quarta-feira, 18 de dezembro de 2013

UMA HISTÓRIA DE DEUS, DE KAREN ARMSTRONG

 
The History: Deus - A História das Religiões (2001)- Legendado -93min. 


Liderada principalmente pelo teólogo Karen Armstrong (autor do livro, surpresa das surpresas, Uma História de Deus, este documentário, produzido para o Canal História, tenta encapsular toda a história do monoteísmo em 93 minutos.

Livro de Karen Armstrong teóloga constitui a base para este programa do History Channel. Olhando para a maneira que os humanos têm percebido a ideia de um ser supremo ao longo da história, A história de Deus reúne entrevistas com representantes de várias religiões diferentes para discutir o papel que Deus desempenha em suas vidas. Discutir as práticas religiosas de vários pontos da história, o programa considera as muitas maneiras que a ideia de um deus situa-se em diferentes culturas e comunidades. 

Eruditos religiosos também oferecem suas opiniões sobre como várias religiões como o cristianismo, o islamismo e o judaísmo têm afetado e moldado um ao outro.


Uma história de Deus, de Karen Armstrong

Eduardo Basto de Albuquerque


Aula preparada para o Concurso para Professor Titular na Disciplina História das
Religiões da Faculdade de Ciências e Letras de Assis, UNESP – Campus de Assis, SP.

Introdução: a historiografia e as religiões
Nesta aula discutirei as várias possibilidades e campos da abordagem histórica das
religiões que identifiquei no decorrer da minha experiência de historiador. Dito de outra
maneira, há várias historiografias das religiões. Ademais, tratarei do texto de Karen
Armstrong intitulado Uma história de Deus (1994) como um lugar onde podem ser
percebidas as questões metodológicas e teóricas que preocupam os historiadores destas
historiografias.

Em poucas palavras só posso apresentar as principais das complexas questões da
abordagem histórica das religiões. Há muitas formas e modalidades dessa abordagem e
também porque pelo menos os últimos duzentos anos viram a constituição e a fama da
principal maneira dessa abordagem que é a disciplina História das Religiões, e o seu
ocaso. Para iniciar esta aula-itinerário, lembro que a atitude inaugural e distintiva do
historiador para com a religião é enfocá-la sob a ótica do tempo e caracterizar a dinâmica
que isto acarreta. Devido a isto, a abordagem histórica das religiões é tão velha quanto a
própria História.

Segundo Eliade, num texto que precede ao “O Sagrado e Profano”, Heródoto.
Parmênides, Empédocles, Demócrito, Platão, Aristóteles, Teofrasto, Berose, Megastane,
são alguns dos autores mais significativos desde a antiguidade grega, cuja lista se
prolonga até o surgimento do cristianismo (ELIADE, 1992: 2-11). Tais autores tanto
colhem, quanto selecionam informações – por vezes, de primeira mão e, outras vezes,
indiretamente – escritas e orais. Eles não só descrevem, querem ainda interpretar e
teorizar acerca da religião e das diferentes religiões, e muitas destas reflexões são mais
especulativas do que verificadas empiricamente. Com o surgimento do cristianismo os
Padres da Igreja reafirmaram suas posições contrárias às religiões dominantes através de
reflexões próprias. Na Idade Média ocidental, as reflexões mais significativas sobre as
religiões, foram realizadas por judeus e árabes.

O contato crescente com outros povos a partir dos finais do século XV marcou o
fim do período de encerramento europeu em si mesmo. A conquista do além mar
estabeleceu o sistema colonialista e também gerou interfaces entre as culturas da África,
da Ásia, da América com a Europa e vice-versa. Os instrumentos que os europeus
detinham, até então, para tratar das religiões eram o que o cristianismo dominante possuía
nos fins da Idade Média: repúdio e poucas informações sobre o judaísmo, a rejeição
visceral do milenar e inimigo mortal, o Islã e muitas informações sobre as religiões grega
e romana, proporcionadas pela literatura clássica e ecos longínquos sobre o budismo e o
hinduísmo.

Entre os séculos XV e XVI dois fenômenos ocorrem e são marcantes para a
constituição da História das Religiões. Um, as viagens intercontinentais estabelecem
relações comerciais, políticas e militares com povos em grande parte desconhecidos e
com outros somente idealizados. Estes contatos ganharam conotações culturais. Índios
das Américas, negros africanos, indianos, chineses, japoneses, entre outros, entraram no
saber europeu sobre povos entre o final do século XV e as primeiras décadas do século
XVI. Não sou ingênuo e sei que se tais contatos trazem o novo, são também permeados
pelas práticas de dominação e conquista e por concepções que justificam tais práticas. E
estas não estão só fundadas na força física e imposições econômicas, mas também nos
saberes sobre negociações e estrutura social e é nestes que os elementos religiosos têm o
seu lugar. A história dos saberes sobre religiões a partir do século XVI revela crenças dos

mais diferentes povos e testa métodos para este conhecer. Descrições acumuladas durante
trezentos anos de viajantes e missionários católicos e protestantes, e relatórios de
militares são alguns de seus instrumentos. O segundo fenômeno é a ruptura interna do
cristianismo ocidental e a constituição do Protestantismo. Esta é uma fratura religiosa,
social e política. Entre as ferramentas destes embates estão as intelectuais como a análise
e crítica de textos e são exemplos de sua aplicação nos documentos que, de um lado,
fundavam posturas políticas do Papado e, de outro, estabeleciam a datação e melhor
textualidade das Escrituras cristãs. É aqui que o método histórico no seu sentido mais
geral começa a ser esboçado. Por falta de tempo não prossigo para detalhar este
fenômeno histórico.

Entre os séculos XVI e XVIII podemos perceber uma espécie de aventura
intelectual para responder ao desafio do encontro com outras culturas e religiões
inaugurado pela presença constante do Islã nas fronteiras européias e pelo contato com
hindus, chineses e japoneses. Todos estes povos não podiam ser desconsiderados da
mesma maneira que as populações nômades da América e da África dado terem cidades
mais ricas e maiores que as da Europa e serem militarmente do mesmo nível que os
europeus. Este constante desafio da pluralidade religiosa e cultural acarretou uma
verdadeira crise do pensamento europeu. Por vezes, este desafio serviu para relativizar as
crenças políticas e religiosas, como é exemplar que vários autores do Iluminismo francês
utilizassem os persas e os chineses para criticar a monarquia absolutista e o cristianismo,
nos séculos XVII e XVIII como apontou o velho historiador Paul Hazard.

Ora, no período entre o século dezoito e dezenove ocorreram novas mudanças
políticas, sociais e econômicas nas quais temos a Revolução Francesa e a Revolução
Industrial como seus aspectos visíveis e que trouxeram outra retomada da expansão do
colonialismo europeu. Índia, China e o sudeste asiático foram paulatinamente
submetidos pelo imperialismo ocidental neste período. O Japão teve uma posição à parte,
com seu fechamento voluntário até meados do século XIX. Para conseguir explicar numa
visão de mundo coerente para si próprios, não foi mais possível fundar as pretensões em
pressupostos religiosos que serviram para os séculos anteriores e novas formulações
filosóficas foram inauguradas. Deste modo foram elaboradas no século XIX as ideologias
naturalistas e positivistas que predominaram e eram propagadoras de um evolucionismo

biológico e social, no qual se pensava que cada cultura era classificada numa hierarquia e
especificamente cada religião estava numa escala histórica com tendência ascendente e
inexorável, ultrapassável uma após a outra, classificando-as em níveis tais como
naturalismo, politeísmo e monoteísmo. Isto justificava o imperialismo. Mas o embate ia
além e previa o fim do monoteísmo como a etapa final desta escada evolucionista, através
da consagração da crescente secularização, o predomínio do ateísmo militante, e a vitória
do anti-clericalismo.

Inseridas dentro deste caldo de concepções, as ciências históricas foram marcadas
por duas posturas metodológicas fundamentais. Uma, a que consagrava e só considerava
legítima a pesquisa histórica fundada em testemunhos e fontes informativas designados
por documentos provando todo raciocínio e toda conclusão retirada pelo historiador. A
segunda postura é aquela que tenta abstrair os dados empíricos, sem ignorá-los, e busca
alcançar algum resultado para além deles. Enfim, ambas divergem da velha filosofia
iluminista do século XVIII e inauguram a maneira de ver o homem, como apontou
Foucault n’As palavras e as coisas (1981). Se considerarmos que o século XIX contém
relações sociais mais complexas do que dos séculos anteriores e uma cultura que se volta
para compreensão de maior quantidade de objetos, cada vez mais sofisticados, isto irá
requerer novos fundamentos metodológicos para sua abordagem. É o século em que o
saber científico representa a libertação ante o saber teológico que predominara por
séculos.

É a partir disto que o campo das ciências históricas ou as ciências da cultura
conforme designava Cassirer se fracionará, dando nascimento a novas abordagens do
processo histórico, fundadas a partir de alguma atitude inaugural especifica, como a
sociológica, a antropológica, a etnológica, a econômica e, finalmente, a psicológica. É
somente compreendendo este processo histórico de constituição da História das Religiões
que se pode entender porque os nomes dos pioneiros e construtores do campo abrangem
antropólogos, sociólogos, historiadores e psicólogos. Não estava no programa a
interdisciplinaridade, mas é exemplo da porosidade da constituição de campos científicos.
É por isso que gostaria de reafirmar o que distingue o saber histórico de outros
saberes organizados em campos e disciplinas: é pressupor o tempo como o fundamento
de onde partem todas as suas reflexões e análises.

1. A História das Religiões e a História Religiosa: distinções historiográficas e
características teórico-metodológicas. O problema de campos distintos com o mesmo
objeto ou a permeabilidade de campos na historiografia.

Quando a História das Religiões se desenvolveu no século XIX estava mais
preocupada com as origens e os períodos mais antigos das religiões. Para tanto, o seu
método se voltava para determinar a precisão dos textos religiosos, e buscava a
comparação tanto dos discursos sagrados quanto das experiências religiosas através de
seus mitos, ritos, símbolos e instituições. Como produto deste trabalho no século XIX há
a publicação dos “Sacred Book of the East”, coleção de traduções de clássicos literários,
filosóficos e religiosos de persas, chineses, indianos e islâmicos. Esta preocupação com
os textos escritos das religiões se mantém ainda hoje, como exemplifica algumas coleções
publicadas por editoras como a Routledge ou a Penguin Books, para citar duas inglesas
cujos catálogos inscrevem obras relacionadas com religião. O que, aliás, não as distancia
dos padrões da historiografia política tradicional.

Há duas dimensões fundadoras da História das Religiões. Na primeira, as religiões
são consideradas como constituídas por grandes conjuntos reunidos de elementos
comuns, tais como crenças, ritos e símbolos, que permitem aglutiná-los sob a designação
como cristianismo, judaísmo, budismo etc. E na segunda, o uso sistemático da
comparação.

Mircea Eliade no seu livro La nostalgie des origines (1978) informa que há uma
dupla definição para o campo História das Religiões e Religiões Comparadas
(Comparative Religions) e que designam tanto as manifestações históricas de qualquer
tipo de religião (tribal, étnica ou supranacional), quanto as estruturas especificas da vida
religiosa (formas divinas, concepções de almas, mitos, rituais, tipologias de experiências
religiosas etc.) e que tais precisões nem circunscrevem o campo nem definem os métodos
da História das Religiões (p.109). Eliade, num livro menos popular, De Zalmoxis a
Gengis Khan (1985), ao discutir sua proposta, diz que

Não será preciso insistir que nossa tarefa se insere na empresa da história
das religiões. De modo algum se pretende suplantar o folclorista, o
arqueólogo ou especialmente ao especialista em história antiga da Europa
Oriental. Tentamos decifrar os significados profundos dos documentos
tantas vezes obscurecidos, degradados e esquecidos. E dado que o
significado de uma crença ou de um comportamento religioso não se deixa
revelar senão à luz das comparações, não duvidamos situar nossos
documentos na perspectiva da história geral das religiões. (p. 14)

O estudioso inglês Trevor Ling, no seu livro História das Religiões (2005) detecta
que as delimitações são difíceis no campo. Inicialmente, a comparação é um instrumento
importante para o estudo das religiões porque percebe através dos testemunhos os tipos
de personalidades e sociedades produzidas. Mas Ling considera que a comparação é
instrumento limitado se não houver a visão histórica, porque é preciso levar em conta as
mudanças das tradições e das instituições religiosas e isto só se torna evidente através da
comparação histórica (p. 22).

No conhecido livro Como se escreve a história (1992), Paul Veyne identifica três
ocasiões diferentes em que a comparação é empregada pelos historiadores e que seriam:
1) é recurso à analogia para preencher as lacunas de uma documentação; 2) é associação
de fatos retirados de períodos ou oriundos de nações diferentes com objetivos heurísticos
e 3) é o estudo de uma categoria histórica ou de um tipo de acontecimento através da
história, sem levar em consideração o tempo e o lugar, como uma história de itens, tal
como fez Weber em seu estudo sobre a cidade. Veyne aponta exemplos da História das
Religiões em que a comparação comparece, como em Frazer onde ela complementa um
fato, ou à maneira de Dumézil em que a comparação permite reconstituir uma fase da
religião ou da língua (p.64 e 189).

Na historiografia dos últimos cinquenta anos vários autores procuraram defender
a especificidade da História das Religiões. Na introdução à coleção francesa Mana-
Introduction à l'Histoire des Religions, René Dussaud (1949, p. V) dizia expressamente:
A História das Religiões não se confunde, com efeito, nem com a história
das cidades ou dos Estados, nem com a das instituições propriamente ditas.

Ela, sobretudo se distingue pelo método com o qual deve abordar as
religiões. O método histórico estrito não pode ser suficiente para estudar as
crenças e suas formas sistematizadas que são as mitologias, nem para dar
conta dos ritos orais ou manuais.

Na bibliografia após este texto, seus tópicos permitem auferir qual a dimensão que se
dava ao seu campo de estudos: mito, mitologia, magia, religião e magia, mística,
misticismo, sagrado, o mal, o diabo, cosmogonia, cosmologia, tempo sagrado, espaço
sagrado, sexo e sexualidade, pai, mãe, matriarcado, gêmeos, realeza, símbolos,
simbolismo, clero, culto, ritos de passagem, sacrifício, prece, pecado e sua expiação,
morte, imortalidade da alma e a salvação. Enfim, se esta indicação bibliográfica não
esgotava todas as possibilidades ela ambicionava abarcar o máximo possível de
fenômenos e métodos para lidar com a complexidade do campo religioso, dando uma
dimensão formidável à História das Religiões (Dussaud, 1949, p. XVII-LXIII).

Esta extensão abrangente e ambiciosa da História das Religiões foi retomada por
Mircea Eliade, talvez o mais popular dos historiadores das religiões, e vai bem além de
Dussaud. Eliade propala que não se tratava de reconstruir contexto e história, mas
examinar estruturas, ou como ele diz originalmente em 1959:

Quer lhe agrade ou não, o historiador das religiões não terminou sua obra
quando reconstituiu a história de uma forma religiosa ou quando
desembaraçou seu contexto sociológico, econômico ou político. Deve
ainda compreender o significado, quer dizer que deve identificar e
iluminar as situações e as posições que induziram ou tornaram possível o
aparecimento ou o triunfo desta forma religiosa num momento particular
da história. Isso constitui a verdadeira função cultural do historiador das
religiões (1978, p.18).

Em 1976, ao encerrar a coleção História das Religiões da Encyclopédie de la Pléiade, Michel Meslin retoma e delineia a História das Religiões na ambição de abarcar a universalidade religiosa e torna a reafirmar sua autonomia:

Depois destas análises dos fatos religiosos distribuídos nas mais diversas culturas do homem, a História das Religiões pode se apresentar como uma disciplina solidamente constituída na sua autonomia, que demonstra a possibilidade de um conhecimento empírico de uma sacralidade viva,
obtida através estudos rigorosamente científicos de todas as formas religiosas conhecidas desde as origens da humanidade até nossos dias (1982, p.355).

E para captar cada experiência religiosa o "método comparativo da história" seria o
adequado, conclui o autor (Meslin, 1982, p.414), reafirmando a tendência mais que
secular da comparação como fundamento metodológico da disciplina História das
Religiões.

Estes elementos caracterizadores do campo não são somente aspiração de autores
de ontem, mas podemos encontrá-los no Plano de Estudos do Departamento das Ciências
da Antiguidade da Faculdade de Letras, Seção de Filosofia e História da Universidade de
Genebra, em vigor desde setembro de 2008, e como princípios norteadores de um curso
de cinco anos, coordenando ensinamentos proporcionados dos diversos departamento e
faculdades sobre as religiões da Antiguidade clássica, a antropologia religiosa, o Islã, as
religiões do Egito antigo, da Mesopotâmia, de Bizâncio, da Armênia, do Japão e da
China, o cristianismo, o judaísmo, a Índia e matérias afins. Este potencial é mobilizado
para que esboce literalmente “uma experimentação de comparação real, viagem histórica
e antropológica na alteridade e na diversidade que deve ser acompanhada por uma
reflexão sobre os conceitos e os métodos”.

Retomando: a História das Religiões ganhou impulso no século XIX. Portanto, os
seus estudos se inseriam no quadro das concepções evolucionistas, naturalistas e
positivistas predominantes e foi marcada por duas posturas teóricas e metodológicas
fundamentais, ora se combinando ora se opondo. Este panorama intelectual não gerou
somente a História das Religiões e sim também outras modalidades de abordagens
historiográficas das religiões. Uma delas é a História da Igreja – que não vou tratar aqui –
e que foi considerada pelos historiadores um gênero à parte, obedecendo a critérios
próprios da instituição eclesiástica, se bem que muitas vezes respondendo às indagações
dos historiadores comuns e assim se aproximando da historiografia e da História das
Religiões. Como falo em História da Igreja considero tanto católica como as demais
denominações cristãs.

Como afirmei, a História das Religiões é uma perspectiva do tratamento
acadêmico histórico da religião. Há outra que se caracteriza pelo enfoque específico de
uma religião, analisando não o horizonte das religiões e por não realizar a comparação
entre as religiões, mas mergulhando em seu interior. É também tão antiga quanto a
História das Religiões. A historiografia tradicional confinava esta perspectiva nas
relações Igreja e Estado ou Religião e Estado, em geral, dentro das histórias nacionais.

Contudo, com as transformações historiográficas ocorridas nos últimos oitenta anos ela
ganhou novas dimensões. Geralmente é a mais desenvolvida nos cursos de História no
Brasil. Designo-a de História Religiosa tal como o fazem vários indicadores:

a) o catálogo da editora inglesa Routledge, abrindo um setor no conjunto dos títulos das obras
de História;

b) Michel Lagrée no capítulo para o livro organizado por Jean-Pierre Rioux e
Jean-François Sirinelli Para uma história cultural (1998) e que se intitula História religiosa e história cultural.

c) Como a famosa revista francesa Annales – Histoire, Sciences Sociales, que em seu número de janeiro-fevereiro de 2008, publicou uma seção de resenhas chamada de História religiosa (Idade Média, época moderna), cobrindo uma multiplicidade de pesquisas e

d) Como designou o historiador Dominique Julia o seu balanço historiográfico das pesquisas da História Nova que tratam de algum modo a religião (Julia, 1976, p.106-36).

Para sintetizar as questões, vejamos brevemente como Julia caracteriza este
campo. Contrariamente à tese de René Dussaud, ele argumenta que não há métodos
específicos para o estudo do fenômeno religioso (Julia, 1976, p.109). Ela não é um campo
separado e autônomo na vida cultural. Inclusive, as fontes ditas religiosas podem ser
utilizadas como informativas de eventos e fenômenos não-religiosos. Ele afirma que é no
contexto histórico onde se insere a religião que se pode compreendê-la. Como existem
matizes, há a necessidade de abordá-la se valendo de uma série de disciplinas. Dominique
Julia completa afirmando que os historiadores não mais atribuem um domínio diferente e
específico para o objeto "religião", ela é uma representação e seu estatuto é o de qualquer
outro objeto e como todo objeto histórico é também construído pelo historiador.

Ora, esta perspectiva de estudo histórico da religião, a História Religiosa, busca
responder bem de perto às grandes indagações teórico-metodológicas da própria
historiografia, ou seja, os questionamentos das limitações da historiografia tradicional
buscando reconstruir os fatos, inclusive os religiosos, se insere no esforço da
historiografia de responder às limitações se aproximando de outras Ciências Humanas
como apontou Julia e finalmente, os desafios perante as certezas das construções
historiográficas e, aliás, do próprio conhecimento.

Esta perspectiva teórico-metodológica pode desenvolver aspectos históricos de
uma ou mais religiões, analisar a atuação de sujeitos individuais ou coletivos, de grandes
personagens ou líderes religiosos, de personagens populares ou de instituições religiosas,
mas evitando a comparação. A História Religiosa pode se preocupar com a inserção
social de uma religião específica num determinado tempo. Como antes apontei, na seção
da revista Annales são resenhados assuntos como: conversão e liberdade nos reinos
bárbaros, o sepulcro de Cristo, as comunidades religiosas na época carolíngia, a legenda
de Tomás de Celano, o ensinamento de Tomás de Aquino, identidade judaica e
cristandade ocidental, messianismo e reforma puritana, sufis e sufismos, peregrinações no
Egito, piedade copta, Santo André, o mito dos santos, infâmia e perdão, confrarias
jesuíticas e outros. Temas que mostram a proximidade com as abordagens da História
Religiosa, como a caracterizei.

Muitos historiadores ensaiaram em seus estudos tratamentos inovadores e
diferenciadores da História das Religiões como Marc Bloch em Os Reis Taumaturgos
(1999), Jacques Le Goff em O Nascimento do Purgatório (1985), Ginzburg em seus
trabalhos sobre a feitiçaria (1988, 1991), Keith Thomas em Religião e o declínio da
magia (1991), para mencionar alguns entre os mais conhecidos entre nós.
Sinteticamente, poder-se-ia afirmar que se trata de uma perspectiva diferente da
História das Religiões, e seu traço mais marcante seria o valor do contexto,
principalmente o social como elemento básico de explicação dos problemas religiosos
dos homens. O exame destes autores mostra que não se valem exclusivamente dos
conceitos elaborados pelos historiadores, mas buscam apoio em áreas vizinhas para poder
compreender o seu objeto, como na Sociologia, na Antropologia e na Psicologia;
paradoxalmente, ambições metodológicas que se aproximam dos procedimentos dos
inícios da História das Religiões.

2. A autora Karen Armstrong: traços de sua obra marcando tendência na História
das Religiões. O seu contraponto com outros autores de História das Religiões.
Depois desta distinção entre campos historiográficos gostaria de realizar outra
operação: poderemos separar tão nitidamente em dois campos a abordagem histórica das
religiões? Para tentar responder a esta questão analiso Karen Armstrong em seu livro
Uma história de Deus: quatro milênios em busca do judaísmo, cristianismo e islamismo.

(1994). Vivendo em nossa época, a autora dispõe de instrumentos bibliográficos
decorrentes das duas maneiras que examinei e, como sua obra se lastreia na abordagem
histórica das religiões, a análise pode ampliar o entendimento do campo.

Em sua autobiografia fornece algumas informações sobre si. Karen Armstrong
nasceu na Inglaterra em 1944 e é conhecida internacionalmente por seus livros sobre
temáticas voltadas para a religião, especialmente sobre o judaísmo, o cristianismo e o
Islã. Recebeu educação católica no seio de uma família piedosa e com 17 anos entrou
numa ordem religiosa Society of the Holy Child Jesus, recebendo o nome de Irmã Marta.
Logo foi autorizada a estudar Literatura Inglesa na Universidade de Oxford, mas com o
tempo se decepcionou com a vida de religiosa. Em 1969 abandonou o convento e se
voltou para o doutorado que objetivava estudar o poeta Alfred Tennyson e, ao mesmo
tempo, ensinou na Universidade de Londres. Mas dentro do sistema inglês, sua tese foi
rejeitada por um examinador externo e, com isto, ficou impedida de continuar lecionando
na universidade. Durante este período, Karen passou por problemas de saúde decorrentes
de uma epilepsia que não fora identificada antes.

Em 1976 passou a lecionar no Colégio Feminino de Dulwich mas a sua ausência
por problemas de saúde a levou a uma demissão forçada. Nesse ano publicou sua
biografia, intitulada Through the Narrow Gate na qual relata a busca de seus ideais
religiosos no convento e o fracasso em realizá-los. O livro se transformou num sucesso de
vendas. Com isto, passou a participar de programas de televisão e em 1984 escreveu um
programa sobre São Paulo para o canal de televisão Channel Four. Este trabalho incluía
filmagens em Jerusalém, o que a levou novamente ao universo religioso.

Desde então, passou a escrever sobre o monoteísmo cristão e islâmico. É também
autora de uma biografia sobre Buda onde busca diferenciar a história da lenda. Recebeu
alguns prêmios por promover a aproximação das religiões. Foi premiada em 2004 pelo
New York Open Center e em 2008 esteve entre os três vencedores do TED PRIZE, além
disso recebeu outro prêmio pelo Instituto Roosevelt. Escreve regularmente na imprensa
inglesa como The Guardian e ainda participa de projetos de aproximação. Suas obras
foram parcialmente traduzidas para o português no Brasil e em Portugal.

3. “Uma História de Deus”: como introdução à História das Religiões
3.1. Deus como objeto da História das Religiões. História das experiências de Deus e
História das experiências criadoras das imagens de Deus.
3.2. As questões metodológicas da obra: delimitações, fontes e contexto histórico das
crenças.
3.3. A comparação: estratégia discursiva ou opção metodológica para o estudo das
religiões historicamente? A comparação por similitude de crenças monoteístas e a
comparação das expressões das experiências distintas (budismo). O exercício da
comparação: possibilidades, limites e níveis.

O subtítulo de Uma história de Deus já indica o quadro delimitador do livro de
Karen Armstrong que almeja abarcar quatro milênios de busca do judaísmo, cristianismo
e islamismo da busca de Deus. O livro contém 460 páginas, glossário, notas para cada
capítulo, sugestões de leituras e índice remissivo. No ano passado foi feita nova edição
em forma de bolso indicando a popularidade da obra. Irei discutir aqui o tratamento
histórico das religiões empregado pela autora. O seu fio condutor é a cronologia na qual o
marco inicial são as primeiras ideias sobre Deus. A autora divide seu texto numa
introdução e 11 capítulos designados por temas: No começo; Um único Deus; Uma luz
para os gentios; Trindade: o Deus cristão; Unidade: o Deus do Islã; O Deus dos filósofos;
O Deus dos místicos; Um Deus para os reformadores; Iluminismo; A morte de Deus? e o
capítulo final que indaga sobre o futuro de Deus.

Sua introdução é importante por relacionar biografia e texto, a relação entre sua
escrita e sua vivência religiosa, confessando que quando criança teve crenças religiosas
mas “pouca fé em Deus”. Suas memórias infantis apontam um retrato construído pela
educação religiosa de um credo assustador. Ao crescer compreendeu que havia na
religião algo além do medo e almejando alcançar Deus, entrou numa ordem religiosa
católica. Infelizmente, por mais que se esforçasse não alcançava o que almejava: “Jamais
tive um vislumbre de Deus descrito pelos profetas e místicos” (p.8) e que termina por seu
abandono da vida de religiosa católica. Sua busca não se encerrou e voltou-se para a
leitura e participação em programas de televisão sobre os primórdios do cristianismo e a
experiência religiosa. Não se formou em história e sim em letras. Por vezes, se indagava
se tal como suas “visões e êxtases” serem efeitos da sua epilepsia isto também poderia ter
acontecido com os santos. No entanto, foi convencida por seus estudos sobre a “história
da religião” que os seres humanos eram animais espirituais e através da adoração aos
deuses homens e mulheres se reconheceram como humanos.

As minhas leituras do livro identificam primeiramente questões metodológicas
que a autora propõe e trabalha e, em segundo lugar, os eixos que estruturam sua narrativa.
Quanto às questões metodológicas há três: a primeira, se a história da ideia e
experiência de Deus no judaísmo, cristianismo e islamismo seria a da projeção das
necessidades e desejos humanos, refletindo os anseios sociais em cada etapa do seu
desenvolvimento. Apesar de confirmar esta hipótese também percebeu que “em vez de
esperar que Deus descesse das alturas, eu deveria criar deliberadamente um sentido dele
para mim [...] num sentido importante Deus era um produto da imaginação criadora”
(p.9-10), tema que procurara desenvolver no livro. Uma segunda, é que o livro não seria
uma história da realidade do próprio Deus, mas uma história de como a humanidade O
percebeu desde Abraão até hoje. Tal ideia humana de Deus tem uma história para cada
grupo e em vários momentos do tempo. Cada geração cria sua ideia de Deus do mesmo
modo que também cria sua noção de ateísmo (p. 10-11).

Deste modo, a autora afirma que
não pretende uma história da evolução da ideia de Deus se originando de um determinado
ponto e avançando para um conceito final, mas uma história da “impressionante
semelhança nas ideias do divino proposta por judeus, cristãos e muçulmanos” e que cada
expressão do tema universal é diferente, devido à habilidade e criação da imaginação
(p.11). A terceira questão metodológica é que o critério para aferir a validade da ideia de
Deus é a sua funcionalidade histórica, ou seja, se funciona na transcendência do mundo
material e não a sua coerência racional. E isto abre o leque para considerar experiências
religiosas não-monoteístas consideradas como naturais, como as budistas. Esta
transcendência não estava limitada pela linguagem conceitual corrente, é uma espécie de
concordância entre as grandes religiões.

Três eixos estruturais organizam a exposição e expressam o que é entendido por
história de Deus. O primeiro dos eixos utilizados pela autora são as condições contextuais
históricas para sinalizar que as mudanças religiosas se processam concomitantemente
com as sociais, políticas e econômicas. Ela recorre a esta ilação para esboçar a
perspectiva de alguns grandes momentos históricos, mas não de todos. Distingo três, em
termos cronológicos. O primeiro deles é de 800 a 200 a.C., abrangendo espacialmente da
Grécia ao Extremo Oriente, período este em que houve a criação de novas ideologias e
sistemas religiosos que refletiriam as novas condições econômicas e sociais, com o
surgimento de uma classe mercantil. O poder se transfere das mãos do rei e do sacerdote,
do palácio e do templo, para o mercado. Isto propiciou um florescimento intelectual e
cultural e o desenvolvimento da consciência social, tornando visível a desigualdade e a
exploração. Cada região criou maneiras diferentes para lidar com as mudanças e seus
problemas: taoísmo e confucionismo na China, hinduísmo e budismo na Índia,
racionalismo filosófico na Europa, no Irã surgiu Zoroastro e em Israel os profetas
desenvolveram versões do monoteísmo Não deixa de ser curioso notar:

“Por mais estranho que pareça, a ideia de ‘Deus’, 
como as outras grandes da época, desenvolveu-se numa economia de mercado, 
num espírito de agressivo capitalismo” (p.38).

 Afirma-se
Um Deus único que substitui a multiplicidade anterior. A nova ética advinda das religiões
era a de misericórdia, justiça e equidade para enfrentar os desafios sociais.

A análise deste momento é abrangente em termos espaciais, diferentemente do
que realiza no seguinte em que se restringe. O segundo momento histórico é o colapso da
civilização no Ocidente com o ocaso do Império Romano afetando a espiritualidade
cristã, a imagem da razão arrastada para baixo pelo caos das paixões em tudo semelhante
a Roma, fonte da ordem rebaixada pelas tribos bárbaras, daí a imagem, como em
Agostinho, de um Deus implacável (p. 131).

O terceiro momento advém no século XVI quando o Ocidente inicia um processo
industrial, acarretando um novo tipo de sociedade e novo ideal de humanidade, afetando
o papel de Deus. Pela primeira vez na história o Ocidente não podia mais ser ignorado
pelo resto do mundo porque ele invadia todos os espaços e exigia atenção. Armstrong
argumenta que as civilizações anteriores dependiam da agricultura e a ideia de Deus
Único se desenvolveu nas cidades. Já a industrialização trouxe mudanças nas relações
mútuas entre os homens e revê sua relação com a realidade última chamada de Deus
(p.295-6). Ela não se debruça em colocar a nossa época separadamente e considero que
este período se prolonga até hoje porque a autora não sintetiza outro.

O segundo eixo que organiza as ideias da autora é o recurso à comparação de
concepções e de expressões de experiências religiosas. Somente me deterei em alguns
exemplos. Armstrong compara a morte em sacrifício de Cristo com o ideal budista do
bodhisattva que também se dispõe a adiar a iluminação para poder encaminhar os
sofredores para ela. Mas ela aponta também a diferença: Cristo era o único mediador
entre a humanidade e o absoluto, enquanto o bodhisattva era uma aspiração adiada para o
futuro (p.97). Outro exemplo é quando afirma que na contemplação do absoluto, as ideias
fundadoras e as experiências decorrentes são semelhantes:

 “O senso de presença, êxtase e temor diante de uma realidade
 – chamada nirvana, o Uno, Brahma ou Deus – parece serum estado da mente
 e uma percepção natural e interminavelmente buscada pelos seres humanos” (p.114).
 Um derradeiro exemplo é o da comparação entre Cristo no monte
Tabor que representaria para a cristandade ortodoxa a humanidade deificada, o Buda que
encarnaria a iluminação para toda a humanidade e o imã muçulmano transformado pela
sua receptividade a Deus (p.184).

O terceiro eixo organizador dos seus argumentos é o fruto religioso que busca
retirar de suas pesquisas históricas sobre história, e isto surge quando indaga se a idéia de
Deus prosperará no futuro. Seu argumento é que a ideia de Deus como pessoa foi
paulatinamente afastada desde o Velho Testamento e o Corão. A doutrina da Trindade
desenvolvida no cristianismo sugeriu que Deus estava além da personalidade (p.389). A
pós-modernidade também rejeita a ideia de Deus como legislador, governante ou Ser
Supremo. As provas racionais da existência de Deus também não mais funcionam e esta
tentativa só levou ao ateísmo. A autora afirma só restar a experiência dos místicos que
insistiram por séculos que Deus não seria outro Ser, mas uma experiência subjetiva que
estaria na base do Ser. Esse Deus seria abordado através da imaginação e expresso de
muitos meios, mas dispensando e indo além dos conceitos (p.395-6).

Possivelmente, a sua argumentação central esteja na avaliação da construção da
imagem de um Deus pessoal, que na história do monoteísmo representou a afirmação da
dignidade humana de um lado, mas por outro, também sua face restrita:
Judaísmo, cristianismo e – em menor escala – o islamismo desenvolveram
a idéia de um Deus pessoal, por isso, tendemos a pensar que esse ideal
representa a religião em sua melhor forma.

 O Deus pessoal ajudou os
monoteístas a valorizarem os sagrados e inalienáveis direitos dos
indivíduos e a cultivarem uma valorização da personalidade humana. A
tradição judaico-cristã, portanto, ajudou o Ocidente a adquirir o
humanismo liberal que tanto preza. Esses valores eram originalmente
endeusados num Deus pessoal que faz tudo que um ser humano faz: ama,
julga, castiga, vê, ouve cria e destrói como nós. [...]

Contudo, um Deus
pessoal pode tornar-se uma séria responsabilidade. Pode ser um mero ídolo
esculpido à nossa imagem, uma projeção de nossas limitadas necessidades,
temores e desejos. [...] Em vez de inspirar a compaixão que deve
caracterizar toda religião avançada, ‘ele’ pode nos estimular a julgar,
condenar e excluir. Aparentemente, portanto, a idéia de um Deus pessoal
só pode ser uma etapa em nosso desenvolvimento religioso. As religiões
do mundo parecem ter reconhecido este perigo, e procuraram transcender a
concepção pessoal de realidade suprema. [....]

Todas as três religiões
monoteístas desenvolveram uma tradição mística, que fez seu Deus
transcender a categoria pessoal e tornar-se mais semelhante às realidades
impessoais de nirvana e Brahma-Atman. Só poucas pessoas são capazes de
verdadeiro misticismo, mas em todas as três fés (com exceção do
cristianismo ocidental) foi o Deus experimentado pelos místicos que
acabou se tornando normativo entre os fiéis, até relativamente pouco
tempo atrás. (p.215 – 6)

Karen Armstrong encerra argumentando que a história de Deus deve ser estudada
para retirar dela algumas lições e advertências se quisermos criar uma fé vibrante, porque
os seres humanos não enfrentam o sem sentido (p.399).

Após esta rápida abordagem de Uma história de Deus podemos avaliar qual é a
relação dela com a História das Religiões e a História Religiosa. Karen Armstrong se vale
do contexto histórico como um grande quadro compreensivo para entender mudanças
religiosas, mas não se detém em aspectos das mudanças sociais que estariam diretamente
relacionados com as transformações religiosas, se bem que em alguns momentos a autora
estabelece uma relação bem genérica entre as mudanças culturais e as religiosas pelos
trechos que citei. Por sua vez, a comparação não é um instrumento para a interpretação do
fenômeno religioso, mas uma espécie de estratégia para melhor compreendê-lo, pois não
examina exaustivamente um fenômeno e conclui com base nisto, buscando uma estrutura
comum, à maneira de Eliade. Talvez se aproxime do que Veyne apontou. Há exceções
quando encaminha para generalizações para afirmar que as buscas da humanidade são
comuns. Se uma das ambições da História das Religiões é encontrar a “estrutura” comum
nos fenômenos religiosos que perpassam espaços e tempos diferentes, suas conclusões
sobre ideias comuns sobre Deus soam muito superficiais. Utilizar como fontes só os
discursos que expressam as experiências religiosas, como a autora faz, pode induzir a
enganos porque deixa de ressaltar as profundas diferenças entre elas e fica só nas
aparências.

Se a História das Religiões, como afirmei, lida com abstrações como o
cristianismo, judaísmo etc. de modo a classificar as experiências religiosas, tal
procedimento não elimina as diferenças culturais e históricas onde estas tais experiências
são produzidas, e esta é a advertência de todos os historiadores com as mais diferentes
orientações teóricas. Este ponto é a grande limitação do livro de Armstrong. Apesar de
ser uma história temática, ela elimina boa parte das preocupações dos historiadores, seja
da História das Religiões, seja da História Religiosa, pois não há discussão sobre a
documentação utilizada e citada, não há discussões metodológicas de nenhum gênero.

Enfim, a autora apesar de se valer de autores consagrados ignora as conquistas e os
limites dos dois campos que tratam historicamente das religiões. O exemplo disto é que
nas notas são citadas fontes, mas elas não estão elencadas nem na bibliografia, nem à
parte e não sabemos a credibilidade delas.

Conclusões:
1. A construção histórica de narrativas das experiências religiosas e a diversidade de
crenças.

2. Explicação ou interpretação histórica por situações de crises sociais ou de crise
religiosa.

3. As transformações na historiografia das religiões. Fronteiras de campos.

4. História e religião. O historiador e o não-historiador. O especialista e o não especialista.
Muitos autores ensaiaram escrever uma história de Deus, além de Karen
Armstrong, e lembro Jack Miles, Régis Debray e Jacques Le Goff para mencionar os
publicados entre nós. A historiografia das religiões tem dimensões variadas incluindo os
não historiadores e não especialistas. Ora, num dos mais recentes livros de Jacques Le
Goff intitulado O Deus da Idade Média (2007) podemos perceber algumas tendências
analíticas da abordagem histórica das religiões, pois o autor é um historiador marcante.

É oriundo de “conversas” arranjadas em um texto em torno de uma temática
precisa, a imagem de Deus, que parte do pressuposto de que ela tem múltiplas dimensões
que mudaram com correr do tempo. (LE GOFF, 2007, p.12). Sua proposta é analisar a
“concepção de Deus no Ocidente medieval” mas historicizada e inserida em relações
sociais. Em suas palavras:

A imagem de Deus numa sociedade depende sem dúvida da natureza e do
lugar de quem imagina Deus. [...] Tentamos apreender esses diferentes
“Deus” em torno de alguns dados essenciais: o Deus da Igreja, da religião
oficial; o Deus das práticas, que na Idade Média são fundamentalmente
religiosas, antes que emerjam aspectos profanos. São os dogmas, as
crenças, as práticas que nos interessam, na medida em que definem e
deixam entrever a atitude dos homens e das mulheres da Idade Média em
relação a Deus (LE GOFF, 2007, p. 11).

Ele considera que há “uma história de Deus” contida no saber humano (LE GOFF,
2007, p. 13)
, com o que se distancia do campo da teologia apesar de discorrer sobre Deus
Pai, Espírito Santo e Jesus. Concluí, inserido numa dimensão histórica ampliada, que o
acontecimento maior da Antiguidade foi a substituição do politeísmo pagão pelo
monoteísmo, mas este, por sua vez, constituiu uma imagem de Deus que paulatinamente
se afastou do Deus dos judeus, Deus da cólera, enquanto que na Idade Média, a imagem
divina se orientou para duas direções: uma, a da proteção, permitindo nomear Deus como
o Bom Deus, e a outra direção é a de Deus sofredor, o da Paixão (LE GOFF, 2007, p.
120).
Le Goff portanto elege como elemento chave para compreensão da religião suas
mudanças sociais e diz de forma explícita:

O Espírito Santo ajusta-se às novas atividades da sociedade feudal, que
entrará numa fase mais artesanal e urbana, à qual corresponde o sucesso
extraordinário das ordens mendicantes (LE GOFF, 2007, p.44).

Ora, este trabalho de Le Goff, mesmo enviesado e parcial, primeiro porque a
imagem judaica de Deus não é só de cólera (e o autor não nota que houve uma seleção) e
em segundo, porque seus atores não passam por “crises religiosas” e são frutos só das
“crises sociais”, aponta para duas dimensões historiográficas: uma, a re-aproximação com
a História das Religiões, que a História Nova deixara de lado, e isto transparece pela
preocupação de Le Goff de comparar experiências, crenças e práticas em múltiplos
universos religiosos, como a imagem de Deus do cristianismo com a do judaísmo e do
islamismo. Na segunda dimensão, o sagrado é abordado pelo que podemos designar de
“história cultural do sagrado”. Os traços desta maneira de acoplar a religião com a cultura
pressupõem como plataforma explicativa o mundo social. Percebo não ser importante o
rompimento com a epistemologia da “história religiosa” dos anos anteriores e sim realizar
o desdobramento dela. Ademais, também noto haver uma ruptura epistemológica mais
profunda com a abordagem mais tradicional e a busca também de outras dimensões
explicativas como a da compreensão da construção de sentidos e práticas, pelas
comunidades históricas sem estabelecer fronteiras rígidas nas fontes entre o discursivo e
o não-discursivo, como as pinturas.

Falei das dimensões da abordagem histórica das religiões num período de quase
cem anos. As narrativas históricas das experiências religiosas, sejam individuais ou sejam
coletivas, têm sido elaboradas com objetivos muito díspares: seja para reafirmar a
superioridade de uma religião sobre as demais, seja para demonstrar que a religião é parte
de um passado a ser ultrapassado pela razão, seja para demonstrar que a religião é parte
de um sistema de opressão e de poder, seja para simples conhecimento acadêmico das
religiões ou para reivindicar a perenidade da experiência religiosa. Há muitas orientações
teóricas e historiográficas. A historiografia das religiões está em transformação enquanto
seu objeto também se transformar. Nem a História das Religiões nem a História
Religiosa não deixaram de mudar. As fronteiras entre ambas também ficou diferente. Se
em obras mais antigas era mais nítido percebê-las, como em Febvre e Bloch, por
exemplo, ficaram indistintas em Le Goff.

A dimensão destes dois estudos sobre uma história de Deus, Karen Armstrong e
Jacques Le Goff, denotam uma enorme distância entre o historiador e o não historiador.
Apesar de toda a sorte de manobras literárias e uma enorme erudição, a autora inglesa
não consegue se desdobrar em historiadora e o sinal disto é não fazer reflexões
metodológicas, não duvidar do arsenal de suas informações. Não há crítica documental
nem diálogo com a bibliografia.

Todo o questionamento da leitura documental
empreendida pelos historiadores positivistas, as conquistas da História Nova ou os
desafios pós-modernos sequer são mencionados. Finalmente, apesar de ser um livro
ambicioso em sua busca por enquadrar uma história de quatro mil anos, é lido, no
entanto. Agora ganhou uma nova edição mostrando que o público aprecia tais abordagens
e que os estudos sobre a abordagem histórica das religiões podem ultrapassar com
facilidade as fronteiras entre os especialistas e os não especialistas.

Refletirmos em termos históricos sobre as religiões pode aumentar a nossa
compreensão sobre a religião e oferece uma pitada de humildade aos vários modelos que
construímos para entendê-las. Ficam patentes as dificuldades de entendê-las como
totalidade porque se apresentam como variedades e multiplicidades no tempo e no espaço
e construções dos seres humanos.
 Em paz com o passado

Em suas memórias, a inglesa Karen Armstrong revê a vida como freira e o difícil retorno ao mundo secular

Beatriz Velloso


    » Trecho do livro A Escada Espiral, de Karen Armstrong 

Divulgação
HONESTIDADE

Sem pieguice, a autora examina a própria história, os sofrimentos e as alegrias da vida monástica, os erros cometidos ao longo do caminho

A inglesa Karen Armstrong é conhecida por seus livros sobre religião - entre eles O Islã, Em Nome de Deus e Breve História do Mito, este último editado agora no Brasil. Nele, a pesquisadora vai do período Paleolítico aos dias de hoje e lamenta o total desmonte do mito pela Ciência nas últimas décadas. Dona de uma linguagem inteligente e acessível, Karen raramente lança novas luzes sobre os assuntos que apresenta, mas tem o mérito de tornar qualquer tema saboroso e compreensível. No momento, o lançamento mais interessante de Karen é A Escada Espiral, no qual coloca sua pena a serviço da própria História, numa iniciativa que ajuda a entender a destreza com a qual passeia pelo debate religioso. No livro, ela expõe suas memórias dos anos 60, quando abandonou o convento onde viveu sete anos, e das décadas seguintes, divididas entre a vida acadêmica e a carreira de escritora.

A surpresa que o passado de Karen pode causar ao leitor - 'Como assim? Ela foi freira?' - é mote para boa parte das angústias relatadas nas memórias. Antes de A Escada Espiral, a inglesa havia escrito Through the Narrow Gate (inédito no Brasil), no qual contava seus anos de claustro. Lançou ainda Beginning the World, primeira tentativa de narrar seu retorno à vida secular. 'É o pior livro que escrevi', admite no prefácio de A Escada Espiral. O novo volume é uma investida mais bem resolvida sobre os anos que se sucederam ao período monástico.

Karen não deixa dúvidas de que a experiência como freira - caminho que escolheu, contrariando os pais, aos 17 anos - foi tão dolorosa que terminou por afastá-la da Igreja e, consequentemente, da fé em Deus. Ainda assim, reconhece que a renúncia aos votos foi igualmente complicada. Karen teve de lidar com a estranheza (que beirava o preconceito) dos colegas e professores de faculdade pelo fato de ter sido freira. Driblou fracassos na vida acadêmica - mesmo sendo considerada uma aluna brilhante, foi reprovada no doutorado da Universidade de Oxford. Pior: teve de conviver com uma epilepsia que levou anos para ser corretamente diagnosticada e medicada.

Karen conviveu com a epilepsia, que levou anos para ser diagnosticada

Tirante a passagem pelo convento, A Escada Espiral conta fatos que poderiam fazer parte da vida de muita gente: agruras profissionais, uma doença incômoda, problemas familiares. O que faz dessas memórias uma leitura interessante é, mais que o estilo comunicativo, a honestidade com a qual Karen revê o passado. A escritora admite sem sentimentalismo a própria ingenuidade, as decepções, a dificuldade de lidar com sexo e até mesmo a falta de atributos físicos. Nesse aspecto, trata-se quase de um livro de auto-ajuda, na melhor acepção do gênero: uma história real, com pequenos dramas, um reexame dos próprios erros e as soluções encontradas para corrigi-los - ou para conviver com eles. A Escada Espiral oferece vasta superfície para que o leitor se identifique, e é aí que Karen consegue ser cativante.

Karen Armstrong (Wildmoor, 14 de Novembro de 1944) é uma autora especialista em temas de religião, em particular sobre judaísmo, cristianismo e islamismo.

