quinta-feira, 4 de agosto de 2011

Arcangelo Corelli,Concerti Grossi Op 6-Completo:1:06:00

Enviado por em 04/08/2011

Arcangelo Corelli



Arcangelo Corelli
 
Arcangelo Corelli (17 de fevereiro, 1653 - 8 de Janeiro 1713) foi um italiano violinista e compositor de música barroca .

 Biografia

Corelli nasceu em Fusignano , na província atual-dia de Ravenna , embora no momento em que estava na província de Ferrara. Pouco se sabe sobre sua vida adiantada. Seu mestre no violino foi Giovanni Battista Bassani . Matteo Simonelli, o cantor bem conhecido da capela do papa, ensinou-lhe a composição.
Ele ganhou seu primeiro grande sucesso em Paris com a idade de dezenove anos, e para isso ele devia sua fama na Europa. [1] De Paris, Corelli foi para a Alemanha. Em 1681 ele estava a serviço do príncipe eleitoral da Baviera , entre 1680 e 1685, ele passou um tempo considerável na casa de seu amigo e violonista-compositor do companheiro Cristiano Farinelli .
 

Arcangelo Corelli
Em 1685 foi Corelli em Roma , onde liderou os desempenhos festival de música para a rainha Cristina da Suécia , e ele também era um dos favoritos do cardeal Pietro Ottoboni , sobrinho-neto de outro cardeal Pietro Ottoboni, que em 1689 se tornou o papa Alexandre VIII . A partir de 1689-1690 ele estava em Modena , o Duque de Modena foi generoso com ele. Em 1708 ele retornou a Roma, vivendo no palácio do cardeal Ottoboni. Sua visita a Nápoles , a convite do rei, teve lugar no mesmo ano.
 
O estilo de execução introduzido por Corelli e preservada por seus alunos, como Francesco Geminiani , Pietro Locatelli , e muitos outros, era de vital importância para o desenvolvimento de tocar violino. Tem sido dito que os caminhos de todos os famosos compositores de-violinista do século 18, a Itália levou a Arcangelo Corelli, que foi seu "ponto de referência icónica". [2]
 

Arcangelo Corelli
 
No entanto, Corelli usado apenas uma parte limitada de suas capacidades de instrumento. Isso pode ser visto a partir de seus escritos; as peças para violino muito raramente proceder acima D no mais alto string, às vezes chegando a E na quarta posição no mais alto string. A história foi contada e recontada que Corelli se recusou a jogar uma passagem que se estendia a A em Altissimo na abertura para Handel 's oratório il Trionfo del Tempo e Disinganno (estreada em Roma, 1708), e sentiu-se seriamente ofendido quando o compositor ( 32 anos mais jovem) teve a nota.
 
Não obstante, suas composições para o instrumento marcar uma época na história da música de câmara . Sua influência não se limitou ao seu próprio país. Johann Sebastian Bach estudou as obras de Corelli e uma fuga baseado órgão (BWV 579) na Opus Corelli 3 de 1689.
 
Sociedade musical em Roma também deve muito a Corelli. Ele foi recebido nos mais altos círculos da aristocracia, e por um longo tempo presidiu a concertos comemorado segunda-feira no palácio do cardeal Ottoboni.
 
Corelli morreu na posse de uma fortuna de 120 mil marcas e uma valiosa coleção de imagens, o único luxo em que haviam praticado. Ele deixou tanto para o seu benfeitor e amigo, que generosamente fez mais de dinheiro para parentes de Corelli. Corelli é enterrado no Panteão, em Roma . Ainda se pode traçar de volta muitas gerações de violinistas de aluno a professor de Corelli (a escola Corelli).
 
Suas composições são distinguidos por um belo fluxo de melodia e por um tratamento delicado das peças que acompanham, que é justamente diz ter libertado das regras estritas de contraponto .
Seus concertos grossi têm sido muitas vezes popular na cultura ocidental. Por exemplo, uma parte do Concerto de Natal , op. 6 No. 8, está na trilha sonora do filme Mestre dos Mares: O Lado Mais Distante do Mundo . Ele também é referido com freqüência no romance Capitão Corelli .

Obras

Corelli compos 48 sonatas trio , 12 sonatas para violino e contínuo, [3] e 12 concertos grossi.
Seis opuses são autenticamente atribuída a Corelli, juntamente com algumas outras obras.
  • Opus 1: 12 sonatas da chiesa (trio sonatas para 2 violinos e contínuo ) ( Roma, 1681)
  • Opus 2: 12 sonatas da câmara (trio sonatas para 2 violinos e contínuo) (Roma 1685)
  • Opus 3, 12 sonatas da chiesa (trio sonatas para 2 violinos e contínuo) (Roma 1689)
  • Opus 4, 12 sonatas da câmara (trio sonatas para 2 violinos e contínuo) (Roma 1694)
  • Opus 5: 12 Suonati um violino e Violone o cimbalo (6 sonatas da chiesa e 6 sonatas da câmara para violino e contínuo) (Roma 1700) A última sonata é um conjunto de variações sobre La Folia .
  • Opus 6 : 12 concertos grossi (8 concertos da chiesa e 4 concertos da câmera para o concertino de 2 violinos e violoncelo , cordas ripieno , e continuo) ( Amsterdam 1714)
  • op. mensagem:. Sinfonia em D menor, WoO 1
  • op. mensagem:. Quattro uma Sonata, WoO 2 (Rogers, Amsterdam, 1699 [4] )
  • op. . mensagem: Sonata Quattro a, WoO 3 (Rogers, Amsterdam, 1699 - incompleta / duvidosa)
  • op. mensagem:. Sonata a Quattro para trompete, 2 Violinos & BC, WoO 4
  • op. mensagem: 6. Sonate a Tre, WoO 10/05 (Amsterdam 1714)

  Ver também

Referências

  1. ^ Jean-Jacques Rousseau , Lettre sur la musique française (Paris, 1753)
  2. ^ Toussaint Loviko, nas notas de programa Concertos para Violino italiano (Veritas, 2003)
  3. ^ DD Boyden: "Sonatas para Violino Solo Corelli" Grac'd "por Dubourg", Festskrift Jens Peter Larsen, ed. N. Schiørring, H. Glahn e CE Hatting (Copenhagen, 1972)
  4. ^ P. Allsop: "Aracangelo Corelli: New Orfeu do nosso tempo", Oxford Monografias sobre Música, Oxfor University Press, (Oxford, 1999) Pag. 9

Ligações externas

Partituras livre

Categoria: Música:-Arcangelo Corelli-Concerti Grossi Op 6

Licença padrão do YouTube

Nenhum comentário: