sábado, 19 de novembro de 2011

O dilema de Eutífron


Ainda usado por alguns ateus, o Dilema de Eutífron é um argumento ainda usado contra o teísmo cristão e aqueles que levantam a objeção realmente não obtêm muito disso. Aqueles que o empregam contra o teísmo geralmente o fazem muito presunçosamente, se comportando como se o dilema em si mesma prova que não há Deus. Se você dispensar a Deus, e acreditar que o dilema prova que Deus não existe, então fica com um problema: "Será que o que é moralmente bom é aquilo que é decidido pelas pessoas porque é moralmente bom, ou é moralmente bom porque é decidido pelas pessoas? "

O problema com o dilema de Eutífron é que ele cria uma situação inválida de "ou isto ou aquilo". O argumento vem na forma a seguir. [*]
1) P v Q (P ou Q)
2) ¬ Q (Não Q)
(D.S.) 3) P (Portanto, P)

Se o Dilema de Eutífron é irrespondível e significa que não há Deus, então, quando ele cair sobre os ombros dos indivíduos humanos, deve certamente significar que não existem seres humanos. Oh, come on...

O problema não desaparece quando se retira Deus da equação. Na minha opinião, o problema se torna mais premente, porque é um tipo de arrogância considerar seriamente a possibilidade de que nós, humanos, somos os árbitros finais do certo e errado.

* Um silogismo disjuntivo
** Para um argumento ser sólido 
ele deve ter premissas verdadeiras e uma conclusão 
que flui corretamente de suas premissas.
Comentário

Já foram escritos kilômetros de idéias a respeito de Deus, do bem e do mal e o homem  ainda não conseguiu olhar  e compreender a "Cartilha"inscrita no nosso DNA,vibra em nossas veias e nos mantém tagarelando a mesma questão séculos seculorum. Tudo que nasce tem um Pai,  origem e finalidade única de crescer, multiplicar para enfim Ser. Se o pai é divino, sua semente só pode ser divina e semente não vira árvore  florida, boa de frutos sem experimentar tempestades no bom e mal tempo.Acorda, gente!!


    Enviado por

    em 19/11/2011

    Licença padrão do YouTube
    Sejam felizes todos os seres.Vivam em paz todos os seres.
    Sejam abençoados todos os seres.
     

    2 comentários:

    Anônimo disse...

    Se tudo vem de um pai, quem é o pai de Deus? Como deus nasceu? de onde vem todos os seus atributos? Se simplesmente "surgiram" do nada, então porque nós não podemos ter surgido do "nada" tambem?

    Anônimo disse...

    Algo que é eterno, não "surge" do nada Anônimo.