segunda-feira, 13 de dezembro de 2010

Sartre condenado a liberdade -Franklin Leopoldo e Silva



A consciência é a nave
em eterna liberdade
- no puro projetar.
*

Franklin Leopoldo e Silva – Sartre – Condenado à Liberdade

Palestra sobre existencialismo com o professor Franklin Leopoldo e Silva
Então Sartre diz: na verdade Husserl quando diz que a consciência é este deslizar para fora de si, este movimento este ato,o que ele quer dizer, na verdade, é o seguinte: a consciência é um constante transcender-se(transcender-se quer dizer: ir para fora de si tentando superar-se(superar-se a si mesmo), indo além de si mesmo). Então, nós vemos aí que a consciência intencional do Husserl transforma-se(no Sartre) nesta consciência definida como este constante transcender-se. 

Este constante transcender-se é algo que vai constituir uma noção essencial da filosofia Existêncialista; chama-se projeto. 

O que é o sujeito? 
O que é a realidade humana? 

É aquilo que cada um projeta ser. Agora, se eu digo, então, que eu sou um projeto ou que a realidade humana é um projeto! isto parece contraditório, porque um projeto é aquilo que ainda não é. Bueno, este paradoxo é proposital, é justamente isto que Sartre quer dizer: nós somos aquilo que ainda não somos. Somos sempre aquilo que projetamos ser. Ora, esse projetar-se, esse simples projetar-se este puro projetar-se de onde ele vem? 

Quem projeta? Quem deseja ser?
Não há algo, aí, por tráz disso. Ele é fiel àquela concepção husserliana: a consciência não é uma coisa. Esse movimento, ele é um puro movimento, então, Sartre o chama com o nome próprio que definirá o centro da filosofia existêncialista: é a liberdade.
Sejam felizes todos os seres.
Vivam em paz todos os seres
.Sejam abençoados todos os seres.

Nenhum comentário: