segunda-feira, 13 de dezembro de 2010

Sartre condenado a liberdade 2


jlsndssntsl | 5 de março de 2010 | pessoa gosta, 0 pessoas não gostam

Palestra sobre o existencialismo sartreano efetuada pelo professor Franklin Leopoldo e Silva.


Há um trechinho no livro "O Ser e o Nada", logo na introdução ele diz o seguinte: o primeiro passo para uma filosofia deve ser expulsar as coisas da consciência e reestabelecer a verdadeira relação entre a consciência e o mundo, a saber, a consciência como consciência do mundo, como consciência posicional do mundo. Então vejam bem, qual é o primeiro passo metódico de qualquer filosofia que se queira autêntica?

Queira reestabelecer a relação entre sujeito e objeto autênticamente; diz o Sartre: expulsar as coisas da consciência. Para, então, recuperar a consciência como esse vazio, esse movimento que ele chama de consciência posicional.

O que quer dizer consciência posicional?

significa que ela sendo consciência posicional de alguma coisa ela sempre posiciona os objetos e se posiciona frente a eles. O Sartre vai desenvolver em sua filosofia todo um pensamento toda uma ontologia baseada nessa oposição entre a consciência como esse vazio, esse simples movimento, e as coisas na densidade que as caracteriza. Na termologia sartreana, a consciência, esse nada esse vazio, ele chamará de para-si e o ser, este ser denso todo coisa todo fechado todo maciço, ele chamará de em-si ou ser-em-si.

*

Nenhum comentário: