todos os seres.Vivam em paz todos os seres.
Sejam abençoados todos os seres.

Nenhum comentário: