domingo, 31 de julho de 2011

A REVOLUÇÃO DA MEDITAÇÃO TRANSCENDENTAL


PNL - A Revolução da Meditação
A técnica da meditação permite 
que cheguemos até as alturas da iluminação 
e da revolução da dialética. 

Devemos distinguir entre uma mente que está quieta e uma mente que foi aquietada à força. Quando a mente foi aquietada à força, realmente não está quieta, está amordaçada com violência e nos níveis mais profundos do entendimento há toda uma tempestade.

 Lótus Sagrada
    Quando a mente foi violentamente silenciada,
na realidade não está em silêncio 
e no fundo clama, grita e se desespera. 

É preciso se acabar com as modificações do princípio pensante durante a meditação. Quando o princípio pensante fica sob nosso controle, a iluminação vem a nós espontaneamente.

O controle mental permite-nos destruir os grilos criados pelo pensamento. Para se conseguir a quietude e o silêncio da mente, é necessário se saber viver de instante a instante, saber aproveitar cada momento; não dosificar o momento.
Tomai tudo de cada momento porque cada momento é filho da Gnosis, cada momento é absoluto, vivo e significativo.

A momentaneidade é característica especial dos gnósticos. Nós amamos a filosofia da momentaneidade. 


O Mestre Ummom disse aos seus discípulos: 
Se caminham, caminhem. 
Se se sentam, se sentem. Não vacilem! 

Um primeiro estudo na técnica da meditação 
é a ante-sala dessa paz divina 
que supera todo conhecimento. 

A forma mais elevada de pensar
é não pensar. 

Quando se consegue a quietude e o silêncio da mente, o eu, com todas suas paixões, desejos, apetites, temores, afetos, etc., se ausenta. 


Só na ausência do eu, 
na ausência da mente, o Budata pode despertar 
para unir-se ao Íntimo e levar-nos ao êxtase. 

É falso, como pretende a escola de magia negra do Subub, que a Mônada ou a grande realidade entre naquele que ainda não possui os corpos existenciais superiores do Ser. 

O que entra nos fanáticos tenebrosos do Subub são as entidades das trevas que se expressam através deles com gestos, ações, palavras bestiais e absurdas, etc. Essa gente está possuída pelos tenebrosos. Com a quietude e o silêncio da mente temos um só objetivo: liberar a essência da mente para que fundindo-se com a Mônada, o Íntimo, possa experimentar ISSO que nós chamamos a Verdade. 
Na ausência do eu, durante o êxtase, 
a essência pode viver livremente 
no Mundo da Névoa de Fogo 
e experimentar a Verdade. 
Quando a mente se acha em estado passivo e receptivo, completamente quieta e em silêncio, a essência ou Budata liberta-se da mente e vem o êxtase. 

O batalhar dos opostos mantém a essência engarrafada, mas quando a batalha termina e o silêncio tornase absoluto, a essência fica livre e a garrafa se faz em pedaços. 

Quando praticamos a meditação, nossa mente é assaltada por muitas lembranças, desejos, paixões, preocupações, etc. 

Devemos evitar o conflito
entre a atenção e a distração.

Existe conflito entre a distração e a atenção quando combatemos contra esses assaltantes da mente. O eu é o projetor de tais assaltantes mentais. Onde há conflito, não existe quietude nem silêncio. 

Temos de anular o projetor mediante a auto-observação e a compreensão. Examinem cada imagem, cada lembrança, cada pensamento, que chegar à mente. Lembrem-se que todo pensamento tem dois pólos: positivo e negativo.
Entrar e sair são os dois aspectos de uma mesma coisa. A sala de jantar e o banheiro, o alto e o baixo, o agradável e o desagradável, etc., são sempre os dois pólos de uma mesma coisa. 

Examinem os dois pólos de cada forma mental que chegue à mente. Lembrem-se que somente pelo estudo das polaridades se chega à síntese.
Toda forma mental pode ser eliminada mediante a síntese. 

Exemplo: Assalta-nos a lembrança da noiva. Ela é bonita? Pensemos que a beleza é o oposto da feiúra e que se ela é bonita na juventude, será feia na velhice. Síntese: Não vale a pena pensar nela, é uma ilusão, uma flor que murchará inevitavelmente. 

Na índia, esta auto-observação e estudo da própria psique, é chamada de Pratyahara. Os pássaros-pensamentos devem passar pelo espaço da nossa mente num desfile sucessivo, porém sem deixar rastro algum. 

A infinita procissão de pensamentos 
projetados pelo eu por fim se esgotará, 
então a mente fica quieta,silênciosa. 

Um grande Mestre auto-realizado disse: Somente quando o projetor, isto é, o eu, está ausente por completo, vem o silêncio que não é produto da mente. Esse silêncio é inesgotável, não é do tempo e é incomensurável. Só então vem Aquilo que é. 

