quinta-feira, 7 de março de 2013

JS BACH - CANTATAS BWV 186,187,Harnoncourt & Leonhardt




JS Bach Cantatas BWV 186,187,Harnoncourt & Leonhardt 

Cantata 186: Nada conturbe meu  coração 

 Kantata 186: Ärgre dich, ou Seele, nicht 

Composta em Leipzig Cantata Religiosa  

 Escrito em Weimar em 1716 como música Advento, Bach revisou em Leipzig em 1723 para o sétimo domingo após a Trindade. Nessas versões só manteve o segundo. O trabalho está dividido em duas partes, o primeiro movimento em seis e cinco segundo o. O texto refere-se ao coro de abertura as dúvidas sobre a divindade de Cristo, segundo Mateus, consternado a alma de João Batista na prisão. O resto da cantata inclui quatro árias cada uma precedida por um recitativo, mais dois coros, um na extremidade de cada peça.

 A idéia fundamental que preside as 10 movimentos é o milagre da multiplicação dos pães e dos peixes; idéia representada pelo contraste entre a pobreza ea riqueza, a fome ea saciedade. Isto reflecte-se o acompanhamento instrumental de árias: os dois instrumentos contínuas (cello e órgãos), que são a sola de acompanhamento a primeira, tinha o trio (oboé e contínuo) da segunda, a acompanhar o jovial cordas da terceira e, finalmente, o conjunto completo de cordas com oboés e continuou a última, que é um dueto para soprano e contralto Depois de uma introdução instrumental, o coro entra pela primeira vez com uma passagem que traduz dúvidas oprimido João Batista. Neste coro e árias de Bach, com grande sagacidade combina os princípios de composição instrumental e vocal, e em cada um dos recitativos permite declamação torna-se o arioso final. Este último ocorre sempre que Bach preciso dar destaque para a interpretação das palavras. Ambas as partes da peça termina em um verso do hino "A salvação chegou até nós."

  Em ambos os casos o cantor harmoniza a estrofe como coral, e ambas as vezes emprega uma escrita excepcionalmente refinado. Enquanto a melodia do hino é cantado pelas sopranos e as três vozes mais baixas se opõem a ela de modo contrapontístico, compositor atribui o acompanhamento instrumental e variou um papel independente. A cantata termina bem com a mesma engenhosidade e ciência desperdiçado tinha começado. 

Cantata 187: Nós esperamos por todos vocês 

Kantata 187: É alles auf dich wartet 

Composta em Leipzig Cantata Religiosa  

Este trabalho foi composta por Bach para o sétimo domingo após a Trindade, 1726. Seu roteiro é provavelmente o libretista mesmo anônimo da cantata 39, desde que o plano é idêntico. Ele é dividido em duas partes, contendo os mesmos movimentos: primeiro, coro recitativo e ária para contralto baixo, e na ária segundo para o baixo aria contralto, recitativo para a mesma voz e coral. E cada um deles começa, respectivamente, com uma citação do Antigo e Novo Testamento. Mas se neste aspecto formal se assemelha a cantata 39, difere em um aspecto: sua expressão é calorosa e pessoal. A base do texto é a história do Evangelho da multiplicação dos pães que, desta vez, se expressa em um tom calmo, com a imagem de um pai benevolente e uma natureza generosa e seguinte. A abertura versos coro musicaliza 27 e 28 do Salmo 104: "Eles esperam tudo de você, para dar-lhes comida em seu tempo Você dá, coletar, abra sua mão, que são preenchidos com o bem.". A ária começa a segunda parte traduz as palavras de Mateus:? "Não andeis, dizendo: Que comeremos, ou o que havemos de beber, ou o que vestir para os gentios procurou todas estas coisas, e vosso Pai sabe que você precisamos de todos eles. " Se este quarto movimento é o centro físico e conceitual do trabalho, o coro de abertura é o mais importante do ponto de vista musical. Nele se diz Anders, uma peça muito característico do estilo mais maduro de Bach domínio cantatas. Projetado sinfonicamente, introdução instrumental, abster-se de voltar como os vocais e é repetido no final, porque o material contém árias e recitativos. Neste Coro Bach magnífico habilmente combina elementos Concertantes canônica e, portanto, são mais adequadas para o cântico antigo que tem aqui escolhido como inspiração. Movimentos também segundo ao sexto sentido luterano interpretou as palavras 

"Tome a cantar e tem um espelho tão pura e limpo,

 que vai mostrar o que é o cristianismo." 

A primeira ária, melodioso e direto, é uma canção popular simples. A ária para contralto, elaborado e complexo canção, profundo agradecimento. Os recapitula coral conclusivos movimentos anteriores em um hino de louvor. 

http://www.cantatasdebach.com/186.html http://www.cantatasdebach.com/187.html


Publicado em 05/03/2013-Licença padrão do YouTube 
Sejam felizes todos os seres.Vivam em paz todos os seres. Sejam abençoados todos os seres.

Nenhum comentário: