sexta-feira, 19 de abril de 2013

INGRID HAEBLER - MOZART - The Violin Sonatas 5:03:08





 
Szeryng, Haebler Mozart The Violin Sonatas  5:03:08

 Ingrid Haebler (nascido em Viena, Áustria , 20 de junho de 1929 [1] ) é uma pianista austríaao. Estudou no Mozarteum de Salzburgo, Viena Academia de Música, Conservatório de Genebra e em particular em Paris, com Marguerite Long

Ela viajou o mundo, mas é mais conhecido por uma série de gravações de 1950 a 1980. Sua gravação completa das sonatas para piano de Mozart para a etiqueta Denon ainda são considerados entre os melhores sets, e foram a fonte para o ciclo pirata atribuído falsamente a Joyce Hatto .  

 Haebler também gravou todos os concertos para piano de Mozart (quase todos eles duas vezes) - muitas vezes com suas próprias cadências - e todas as sonatas de Schubert. 

 Ela foi um dos vários músicos austríacos de experimentar cedo, com instrumentos de época, com música gravada de JC Bach em um pianoforte. Suas gravações de Beethoven com o violinista Henryk Szeryng são particularmente apreciados.

 
Mozart - Concerto Piano Nr.23  -
Ingrid Haebler
Mozart -Concerto Piano Concerto No 18 B flat major K 456
No. 17 G major K 453 - 31m


Mozart : Piano Concertos 17 and 18 - Ingrid Haebler

 Ingrid Haebler

Havia uma série de LPs bem-vestida que dominaram a minha infância ouvindo. Richter tocando Rachmaninoff, Salomão tocando Beethoven e Haebler jogar os 15 e 18 concertos de Mozart em um velho LP Vox que datam de mais ou menos o ano de meu nascimento

Ela nunca foi lá em cima com os grandes - embora Tom Deacon, e contenciosamente, colocá-la em grandes pianistas da série Century. Haebler, como Nikita Magaloff, era uma casa pianista Phillips, durante muitos anos, gravando Mozart, Beethoven e Schubert (sua incursão Chopin - as valsas - é, assim, estranho).

Talvez seja a hora de ouvir novamente a sua reprodução. Eu acho que a foto faz-lhe justiça - há um brilho alegre nesse olho. Seu fraseado impecável e meticuloso é acompanhada por uma capacidade de capturar a sagacidade ea sabedoria de Mozart, sem fazer uma confusão sobre a descoberta.

As duas gravações são 20 anos de intervalo. O concerto é 18 de 1961, e é um Haebler jovem (ela tinha 32 anos na época). O movimento lento é um todo perfeitamente equilibrado - raramente tem a transição de menor para maior parecia tão pungente. E seus fermatas encaixar perfeitamente em - Eu realmente gosto o do último movimento antes de Mozart maliciosamente desliza de B bemol maior para B minor (ouvir para ele - o piano também desliza em 2/4 tempo, enquanto a orquestra continua em 6 / 8!)

A segunda gravação é de 1981, e é uma leitura carinhosa de um dos concertos mais suaves.

Oh - Eu devo mencionar que a orquestra para a gravação 1961 está usando alguma versão corrupta da pontuação, com as pontas tocando suas partes uma oitava abaixo do que Mozart realmente escreveu isso! Isso mostra os fagotes, mas subtrai um lindo brilho do som orquestral. Ainda assim, é uma pequena falha em uma gravação muito agradável.

Mozart: Concerto para Piano 17-1981
Ingrid Haebler, Mozarteum Orchester Salzburg, Gerhard Wimberger

Mozart: Concerto para Piano n º 18 - 1961/10/30
Ingrid Haebler, Kölner Rundfunk-Sinfonie-Orchester, Joseph Keilberth

mp3 em VBR 256kbs - boa qualidade de som de retransmissões de rádio alemã

 
   Quarta-feira, 9 de dezembro, 2009
There were a number of well-worn LPs that dominated my childhood listening. Richter playing Rachmaninoff, Solomon playing Beethoven and Haebler playing the 15th and 18th Mozart concertos on an old Vox LP that dated from more or less the year of my birth

She has never been up there with the greats - though Tom Deacon, rather contentiously, put her into the Great Pianists of the Century series. Haebler, like Nikita Magaloff, was a Phillips house pianist for many years, recording Mozart, Beethoven and Schubert (her foray into Chopin - the waltzes - is, well, odd).

Perhaps it's time to listen again to her playing. I think the photo does her justice - there's a merry twinkle in that eye. Her impeccable and meticulous phrasing is matched by an ability to catch the wit and wisdom of Mozart without making a fuss over the discovery.

The two recordings are twenty years apart. The 18th concerto is from 1961, and is a youthful Haebler (she was 32 at the time). The slow movement is a perfectly balanced whole - seldom has the transition from minor to major seemed so poignant. And her fermatas fit seamlessly in - I really like the one in the last movement just before Mozart mischievously slips from B flat major to B minor (listen out for it - the piano also slips into 2/4 time while the orchestra continues in 6/8!)

The second recording is from 1981, and is a affectionate reading of one of the gentler concertos.

Oh - I should mention that the orchestra for the 1961 recording is using some corrupt version of the score, with the horns playing their parts an octave lower than Mozart actually wrote it! This shows up the bassoons, but subtracts a beautiful glow from the orchestral sound. Still, it's a small flaw in a really enjoyable recording.

Mozart : Piano Concerto 17 - 1981
Ingrid Haebler, Mozarteum Orchester Salzburg, Gerhard Wimberger
Mozart : Piano Concerto No 18 - 30.10.1961
Ingrid Haebler, Kölner Rundfunk-Sinfonie-Orchester, Joseph Keilberth
mp3 at 256kbs VBR - good sound quality from German Radio rebroadcasts

Li-Sol-30

Sejam felizes todos os seres. Vivam em paz todos os seres. 
 Sejam abençoados todos os seres.

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