Toda esta técnica resume-se a dois princípios:
a - profunda reflexão.
b - perfeita serenidade. 

Esta técnica da meditação, com seu não-pensamento, põe a trabalhar a parte mais central da mente, a que produz o êxtase. 

Lembrem-se que a parte central da mente é isso que se chama Budata, essência ou consciência. Quando o Budata desperta, ficamos iluminados. Necessitamos despertar o Budata, a consciência. O estudante gnóstico pode praticar a meditação sentado no estilo ocidental ou no estilo oriental.

É aconselhável se praticar com os olhos fechados para evitar as distrações do mundo exterior. Convém relaxar o corpo evitando cuidadosamente que algum músculo fique em tensão. O Budata, a essência, é o material psíquico, o princípio budístico interior, o material anímico ou matériaprima com a qual damos forma à alma. 
O Budata é o melhor que temos dentro 
e desperta com a meditação interior profunda. 

O Budata é realmente o único elemento que o pobre animal intelectual possui para chegar à experimentação disso que chamamos Verdade.
O animal intelectual não podendo encarnar o Ser, porque ainda não possui os corpos existenciais superiores, a única coisa que pode fazer é praticar a meditação para auto-despertar o Budata e conhecer a Verdade.
Fonte: A Revolução da Dialética
Palestras Relacionadas:
Programa Meditação Transcendental

Este Programa é cientificamente validado, recomendado pela Associação Americana do Coração nos EUA e praticado por mais de 800 executivos de várias empresas multinacionais em seus países de origem e por aproximadamente quatro milhões de pessoas no mundo inteiro (150 mil no Brasil).

Apresentação- A criatividade, a produtividade e a estabilidade emocional são a base para o progresso de qualquer natureza, mas, infelizmente, a rotina, responsabilidade e as exigências diárias geram stress, que bloqueiam a criatividade, o desempenho e a vitalidade dos indivíduos.
Muitas empresas em todo o mundo vêm introduzindo a técnica da Meditação Transcendental como uma forma de aumentar o nível de produtividade (tanto quantidade como qualidade) e diminuir as despesas com cuidados com a saúde, bem como elevar o nível de satisfação de seus funcionários.

Os benefícios mais freqüentemente reportados pelas empresas são:

- melhor saúde física e mental do funcionário
- maior produtividade
- maior lucratividade
- diminuição de faltas no trabalho
- melhor harmonia no relacionamento interpessoal

"Empresários e executivos devem ter um meio para restaurar a harmonia entre mente e corpo, porque trabalham sob condições agressivas de competitividade. No ambiente de trabalho não se pode evitar o stress e, por isso, torna-se necessário neutralizá-lo após a atividade profissional. Com relação a isso, a Meditação Transcendental é uma técnica indispensável, já que ela permite que a mente se aquiete rápido e facilmente".Itoh Hideo, M.D. - Médico.


O que é a Meditação Transcendental?

A técnica da MT é um procedimento muito simples, natural e sem esforço, praticada duas vezes ao dia, de 15 a 20 minutos sentado confortavelmente e de olhos fechados. A MT permite que a mente se assente automaticamente alcançando um estado perfeitamente calmo, ordenado, integrado e alerta. Ao mesmo tempo o corpo desfruta de um repouso duas vezes mais profundo que o do sono.

Durante a prática nossa mente consciente 
é levada a experimentar seu estado mais fundamental 
- o estado de menor excitação da consciência, 
a Consciência Transcendental.

Experimentar a Consciência Transcendental significa desenvolver nosso potencial criativo latente enquanto que todo stress e cansaço acumulados são dissolvidos através do repouso profundo adquirido durante a prática.
A técnica da MT é cientificamente validada, por esta razão ela não requer crenças específicas nem adoção de um estilo de vida particular. A prática não envolve nenhum esforço ou concentração. É fácil de aprender e não requer nenhuma habilidade especial. Pessoas de todas as idades (a partir de quatro anos), de diferentes níveis educacionais, culturais e religiosos em mais de 160 países praticam regularmente a técnica e desfrutam da grande gama de seus benefícios.

Benefícios Cientificamente Validados


 Transcendência
Mais de 600 pesquisas científicas realizadas nos últimos 20 anos, feitas por institutos independentes, em 160 universidades, em 27 países, comprovaram os benefícios da Meditação Transcendental em diferentes áreas: mental, física, comportamental e ambiental. Alguns dos benefícios adquiridos pela prática regular da Meditação Transcendental:


1. proporciona repouso profundo - a base para a atividade dinâmica


2. reduz fatores cardiovasculares de risco (hipertensão, uso de cigarro, nível de colesterol, obesidade,...)


3.
melhora desordens relacionadas ao stress, tais como insônia, enxaqueca, depressão, ansiedade, fadiga, asma bronquial.


4. desenvolve a inteligência, criatividade e melhora a clareza da percepção.


5. expande a consciência e a paz interior.


6. melhora a ordenação e sincronia cerebral.


7. aumento da felicidade interior, a qual está relacionada com mudanças na bioquímica interna.


  Os praticantes da Meditação Transcendental também mostraram ter 87% menos doenças do coração, 55% menos tumores benignos e malignos e 87% menos desordens do sistema nervoso.



Duas meta-análises recentes, combinando os resultados de centenas de estudos sobre técnicas de meditação e relaxamento acabaram por corroborar a unicidade da Meditação Transcendental. A Meditação Transcendental produz um efeito significativamente maior do que qualquer outra forma de meditação e relaxamento na redução da ansiedade. 
  
A Meditação Transcendental é a melhor técnica de meditação e relaxamento para avivar a positividade psicológica, ou seja, o grau no qual os potenciais internos da pessoa foram completamente realizados.


 É interessante notar que a técnica mais eficiente
(a Meditação Transcendental) 
é também a mais antiga. 
Lótus Sagrada  
  Descobertas sugerem que somos capazes de reduzir a arteriosclerose e retardar o processo de envelhecimento através da técnica da Meditação Transcendental, que possui efeito de equilíbrio no funcionamento neurofisiológico. Os resultados realçam a importância do desenvolvimento da consciência e sua influência benéfica sobre a fisiologia, como é o caso da redução do colesterol.
  A Meditação Transcendental desperta 
um mecanismo inato que dá vida à inteligência interior
do corpo, para que este se auto-repare 
prevenindo a doença e o envelhecimento.

Os instrutores são formados pela Maharishi University of Management e Maharishi Vedic University e licenciados pela Sociedade Internacional de Meditação (entidade educacional sediada em Salvador - Bahia) para ministrar cursos em todo território nacional.
Meditação Transcendental,
ou simplesmente MT, é uma técnica mental 
fácil de aprender e praticar.

Feita regularmente por 15-20 minutos,
duas vezes ao dia, traz relaxamento 
e alívio do stress, e melhora a saúde mental,
física, emocional e espiritual de quem medita.
Durante a prática de meditação 
nossa mente naturalmente se aquieta 
e se torna bem desperta, enquanto nosso corpo
repousa profundamente e elimina stress. 
Esta experiência de bem estar natural
é chamada de transcendência.
Após a meditação nos sentimos mais despertos e relaxados, com maior capacidade mental, com mais disposição física, com mais estabilidade emocional e com maior produtividade para realizar nossos objetivos práticos. Estes benefícios surgem desde o início do curso sobre como meditar e crescem gradativamente com a prática, tornando nossa vida mais saudável em todas as áreas.
Meditação Transcendental é uma técnica de meditação introduzida em 1958 por Maharishi Mahesh Yogi que envolve o uso mental de sons específicos, com propriedades psicoativas, chamados mantras.

De acordo com Maharishi, a técnica permite que a mente do praticante "transcenda", atingindo um estado de "vigilância tranquila", sem recurso a concentração ou a pensamento ativo, como sucede em outras técnicas.

Mantra (do sânscrito Man mente e Tra alavanca) é uma sílaba ou poema religioso normalmente em sânscrito. Os mantras originaram do hinduísmo, porém são utilizados também no budismo e jainismo.

Os mantras Tibetanos são entoados como orações, repetidas como as do cristianismo(Cristianismo Católico,as ladainhas)

Om Namah Shivaya

Om Namah Shivaya é um mantra que significa: "Om, inclino-me perante Shiva" ou "Om, inclino-me perante o meu divino Ser interior". É utilizado na meditação ióguica e os seus praticantes afirmam que o seu japa induz um profundo relaxamento físico e mental, além possuir eventuais efeitos curativos.


Bhôlanatha Umapatê shambho shankara pashupate
Ôm Namah Shiváya (20x)

Nándívahana nágabhúshana chandrashêkhara jatadhara
gañgadhara hara gaurímanô hara nílkantha hara máhádêva
Ôm namah shivaya (24x)

Máhádêva shiva shankara shambhô umakánta hara tripurarí
Mrityumjaya vrishabadwa shúlin gañgadhara hara máhádêva
Ôm namaH shivAya (48x)
Fonte:
 Wikipédia,
http://www.esoterikha.com/coaching-pnl/pnl-poder-meditacao.php
http://mt-morumbi.sites.uol.com.br/
Sejam felizes todos os seres. Vivam em paz todos os seres.
Sejam abençoados todos os seres.

Nenhum comentário: