"Bitten" ("Oração"), encontrou-se, Op. 48/1
(6 Lieder sobre poemas de Gellert). L. van Beethoven
Intérpretes:
Dietrich Fischer-Dieskau,
barítono Jörg Demus, piano
Embora o tempo exato da composição dessas músicas não pode ser estabelecida com certeza, é provável que Beethoven escreveu no período 1801-1802. Sabe-se que o último grupo terminar o mais tardar em março do ano útlimo. Esboços de 1798 estão em vigor sobre o número 3, aparentemente o primeiro de seis que concebeu.
Beethoven usou textos Fürchtegott Gellert cristãos e tema das músicas é pontos de vista sobre Deus, e que sua presença está associada com a natureza, vida, morte e amor do homem para os outros. Porque há poucas relações fundamentais entre as músicas e quaisquer outros elementos unificadores não discerníveis, geralmente considerado como um ciclo, mas sim como uma série ou conjunto de canções, relacionado apenas pelos textos religiosos do mesmo escritor. Obviamente, o compositor, religiosamente ambivalente, material sério temática escolhida aqui e não é de estranhar que, em geral, estavam corretos na composição de música para este texto em particular. Embora nunca Beethoven foi considerado como altamente como Schubert no campo de Lieder - e com razão o seu gênero de música é melhor do que o que é normalmente considerado.
A primeira música, "Bitten" ("Recurso") é breve e um pedido de Deus para ouvir as orações do poeta (ou cantor). O clima da música aqui é tanto sério e solene tocando uma oração de adoração ao amor de Deus e proteção. A segunda música, "Die Liebe des-férrea" ("Love Thy Neighbor") também é muito curto. Na verdade, os primeiros cinco composições são relativamente curto, enquanto que o sexto é quase tão longa como as outras cinco pranchas. O número 2 é mais animada do que a primeira, onde o cantor pronuncia as palavras "Se alguém disser: Amo a Deus odeia a seu irmão ...". Novamente, há um fervor na música, mas também, especialmente na última parte, uma convicção séria onde a música se torna pesado, a música termina com as palavras "Deus é amor e quer-me a amar o meu próximo."
A próxima música, "Vom Tode" ("Sobre a Morte") é lento e triste no humor de forma adequada. Nesta canção curto permanece mais tempo no top cinco, "Die Ehre Gottes aus der Natur" ("A Glória de Deus na Natureza"). O ritmo é muito mais lento, mas a atmosfera é mais brilhante, maior, trazendo à mente imagens que evocam as palavras de abertura "Céu Gloria elogia da Eternidade, seu rugido proclama o seu nome." Isto poderia ser, talvez, o melhor dos cinco primeiros cantos. O quinto Lied, "Macht und Vorsehung Gottes" ("O poder de Deus ea Providência") é de natureza semelhante ao anterior, mas mais animada.
Para muitos, estes dois Lieder evocar o clima das músicas. Como mencionado acima, a última das seis, "Busslied" ("Canção da Penitência"), é a mais longa da coleção. O texto começa com as palavras "Só que, antes, eu pequei, e fiz errado muitas vezes na sua presença. " A música poderosa combina o impacto religioso e emocional do texto. Com taxas moderadas, Beethoven constrói um canto apaixonado tanto confissão penitencial, oferecendo uma conclusão mais emocional resumindo a música e texto de todas as obras meia-dúzia. De fato, o caráter de "Busslied" apresenta a peça como um sólido corpo de evidências para considerar as músicas como um ciclo de seis por causa de sua grandeza e suas relações textuais com os outros.
Definitivamente, este é um esforço importante no campo início Beethoven vocal. Esta coleção de canções foi dedicada ao conde Johann Georg von Browne. ~ Robert Cummings, Rovi
Título: 6 Lieder Opus 48.
Título alternativo: "Sechs Lieder nach Gedichten von Gellert" ("Seis Lieder sobre poemas de Gellert").
Titulo del Lied Op. 48 Nº 1: "Bitten" ("Plegaria")
Título alternativo del Lied: "Gott, deine Güte reicht so weit" ("Dios, muy lejos alcanza tu bondad").
Compositor: Ludwig van Beethoven (1770-1827).
Autor del texto: Christian Fürchtegott Gellert (1715-1769).
Tonalidad: Mi mayor (la interpretación de D. Fischer-Dieskau y Jörg Demus que se muestra en este vídeo está en la tonalidad de Do mayor).
Anotación de tempo: "Feierlich und mit Andacht" ("Solemne y con devocion").
Dedicatoria: conde Johann von Browne (1767-1827).
Fecha de composición: 1801-1802.
1ª publicación: Artaria (Viena), 1803.
Li-Sol-30
Fonte:
: http://www.youtube.com/view_play_list...
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Publicado em 07/03/2013Licença padrão do YouTube
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Sejam abençoados todos os seres.
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