Karen Armstrong nasceu em Wildmoor, Worcestershire, Inglaterra, no seio de uma família católica de raízes irlandesas. Em 1962, com dezessete anos, torna-se noviça na ordem religiosa Society of the Holy Child Jesus e em 1965 tomou os votos de freira, assumindo o nome de Irmã Martha. Ainda no mesmo ano foi autorizada pela ordem a estudar Literatura Inglesa na Universidade de Oxford.

Decepcionada com a vida religiosa, Karen abandona o convento em 1969 e orienta-se para a realização de um doutoramento sobre o poeta Alfred Tennyson; ao mesmo tempo começa a ensinar na Universidade de Londres. Porém, a sua tese de doutoramento foi rejeitada por um inspector externo e Karen ficou impedida de poder ensinar numa universidade. Todo este período foi marcado por problemas de saúde resultantes de uma epilepsia não diagnosticada e não tratada.

Em 1976 tornou-se professora num colégio feminino em Dulwich. Chega a ser directora de departamento, mas devido ao seu absentismo (provocado pelos problemas de saúde) foi convidada a abandonar a instituição em 1981.

Em 1981 publicou Through the Narrow Gate, uma obra que relatava a sua fracassada experiência no convento e que rapidamente se tornou um best-seller na Grã-Bretanha. Começou a ser convidada a participar como comentadora em programas de televisão e em 1984 escreve e apresenta um programa sobre a vida de São Paulo para a estação de televisão Channel Four. O trabalhou que desenvolveu para concretizar o programa, que incluiu filmagens na cidade de Jerusalém, fez com que Karen mergulhasse de novo na esfera do religioso, depois de anos de afastamento, crítica e rejeição. Desde então tornou-se uma aclamada e respeitada autora sobre religiões abraâmicas, investigando temas como o recrudescimento dos integrismos religiosos nos nossos dias. É também autora de uma biografia de Buda, que se destaca pelo trabalho de pesquisa que diferencia a história da lenda. Ocasionalmente ensina Cristianismo no Leo Baeck College de Londres, uma instituição formadora rabinos. Em 1999 recebeu um prémio do Islamic Center of Southern California por promover o entendimento entre religiões.

Karen Armstrong escreve regularmente na imprensa e muitos dos seus artigos podem ser lidos no jornal britânico The Guardian.

Em 2005, Karen foi convidada a integrar a "Aliança das Civilizações", um projecto secundado pelas Nações Unidas e pelo primeiro-ministro espanhol, José Luis Rodríguez Zapatero, cujo objectivo é lançar pontes de diálogo entre o Ocidente e o mundo islâmico.
O seu mais recente livro, publicado em finais de 2005, aborda a história e as funções da mitologia.

Obras publicadas no Brasil

  • 1999 Uma História de Deus: quatro milênios de busca do judaísmo, cristianismo e islamismo. São Paulo: Companhia das Letras.
  • 2000 Jerusalém: uma cidade, três religiões. São Paulo: Companhia das Letras.
  • 2001 Em nome de Deus: o fundamentalismo no judaísmo, no cristianismo e no islamismo. São Paulo: Companhia das Letras.
  • 2001 Buda. Rio de Janeiro: Objetiva.
  • 2001 O Islã. Rio de Janeiro: Objetiva.
  • 2002 Maomé: uma biografia do profeta. São Paulo: Companhia das Letras.
  • 2005 A Escada Espiral: memórias. São Paulo: Companhia das Letras.
  • 2005 Breve História do Mito. São Paulo: Companhia das Letras.
  • 2007 A Bíblia: Uma Biografia. Rio de Janeiro: Zahar.
  • 2008 A Grande Transformação. São Paulo: Companhia das Letras.
  • 2011 Em Defesa de Deus. São Paulo: Companhia das Letras.

Obras publicadas em Portugal

  • 1998 Uma História de Deus. Lisboa: Temas e Debates.
  • 2002 Jerusalém: uma cidade, três religiões. Lisboa: Temas e Debates.
  • 2003 O Islamismo: História Breve. Lisboa: Círculo de Leitores.
  • 2006 Uma Pequena História do Mito. Lisboa:Teorema.
  • 2007 Buda. Lisboa: Temas&Debates.
 Pablo Picasso
Referências bibliográficas.
ARMSTRONG, Karen. Uma história de Deus: quatro milênios de busca do judaísmo,
cristianismo e islamismo. São Paulo: Companhia das Letras, 1994.
BLOCH, Marc. Os Reis Taumaturgos. São Paulo: Companhia das Letras, 1999.

...
THOMAS, Keith. Religião e o declínio da magia. São Paulo: Companhia das Letras,1991.
VEYNE, Paul. Como se escreve a história. Brasília: Editora da UNB, 1992


 Revista Nures no 13 – Setembro/Dezembro 2009 – http://www.pucsp.br/revistanures
Núcleo de Estudos Religião e Sociedade – Pontifícia Universidade Católica – SP ISSN 1981-156X
 Fontes:
Wikipédia


Publicado em 09/03/2013-Licença padrão do YouTube

 www.pucsp.br/nures/Revista13/aula_do_concurso.pdf
 http://revistaepoca.globo.com/Epoca/0,,EPT1057381-1661,00.html
Sejam felizes todos os seres. Vivam em paz todos os seres.
 Sejam abençoados todos os seres.

2 comentários:

Radeir disse...
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Radeir disse...



Quem somos nós?
Somos projetos de estrelas em semente,lâmpadas ainda apagadas entregues no árduo trabalho de romper a escuridão da terra e nela fincar raízes em direção a luz ,a fonte da energia criadora de fortalezas com igual destino de dar e receber, de crescer e multiplicar a perpetuação da vida. Aqui e algures,num interminável " sofrer " o processo da transformação, cada vez mais refinada e de tal modo que venha se tornar um receptáculo da mesma luz que lhe deu origem.

Por que somos nós?
Porque fomos capacitados com a ferramenta mais poderosa, a Inteligência, que abre a nave da Consciência - potência da eterna liberdade de ser novo luzeiro , um bom auxiliar na expansão do berçário de um novo Sistema estelar .

O que acontece quando morremos?
O Homem desesperado se mata a procura de Deus sem perceber que só o encontrará dentro de si mesmo, e quando conhecendo sua verdade reverberar espelhando-se em todas as direções como uma rosa dos ventos dinâmica , auto reprodutora de mais claridade. A vida do homem infante no Tempo é como o dia e a noite . Dia e noite se alternam como irmãs dedicadas a ninar o bebê faminto de novidades, de jogos prazerosos ,descobertas e realizações, à medida que cresce e se adapta para mais e mais conhecer sua razão de existir.

A História de Deus não se encontra em volumes seculares, escritos e manipulados por interesses imediatos nas conquistas de poder, ela está inscrita no âmago de cada ser vivo semeado para crescer e multiplicar-se Universo afora.

Ah, e você sabia que o Universo é uma máquina de fazer deuses?
Sabia que as estrelas são humanidades prontas, realizadas?